Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/08/2008 - 10:28

Fnac aprova solução de BI com Microsoft SQL Server 2008

“As ferramentas integradas do SQL Server 2008 permitem que soluções completas de BI sejam acessíveis a empresas de vários portes”Fábio Selingrin, gerente de TI da Fnac.

Para dar mais flexibilidade às equipes comercial e de marketing, a Fnac procurava meios que priorizassem a autonomia no acesso às informações, da forma mais conveniente para cada gerente de negócio. Por meio de uma prova de conceito, conheceu os benefícios do Microsoft SQL Server 2008, com ferramentas integradas para extração de análise de dados. As informações extraídas passaram a ser apresentadas em um portal baseado no Microsoft Office SharePoint Server 2007, onde é possível realizar vários tipos de operações e transformações para gerar melhores análises dos dados.

Situação - Para permitir às equipes comercial e de marketing acompanhar os negócios e colocar em prática as estratégias corporativas, a Fnac passou a procurar meios que priorizassem a autonomia no acesso às informações, da forma mais conveniente para cada gerente de negócio.

Com sete lojas e um site de comércio eletrônico no Brasil, a distribuidora de produtos culturais, de tecnologia e lazer usava planilhas com dados extraídos do banco de dados Microsoft SQL, nas versões 2000 e 2005, para que os responsáveis pela tomada de decisão visualizassem as informações da empresa.

Cada mudança na visão das informações de negócios – para incluir, por exemplo, um campo ou uma restrição – exigia que o gerente de entrasse em contato com a equipe de TI para solicitar uma nova planilha. “Nossos relatórios eram engessados e dificultavam o trabalho tanto da área de negócios quanto dos profissionais de TI”, comenta Fábio Selingrin, gerente de TI da Fnac.

Solução - Com a ajuda da W5 Solutions, parceira da Microsoft, a Fnac realizou em março de 2008 uma prova de conceito para avaliar uma solução envolvendo o Microsoft SQL Server 2008 e o Microsoft Office SharePoint Server 2007.

O modelo proposto pela W5 se baseou no Integration Services e no Analysis Services do SQL Server – o primeiro para realizar as tarefas de ETL (Extraction, Transformation e Loading) dos dados e segundo para criar os cubos com as variadas visões de vendas da empresa. As informações são publicadas em um portal SharePoint na forma de planilhas dinâmicas.

Usando o Microsoft Excel, é possível realizar vários tipos de operações e transformações sobre os dados multidimensionais nas planilhas dinâmicas para obter melhores análises. “Ter as informações desejadas a um clique do mouse e poder visualizá-las da forma que desejam era o que os executivos mais queriam e conseguiram com essa solução”, destaca Selingrin.

Outro recurso do SQL Server 2008 que a Fnac identificou como sendo interessante para as atividades da empresa é o acesso a dados geoespaciais, que vão permitir visualizar as informações das vendas distribuídas por regiões em mapas.

Benefícios: Maior desempenho - De acordo com Miguel Katayama, gerente de sistemas da Fnac, o processo ETL realizado pelas ferramentas do SQL Server 2008 acarretou em ganho significativo de desempenho em relação ao ambiente anterior. “Tarefas de extração e transformação de dados, que antes demandavam horas passaram a ser realizadas em minutos”, destaca Katayama.

Um ganho de desempenho similar também foi constatado pela equipe de TI da Fnac nas tarefas de backup do SQL Server 2008.

Projetos com custos menores - A iniciativa que começou como uma prova de conceito ganhou força dentro da Fnac e deve se transformar em um projeto completo de business intelligence futuramente. “As ferramentas integradas do SQL Server 2008 permitem que soluções genuínas de BI sejam acessíveis a empresas de vários portes”, destaca Selingrin.

Parceiros: W5 Solutions | Software e Serviços Microsoft SQL Server 2008 e Microsoft Office SharePoint Server 2007.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira