Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

Comitê Paraolímpico Internacional e Comitê Paraolímpico das Américas fazem visita à Vila Pan-americana

A exatamente seis meses do início dos Jogos Parapan-americanos Rio 2007, que acontecem de 12 a 19 de agosto, a Comissão de Coordenação do Comitê Paraolímpico Internacional (IPC) e do Comitê Paraolímpico das Américas (APC) iniciou sua segunda visita de inspeção à organização do Rio 2007. No dia 12 de fevereiro, o secretário-geral do IPC, Xavier González, e o presidente do APC, Andrew Parsons, visitaram a Vila Pan-americana. Antes, participaram de uma reunião com o ministro do Esporte, Orlando Silva; o presidente do Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB), Vital Severino Neto; o presidente do Comitê Organizador dos Jogos Pan-americanos (CO-RIO) e do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman; o pecretário-Geral do CO-Rio, Carlos Roberto Osório; e o Secretário de Gestão para as Ações Governamentais do Rio 2007, Ricardo Leyser.

Para o ministro Orlando Silva, o objetivo é transformar o Rio 2007 em exemplo. “Praticamente tudo que o Comitê Paraolímpico Internacional tinha pedido foi atendido. Fiz questão de cumprimentar o representante do IPC, pois hoje é um dia muito importante. Afinal, iniciamos a contagem regressiva dos últimos seis meses para os Jogos Parapan-americanos. Nosso objetivo é que o evento seja um sucesso, para que Guadalajara (no México), a próxima sede, possa realizar, como o Rio, os Jogos Pan-americanos e os Jogos Parapan-americanos juntos”, disse o Ministro.

O secretário-geral Xavier González ressaltou a importância dos Jogos Parapan-americanos Rio 2007. “Estamos contentes, mas há algumas coisas que precisam ser melhoradas. É por isso que estamos aqui com seis meses de antecedência. É preciso levar em consideração que esses serão os maiores Jogos Parapan-americanos, em termos de interesse”, explicou González, que esteve presente na primeira visita de inspeção, em agosto de 2006.

Pela primeira vez, os Jogos Parapan-americanos serão disputados consecutivamente aos Jogos Pan-americanos e terão a mesma equipe de organização (CO-RIO). “Nos inspiramos no modelo do Comitê Olímpico Internacional para realizar os Jogos Pan-americanos e os Jogos Parapan-americanos consecutivamente. Isso valoriza o Movimento Paraolímpico, pois o planejamento, a organização e a operação dos Jogos são compartilhadas e as instalações utilizadas serão as mesmas”, explicou Carlos Arthur Nuzman.

Para o presidente do APC, Andrew Parsons, o fato aumenta a expectativa em relação ao Rio 2007. “A expectativa é grande. É a primeira vez que esse modelo de Jogos Pan-americanos e Parapan-americanos é utilizado. Não só as Américas, mas todo o Movimento Olímpico Internacional está de olho no Rio. É um modelo pioneiro e acreditamos que veio para ficar. Vimos todos os outros locais na primeira visita e saímos satisfeitos. Nessa segunda visita, a Vila Pan-americana estava incluída porque é o local onde os atletas ficarão a maior parte do tempo. Mas a agenda inclui todas as questões que envolvem aspectos culturais, programas de marketing, licenciamento, inscrições esportivas, credenciamento”, disse Andrew.

O presidente do Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB), Vital Severino Neto, acredita que os apartamentos estão adequados. “Visitamos um apartamento que está bem acessível e acredito que os atletas paraolímpicos estarão bem alojados durante os Jogos Parapan-americanos“, disse Vital.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira