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19/08/2008 - 11:55

Saraiva investiram R$ 72,5 milhões no primeiro semestre de 2008

A receita bruta atinge R$499,7 milhões e registra um crescimento de 42,2% em relação às receitas do 1°S07.

No primeiro semestre de 2008, o grupo Saraiva iniciou importantes ações estratégicas, que tiveram o objetivo de consolidar ainda mais sua posição de destaque nos mercados editorial e livreiro. Os investimentos somaram R$ 72,5 milhões no período, que reforçaram a posição competitiva do grupo.

No 1S08, a receita bruta consolidada atingiu R$ 499,7 milhões, superando em 42,2% a do 1S07. O EBITDA consolidado (lucro antes dos juros, impostos, depreciações e amortizações) atingiu R$ 60,8 milhões, o que representa um aumento de 5,0% em relação ao mesmo período do ano anterior. Esse resultado já inclui o faturamento de R$ 45,2 milhões da Siciliano, empresa adquirida pela Livraria Saraiva em 06 de março de 2008.

No 2T08, a receita bruta consolidada alcançou R$ 204 milhões, equivalentes a um expressivo crescimento de 70,7% em relação ao 2T07. Sem considerar a Siciliano, as receitas do grupo cresceram 32,9% no comparativo trimestral.

Editora Saraiva - A Editora investiu em novas linhas de negócio, que completam suas soluções educacionais, com expectativas de retorno no médio e longo prazo, a exemplo do Ético Sistemas de Ensino e do selo Saraiva Educação Multimídia. No 2T08, a Editora também realizou investimentos para divulgação de seus títulos, visando adoções no âmbito do PNLEM 2009 - Programa Nacional do Livro para o Ensino Médio. O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) anunciou o resultado do programa da Editora em 05 de agosto de 2008, que superou as expectativas da Administração. A Saraiva obteve participação de mercado recorde de aproximadamente 29% para as novas escolhas de português, matemática, física, geografia e biologia. Considerando também a reposição de histór ia e química a participação de mercado da editora foi ao redor de 27% no PNLEM 2009 - o que garantiu para a companhia o segundo lugar.

As vendas de livros no mercado privado apresentaram elevação de 19,3% no 2T08, impulsionadas pelo crescimento de 67,8% na área de livros de administração, economia, contabilidade e negócios. No 1S08, o desempenho também foi positivo - a linha de livros jurídicos cresceu 10,9% e a de economia, administração, contabilidade e negócios cresceu 57,4%. A performance da Editora no mercado privado reflete o investimento recente em seu catálogo de livros e o resultado das parcerias com universidades privadas, aproveitando as oportunidades de consolidação do setor de educação superior.

Livraria Saraiva - No 2T08, a receita bruta da Livraria Saraiva, sem incluir as vendas da Siciliano, alcançou R$ 150,7 milhões, 46,9% superior àquela obtida no 2T07. O forte desempenho das vendas nesse período foi positivamente influenciado pelo crescimento do varejo eletrônico (+82,4%) e pelo incremento da receita proveniente das lojas físicas (+28,7%). No conceito de lojas comparáveis (lojas físicas), o índice de crescimento no 2T08 foi de 14,4%. A performance positiva nas vendas da Livraria Saraiva tem sido impulsionada pela bem-sucedida estratégia de inclusão de novas categorias de produtos, em especial de artigos de informática, com crescimento de 86,9% em relação ao 2T07, e da linha de telefonia celular, que respondeu por cerca de 4% do faturamento da companhia neste mesmo período.

No acumulado do ano, o EBITDA em valores absolutos cresceu 31,3% e atingiu R$ 22,6 milhões, contra R$ 17,2 milhões no mesmo período de 2007. No 1S08, os efeitos não-recorrentes na Livraria Saraiva atingiram R$ 2,7 milhões e estão relacionadas a rescisões e gastos com adequação da Siciliano S.A. (R$ 1,6 milhão), ao efeito da substituição tributária (R$0,8 milhão) e a gastos pré-operacionais para abertura de novas lojas (R$0,3 milhão).

No 1° semestre de 2008, a Livraria Saraiva inaugurou uma loja na cidade de São Paulo e uma loja na cidade de Juiz de Fora, em Minas Gerais. A Siciliano reabriu ao público a loja no Shopping Jardim Sul após ampla reforma, objetivando a melhoria da experiência de compra dos clientes. Além disso, houve a reforma da loja no Shopping Ibirapuera, em São Paulo. A loja desse importante shopping da capital paulista recebeu novos pisos, móveis e comunicação visual, além de um espaço dedicado a eventos e as operações da Starbucks.

