Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/08/2008 - 10:05

CP Eletrônica fornece solução de energia a supercomputador de 16 teraflops

Nobreaks protegem o equipamento e evitam perdas financeiras e atrasos com pesquisas e análises.

São Paulo – Um supercomputador de 16 teraflops, batizado de Netuno, com capacidade computacional de mais de 16 trilhões de operações matemáticas por segundo e poder de processamento de 256 servidores, acaba de ser instalado na UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) - para fazer cálculos que permitirão mapear o solo e prever a movimentação dos oceanos. v

Para desenvolver este supercomputador, foi necessária a participação de uma equipe de 25 pessoas e um investimento superior a R$ 5,5 milhões. O Netuno poderá ser utilizado por qualquer universidade para pesquisas, porém para que esses trabalhos e os resultados das análises não sejam perdidos, a UFRJ investiu em uma solução para proteção de energia elétrica e adquiriu nobreaks da CP Eletrônica, empresa especializada em soluções de energia confiável, com tecnologia 100% nacional.

Ao todo, foram adquiridos dois sistemas de 125 kVA trifásicos da família TOP-DSP, que atendem à carga crítica com alta disponibilidade e confiabilidade, seguindo o reconhecido padrão de qualidade CP Eletrônica. Além disso, o sistema é gerenciado remotamente, o que possibilita acesso total às condições dos equipamentos. "Sem estes nobreaks, o projeto poderia ter muitos prejuízos, tanto tangíveis quanto intangíveis. Com a queima de hardware, por exemplo, seriam perdidos milhões de reais, comprometendo prazos, pesquisas e contratos", explica Gerson Gabiatti, diretor de operações da CP Eletrônica.

Para Yeroski Perez Martinez, do Núcleo de Computação Eletrônica - NCE/UFRJ, a compra dos nobreaks era mais do que necessária. "Não faz sentido uma máquina com o porte do Netuno, cuja principal função são cálculos matemáticos que levam semanas para serem feitos, ficar vulnerável a eventuais falhas, que podem fazer o pesquisador voltar à estaca zero a cada interrupção ou simples afundamento", ressalta.

Para a Gramaton Sistemas de Energia, parceiro local da CP Eletrônica envolvido no projeto, o Netuno é extremamente importante devido à sua relevância. "Esse é hoje o caso de solução computacional de TI de maior capacidade do Estado, talvez até do país. É um investimento de milhões de reais, que contribuirá com diversos segmentos, principalmente, os ligados a recursos naturais, mudanças climáticas ou ambientais", destaca Luiz Claudio Amaro, diretor técnico e comercial da Gramaton. "Foram quase doze meses de negociação e o fator determinante para conquistarmos o cliente foi a confiança. A CP Eletrônica e a Gramaton já fornecem soluções de energia confiável ao NCE. Estar presente em mais um projeto e com essa magnitude, só nos gratifica", finaliza.

CP Eletrônica - Totalmente voltada para as necessidades de mercado, a CP Eletrônica se destaca por oferecer aos seus clientes soluções customizadas e por seus investimentos em pesquisa e desenvolvimento de equipamentos com tecnologia própria. Buscando constante aperfeiçoamento, a empresa disponibiliza uma linha completa de nobreaks, estabilizadores, retificadores e equipamentos complementares que otimizam ganhos e reduzem custos com energia. Com sede em Porto Alegre (RS), a CP Eletrônica mantém clientes nas áreas de saúde, indústria, varejo, bancos, concessionárias de energia, data centers, entre outros. Além da mais completa gama de produtos, a CP Eletrônica conta com consultores próprios distribuídos pelos principais centros do país, atuando conjuntamente com seus parceiros locais. No pós-venda, disponibiliza serviço de elevado nível de atendimento (SLA), podendo administrar diretamente da fábrica todo o parque de equipamentos instalados, contando com equipe especializada, treinada e capacitada, bem como com pronta disponibilidade de peças de reposição.| www.cp.com.br.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira