Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/08/2008 - 11:38

Odebrecht renova seu institucional através de um Documentário Corporativo produzido pela Maria Bonita Coisas

Humanizar a comunicação da empresa foi o grande desafio.

A Organização Odebrecht, que atua nos negócios de Engenharia e Construção, Química e Petroquímica e Açúcar e Álcool e está presente na América do Sul, na América Central, nos Estados Unidos, na África, em Portugal e no Oriente Médio fecha parceria com a produtora Maria Bonita Coisas, divisão de conteúdo, entretenimento e novas mídias da Maria Bonita Filmes, para criação de Documentário Corporativo "Odebrecht 2008". O DVD é composto por um Institucional Interativo de 17 minutos de duração; um Vídeo Síntese com 6 minutos e um Documentário de 36 minutos. O material está concorrendo ao prêmio Aberje 2008 na categoria - Gestão de Mídia Audiovisual. O resultado sai dia 15 de agosto.

A escolha pelo Documentário Corporativo se deu após a apresentação do conceito de humanizar a comunicação da Organização, já que seu maior patrimônio são as pessoas. Segundo Marcelo Machado, diretor geral, o maior desafio neste projeto foi tratar de uma Organização com áreas de atuação tão diversificadas e com iniciativas de uma escala gigantesca ao redor de todo o mundo.

Márcio Polidoro, diretor de Comunicação Empresarial da Odebrecht, diz que optar pelo formato Documentário Corporativo foi a decisão mais acertada, pois a proposta da Maria Bonita veio ao encontro do que a empresa queria comunicar. "O material é uma excelente peça de comunicação, que expressa com clareza e qualidade nossos valores. É uma importante ferramenta para apresentar a Organização aos seus diversos públicos", explica.

Maria Bonita Coisas propôs buscar as efetivações mais recentes e significativas que pudessem retratar o que é a Odebrecht hoje. As áreas de negócios foram agrupadas por temas que refletissem os valores da Organização.

"Escolher narradores e diferentes personagens em cada uma das frentes foi a estratégia da Maria Bonita Coisas. Trabalhadores, gerentes, clientes e diretores contaram um pouco de sua experiência e história. Foram dez meses de produção, ouvindo pessoas e captando as melhores imagens em sete países: Brasil, Peru, Emirados Árabes, Portugal, Venezuela, Equador e Estados Unidos". explica Marcelo Machado. A produção foi dividida em três fases: Nacional, América do Sul e os demais países. A Maria Bonita Coisas estabeleceu uma equipe enxuta para as viagens (diretor, produtor, fotógrafo, assistente e técnico de som) que era completada com produtor local, motoristas e técnicos em cada locação.

Cada uma das obras, laboratórios, empresas visitadas passou a ser também uma parceira na produção e escolha dos personagens. Enquanto isto, na sede da Maria Bonita Coisas, outra parte da equipe (assistente de direção, roteirista, montador e finalizadora) e a coordenação de produção trabalhavam no material. A equipe em São Paulo recebia o material gravado e iniciava imediatamente as montagens. Em dois meses a equipe tinha o material gravado, pré-editado e a base de arte pronta para iniciar a finalização.

O material foi desenvolvido em HD. As peças divididas em capítulos permitem à Organização uma atualização de apenas parte do material, tornado-o atemporal. A equipe de cinema, altamente especializada, sempre trabalhou com um olhar diferenciado. Houve a preocupação em fazer uma imersão para conhecer a fundo a Organização e o que ela desejava passar. A fotografia incrível retrata o cuidado na escolha das melhores imagens.

Para cada um dos filmes, foi desenvolvida uma trilha musical especial em parceria com a YB. O material em forma de DVD foi concebido para atender demandas específicas e todas as peças estão disponíveis em cinco idiomas: português, inglês, espanhol, francês e árabe.

Odebrecht 2008 traz histórias reais dos 64 anos de vida de uma Organização que é líder em Engenharia e Construção e Química e Petroquímica na América Latina, mesclada à vivência de seus 60 mil integrantes, narrados por quem faz parte de tudo isso.

Organização Odebrecht - Fundada em 1944, a Organização Odebrecht atua em negócios diversificados. Seus 59 mil integrantes trabalham em países de cinco continentes. Contam com o apoio de instituições auxiliares em seguros e garantias e em previdência privada. Desenvolvem ações sociais e culturais nas comunidades em que estão presentes. A atuação de cada um deles tem como referência a Tecnologia Empresarial Odebrecht.

Maria Bonita Coisas - Divisão de conteúdo, entretenimento e novas mídias da Maria Bonita Filmes. Criada pelos diretores de cena Lô Politi, Robério Braga e pelo produtor Dudu Venturi, a produtora se tornou uma das mais solicitadas do mercado e hoje é vista como uma fábrica de criação, inovação e originalidade.

Marcelo Machado - Marcelo Machado passou a fazer parceria para projetos de comunicação corporativa com a Maria Bonita Coisas em 2007. Se este formato é um comercial, um vídeo para internet, um documentário ou uma série ficcional depende da cultura de cada organização. Experiência não falta para dirigir tanta coisa diferente: ele foi um dos pioneiros do vídeo independente na década de 80 (Olhar Eletrônico), passou pela televisão (MTV, TV Cultura), pela publicidade, na década de 90 (DPZ), e tem dirigido comerciais, musicais e documentários desde o ano 2000.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira