Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/08/2008 - 10:56

Abrale e Abrasta realizam concurso de fotografia Retratos da Coragem para conscientizar a sociedade sobre a onco-hematologia

As inscrições gratuitas podem ser efetuadas até 9 de setembro.

A Associação Brasileira de Linfoma (Abrale) e a Associação Brasileira de Talassemia (Abrasta) promovem, entre agosto e setembro, o concurso de fotografia Retratos da Coragem. Voltado para fotógrafos profissionais e amadores, a iniciativa tem como objetivo informar a população, por meio de imagens sobre as formas de prevenir e cuidar corretamente de pacientes

O concurso foi dividido em quatro categorias: profissionais da fotografia, público em geral e estudantes, profissionais da saúde, familiares e pacientes de enfermidades onco-hematológicas e da talassemia. As imagens serão avaliadas, conforme a categoria, por profissionais de comunicação e formadores de opinião, entre eles, Gilberto Dimenstein, Heródoto Barbeiro, Paulo Fridman, Renato Soares, Chico Audi, Contarto Galligaris, Marcos Lopes, João Kulcsár, David Dalmau, Marangoni e a presidente das entidades, Merula Steagall.

As fotografias selecionadas irão compor duas exposições que serão realizadas ainda este ano, além de ilustrar a agenda e o calendário da Abrale. Outros produtos para comercialização, que forem elaborados a partir dessas imagens, terão a venda revertida aos projetos e ações das ONGs.

Para participar do concurso os interessados devem cadastrar a imagem no site da Abrale (www.abrale.org.br) ou enviar o material para o e-mail [email protected]. Os candidatos que não possuem acesso à internet podem encaminhar as imagens impressas para a Caixa Postal nº. 11058 - CEP 05422-970.

Segundo Merula Steagall, presidente de ambas as associações, o concurso Retratos da Coragem é uma maneira de apoiar os pacientes e familiares e ajudá-los a superar a doença.

Quem também concorda que a fotografia pode contribuir com a recuperação dos pacientes com câncer e até mesmo conscientizar a população sobre a importância de fazer exames periodicamente é João Kulcsár, professor do curso de Fotografia do Senac São Paulo, que também será o curador da exposição. “Acredito que o concurso é uma ótima oportunidade para divulgar a existência de tratamento para o câncer no sangue. Com o concurso fotográfico, as pessoas ficarão mais atentas sobre o tema e perceberão que há cura para o câncer quando este é descoberto rapidamente”

Para Andrea Nunes, da área de Relações Institucionais do Senac São Paulo, ao apoiar o concurso de fotografia a instituição não só reconhece o trabalho da Abrale na disseminação de informações referentes ao diagnóstico precoce e ao tratamento do câncer no sangue, como também cumpre a sua missão institucional de contribuir no desenvolvimento de organizações e pessoas, estimulando o olhar e a sensibilidade para com pacientes e familiares.

Abrale - A Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia é uma Organização Não-Governamental (ONG), sem fins lucrativos que tem como missão divulgar informações e oferecer suporte a pessoas com onco-hematologias, mais conhecidos por cânceres no sangue. A idéia é mobilizar parceiros para que o melhor tratamento esteja disponível no país. Afinal, no Brasil, é freqüente o diagnóstico tardio de leucemia e linfoma.

Por isso, muitos pacientes ainda são encaminhados para o tratamento dessas doenças em estágios avançados. Como cerca de 85% a 90% desses pacientes pertencem ao Sistema Único de Saúde (SUS), a garantia de um suporte hospitalar adequado é um tema que gera muitas discussões. Segundo as estimativas de incidência de câncer no Brasil, publicadas pelo INCA, foram diagnosticados 9.550 novos casos de leucemia em 2006. A leucemia, que é o câncer infantil mais comum, tem 80% de chances de cura se diagnosticada precocemente. Todavia, grande parte desses pacientes iniciou seus tratamentos com suas chances reduzidas a 30%.

Para dar suporte a esse público, a associação oferece atendimento psicológico, jurídico e programas educacionais gratuitamente. Informações podem ser obtidas no site www.abrale.org.br ou pelo telefone 0800 773 99 73.

Abrasta - A Associação Brasileira de Talassemia, fundada em 6 de agosto de 1982 por um grupo de pais de portadores de talassemia, é uma entidade beneficente sem fins lucrativos, que tem como missão divulgar informações e oferecer suporte a todos os portadores de talassemia do Brasil.

A talassemia é uma anemia hereditária que faz com que seu portador produza glóbulos vermelhos menores e com menor capacidade de transportar oxigênio aos tecidos. Para corrigir essa falha, o paciente com talassemia major, forma mais grave da doença, precisa de transfusões de sangue a cada 20 dias, durante toda a vida. Porém, as transfusões contínuas causam no organismo acúmulo de ferro, que precisa ser retirado por meio de um procedimento chamado de terapia quelante. A associação, que é membro participante da Federação Internacional de Talassemia (TIF) e uma das fundadoras da Alianza Latina, oferece atendimentos psicológico e jurídico e programas educacionais gratuitamente, e promove eventos voltados a pacientes, familiares, médicos e profissionais da saúde. Mais informações no Portal Abrasta (www.abrasta.org.br) ou pelo telefone 0800-773-9973 (ligações gratuitas de todo o Brasil).

Concurso Retratos da Coragem, período de inscrições: de 10/8 a 09/9. Para participar: As imagens podem ser cadastradas no site www.abrale.org.br, enviadas para o e-mail [email protected] ou encaminhadas pelo correio para a Caixa Postal nº. 11058 - CEP 05422-970.Premiação: 8/10 | Informações pelo telefone (11) 3149-5190.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira