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19/08/2008 - 10:43

Cenibra elege a Nexa para implementar service desk alinhado às best practices de TI

Expertise em Governança de TI foi fundamental para definir opção de uma das maiores indústrias de celulose do País pela Nexa - uma das poucas empresas brasileiras a contar com o selo ISO 20000; projeto inclui suporte remoto de campo aos nove escritórios da Cenibra.

São Paulo – A Nexa Tecnologia & Outsourcing, especializada em soluções corporativas para TI, venceu concorrência para implementação e manutenção de Service Desk de Infra Estrutura de TI, aderente às melhores práticas, da Cenibra. A Cenibra é uma das maiores indústrias de celulose de fibra curta do País e, com esse projeto, trabalha para alinhar seus processos às disciplinas de Governança de TI. O contrato já foi assinado e inclui o fornecimento de suporte remoto e em campo a 1.700 usuários de informática distribuídos em nove escritórios externos, entre florestais, setor comercial e na unidade fabril da indústria, em Belo Oriente (MG). A Nexa Tecnologia & Outsourcing, é uma das únicas empresas no País a possuir o selo ISO 20000, que certifica os processos para gestão de serviços de TI baseados no modelo ITIL (Biblioteca de Melhores Práticas de TI).

Em operação desde 1977, a Cenibra atua em 47 municípios mineiros e exporta 92% de sua produção anual de 1.140.000 toneladas para os Estados Unidos, Ásia, e países da Europa e América Latina – volume que garante à empresa lugar de destaque no ranking nacional e internacional do setor. Para manter o crescimento constante – em 2007 a receita líquida foi de R$1.160 milhões, contra R$1.081 milhões em 2006 –, a Cenibra privilegia a otimização de recursos e o aperfeiçoamento da qualidade nos serviços de acordo com as Best Practices de TI.

TI alinhada com a gestão dos negócios da empresa - “Uma de nossas principais diretrizes é alinhar os esforços de TI para melhorar a gestão dos negócios da empresa”, destaca José Cláudio Martins Araújo, coordenador de Infra-Estrutura e Telecomunicação da Cenibra que desenvolveu o projeto de Outsourcing para seleção de um parceiro tecnológico afim de reestruturar o Service Desk de infra-estrutura de TI e o suporte de campo aos usuários de informática. “Decidimos terceirizar esses serviços, entregando-os para quem tem domínio sobre esse negócio; com isso, deixamos as equipes internas livres para se dedicar a novos projetos e desenvolvimento de recursos tecnológicos para aplicações de missão crítica.”, salienta. Ao final do processo de seleção, a Cenibra elegeu a Nexa como sua parceira nesta empreitada.

Segundo o executivo da Cenibra, a escolha da Nexa foi resultado de um conjunto de fatores. “Um dos principais players do mercado, a Nexa mostrou plena adequação à nossa RFP, experiência comprovada em Service Desk e aderência ao portfólio de metodologia das Best Practices; esses fatores nos dão a certeza de que vamos atingir a qualidade desejada no projeto em desenvolvimento”, explica. Ele destaca, ainda, a “flexibilidade nas negociações, a garantia de manutenção dos recursos humanos envolvidos e custos adequados” como fatores que reforçaram a opção pela Nexa.

“Já demos início à primeira fase do projeto, que inclui a organização de informações sobre o ambiente tecnológico e processos da Cenibra”, informa Dany Wendel, da Nexa Tecnologia & Outsourcing. “A previsão é a de que até o final do ano o Service Desk de Infra-Estrutura esteja totalmente compliant (adequado) às melhores práticas de gestão de TI”. A construção e operação do Service Desk representam a consolidação de valores que já existem dentro da Cenibra e, daqui para diante, serão cada vez mais orgânicos aos processos da empresa”, diz Dany Wendel.

Perfil da Nexa Tecnologia & Outsourcing - Especializada em soluções corporativas de TI, a Nexa, fundada em 1998, atua em todo o País através de duas Unidades de Negócios – Outsourcing de Infra-Estrutura de TI e Tecnologia de Comunicações IP. A empresa se destaca pela ousadia e inovação tecnológica, tendo desenvolvido, entre outros, um dos maiores projetos de telefonia IP do Brasil, feito sob medida para a fábrica da Veracel, em 2004. É a maior prestadora de serviços de Outsourcing de Infra-estrutura de TI e Tecnologia de Comunicação IP para a Aracruz, maior fabricante de celulose branqueada do mundo. Alinhada com as best practices desde 2002, integra o seleto grupo de organizações nacionais e internacionais que conquistou o selo ISO 20000. Dez por cento dos colaboradores da NEXA são certificados em ITIL. A empresa, hoje, conta com clientes do porte da Vale, Aracruz, Arcelor Mittal, Veracel, Chocolates Garoto, International Paper e Sun Coke.

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