Saraiva.com - Divisão de Varejo Eletrônico da Livraria Saraiva - O comércio eletrônico tem conquistado cada vez mais representatividade nas operações da Livraria Saraiva. A participação no total de receita bruta da Livraria cresceu de 33,9% no 2T07 para 42,1% no 2T08.

A queda contínua do preço dos computadores e dos serviços de acesso, além da expansão da oferta de crédito ao consumidor, ainda tem ajudado a manter o crescimento das operações do site de comércio eletrônico da Saraiva. Esse cenário, aliado às sinergias resultantes da introdução de novas categorias de produtos, tem possibilitado o forte incremento da receita e da geração de valor.

As novas categorias têm sido adicionadas após aprovação dos estudos de viabilidade, com destaque para as linhas de revelação digital e de telefonia móvel. A quantidade total de itens ativos cadastrados disponíveis era de 1.491 mil no final do 2T08.

Siciliano S.A - No 2T08, as vendas da Siciliano S.A. atingiram R$ 36,1 milhões, incluindo as operações de varejo e da Editora Siciliano. As vendas por m2 da Livraria Siciliano atingiram R$ 2.012 por m2, contra R$ 3.528 por m2 das lojas da Saraiva. A administração da companhia estabeleceu um plano estratégico, cujo objetivo de médio prazo é elevar o desempenho de vendas e rentabilidade das lojas da rede Siciliano, que tem como diretrizes: melhoria do acervo da rede Siciliano, investimentos em sistemas de informação em unidades com grande potencial de geração de valor, ações de treinamento, marketing e de comunicação. O plano prevê ainda fechamento de lojas.

No 2T08, duas lojas da rede Siciliano foram fechadas: a loja no bairro de Vila Olímpia, que não apresentava expectativas de retorno, e a loja no Shopping Plaza Sul, ambas na cidade de São Paulo. As operações da Siciliano no Shopping Plaza Sul foram substituídas por uma loja maior da Livraria Saraiva. Portanto, em 30 de junho de 2008 a Siciliano já contava com 15,1 mil m2 de área de vendas, uma redução de 5,9% em relação aos 16 mil m2 existentes na data da aquisição. O plano prevê ainda o fechamento de algumas lojas.

O primeiro projeto de reforma aconteceu em maio de 2008 na loja da Siciliano situada no Shopping Jardim Sul, na cidade de São Paulo. Além da reforma física da loja, com a introdução de novas linhas de produto, incluindo as linhas de CDs, DVDs, Papelaria, Informática e Multimídia, destacam-se ações como o treinamento dos colaboradores, a introdução do cartão de relacionamento "Saraiva Plus" e outros importantes serviços que agregaram valor à experiência de compra dos clientes dessa unidade.

Os resultados iniciais desse projeto piloto são excepcionais e confirmam as expectativas de médio prazo da administração com relação ao investimento nas operações da Siciliano. Após a reforma da loja, nos dois primeiros meses - junho e julho - as vendas aumentaram 129%, com relação ao mesmo período do ano anterior. Muito embora seja impossível garantir resultados semelhantes a esses alcançados na loja do Shopping Jardim Sul, a administração acredita no grande potencial de geração de valor desse plano estratégico de reformas, tendo como base a grande diferença entre o desempenho de vendas por m2 das duas redes.

Editora Siciliano - A Editora Siciliano, adquirida pela Livraria Saraiva em março de 2008 como parte das negociações envolvendo a Siciliano S.A., é responsável pela edição de livros de literatura infanto-juvenil e de negócios por meio dos selos Caramelo, Futura, Arx e Arx Jovem. No 2T08, iniciou-se o processo de incorporação da Editora Siciliano pela Editora Saraiva, uma vez que os selos editoriais da Siciliano serão geridos pelas equipes editoriais da Saraiva e passarão a fazer parte de seu catálogo. A Editora Siciliano teve receita líquida de R$ 1,3 milhão no período de 06 de março a 30 de junho de 2008. No 2T08, o faturamento foi de R$ 0,9 milhão e o EBITDA de R$ 0,2 milhão, com uma margem EBITDA de 21,9%.

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