Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/08/2008 - 11:48

FedEx busca entender os negócios sustentáveis na América Latina

Pesquisa encomendada pela FedEx revela que a ajuda do setor privado à educação é fundamental para a sustentabilidade dos negócios na América Latina. A unidade de pesquisa da revista The Economist entrevistou especialistas líderes em educação na região.

A qualidade da educação pública é vital para a sustentabilidade dos negócios e para o crescimento econômico na América Latina, de acordo com um estudo encomendado pela FedEx Express Divisão da América Latina & do Caribe (FedEx Express LAC) à Unidade de Pesquisa da revista The Economist (EIU). O estudo, intitulado “Pesquisa sobre a Sustentabilidade dos Negócios: a Educação na América Latina e o Papel do Setor Privado”, demonstra o vínculo crucial entre as contribuições do setor privado para a construção de capital humano e o estímulo ao crescimento da economia.

"A FedEx encomendou essa pesquisa para fomentar o diálogo sobre o impacto do setor privado na educação e estimular o intercâmbio de melhores práticas", disse Carlos Ienne, diretor-geral executivo da FedEx Express para a região do Mercosul. "Cada vez mais, os homens de negócios reconhecem que uma força de trabalho sem capacitação impacta sua base de atuação e a habilidade para competir, fazendo dela uma prioridade crítica para o setor privado".

O estudo aponta outros pontos importantes: -- O investimento na construção do capital humano leva a um crescimento econômico de impacto, como ficou demonstrado no rápido progresso de Cingapura e da Coréia do Sul.

-- A educação tem repercussão na produtividade. A linha de produção de empresas no Brasil - onde um estudo de 2006 da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico mostrou que mais de 60% dos jovens de 15 anos são analfabetos funcionais - produz nove celulares por hora, em comparação aos 15 fabricados na Coréia do Sul.

-- Os executivos reconhecem a importância da educação nos seus negócios, de forma que eles passaram a direcionar recursos financeiros para ampliar as iniciativas educacionais como parte de sua estratégia de sustentabilidade dos negócios.

A EIU, que baseou o estudo em sete entrevistas fundamentais, cita um aumento de enfoques inovadores do setor privado, como o apoio ao envolvimento direto no recrutamento, treinamento e gerenciamento de professores.

No Brasil, o projeto “Todos pela Educação” é composto por um grupo de industriais de peso que trabalham para melhorar os padrões educacionais. "Eles organizam eventos com participação do ministro da Educação e secretários de Estado para discutir a responsabilidade sobre os resultados do sistema de educação do Brasil", disse o Dr. Alberto Rodriguez, pesquisador em educação do Banco Mundial.

Rodriguez explicou que o setor privado passou da filantropia para o apoio a uma força de trabalho mais educada. "Os industriais brasileiros que comandam essas grandes empresas diriam: ‘Temos de servir às pessoas da nossa comunidade, para isso vamos construir uma grande escola para eles'. Então perceberam que isso não é suficiente, pois tinham um problema, que era o fato de que agora competem em uma economia globalizada e não estão capacitados para tal."

“Encomendamos o estudo: para obter uma visão ainda mais profunda sobre os enfoques efetivos na melhoria da educação com o objetivo de ajudar o crescimento comercial e econômico", disse Ienne. "O Programa de Membros da FedEx PyMEx, que fornece aos pequenos negociantes e empreendedores seminários educativos em exploração no mercado global, está baseado no nosso entendimento do potencial que a educação tem na sustentabilidade dos negócios”, conclui.

A FedEx Express LAC apresentou mais detalhes dos resultados do estudo na Conferência do Conselho da América em São Paulo, no dia 11 de julho de 2008. | www.eiu.com/sponsor/FedEx/LatinAmericanEducation/.

Perfil da FedEx Express - A FedEx Express é a empresa líder mundial em transporte expresso, fornecendo entrega rápida e confiável em mais de 220 países e territórios. A FedEx Express usa uma rede aérea e terrestre global para acelerar a entrega de remessas com curto prazo, com uma hora e data definidas, com garantia do dinheiro de volta.

FedEx Express América Latina & Caribe - A FedEx Express Divisão da América Latina e do Caribe atende a mais de 50 países e territórios e emprega mais de 3.400 pessoas comprometidas com a total satisfação do cliente. A FedEx Express LAC atua como um pilar no crescimento da região e continua com seu compromisso, através do Programa de Membros FedEx PyMEx, com a primeira iniciativa de compartilhar com pequenos e médios exportadores o oferecimento de formas inovadoras de acesso ao mercado global.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira