Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/08/2008 - 12:21

Mussaká: prato à moda árabe


Berinjela: um prato muito utilizado na culinária árabe aparece, na receita do chef Samir Moysés, do Folha de Uva, na deliciosa Mussaká, aprenda a preparar o prato, servido diariamente no buffet do tradicional restaurante sírio-libanês, instalado há 19 anos em São Paulo.

São Paulo – Preparar um prato diferente pode ser bem mais simples do que se imagina. Para variar e agradar sua família, que tal investir numa receita árabe? “Minha sugestão é a Mussaká, também conhecida como Chair Merchie, um prato que se assemelha ao que é preparado na Grécia e Itália. Nele, fatias de berinjela são fritas e dispostas em camadas com batatas cozinhas, carne moída ao molho de tomate ralo e temperada com uma boa pimenta síria. Por cima de tudo, bastante molho branco tipo bechamél gratinado”, ensina o chef Samir Moysés, responsável pelo restaurante Folha de Uva, um dos sírio-libaneses mais tradicionais do Brasil.

Segundo o chef Samir, o prato é bastante completo, podendo ser servido com o acompanhamento de arroz e uma salada verde ou mesmo com pão-sírio. “É um dos pratos que mais agradam no nosso buffet diário”, comenta.

A receita.: Mussaká - Berinjela com carne moída

Rendimento: cinco porções.: Ingredientes: 1 kg de carne bovina moída | 1 maço de salsinha bem picada | 1 cebola média bem picada 1 colher (de café) de pimenta síria | 100 g de manteiga | 5 berinjelas grandes | ½ kg de batatas cozidas e fatiadas | 5 xícaras (de chá) de óleo de soja | 2 colheres (de sopa) de extrato de tomates | ½ copo de água | 2 colheres (de sopa) de farinha de trigo | Sal a gosto | 1 litro de leite.

Modo de Preparo.: Berinjelas: Fatiar as berinjelas em fatias médias. Em uma frigideira, fritar as fatias no óleo quente até dourar. Deixar escorrer e reservar.

Carne moída: Em uma panela, refogar a carne com óleo, acrescentar a cebola e a salsinha. Quando a cebola murchar, salgar a gosto, acrescentar a pimenta síria. Em uma panela, dissolver o extrato de tomates na água e deixar levantar fervura. Misturar com a carne. Reservar.

Molho branco (Bechamel): Aquecer a manteiga; acrescentar a farinha de uma única vez; refogar mexendo durante 5 minutos sobre fogo lento; acrescentar o leite quente mexendo continuamente até a ferver e engrossar; acrescentar o sal.

Montagem do Prato: Em uma travessa, dispor em várias camadas alternadas as berinjelas em fatias, a carne moída e as batatas cozidas. Por cima de tudo, espalhar o molho branco e levar ao forno para gratinar.

O Folha de Uva - O slogan do Folha de Uva diz tudo: “Onde Comer Bem é um Ritual”. Logo na entrada deste charmoso restaurante, fundado em 1989, o amigo (porque lá os clientes viram amigos) é recebido por Fernando Camasmie ou pelo chef Samir Moysés, sócios que dão o ar familiar e simpático à casa.

O Folha de Uva nasceu em 1989, quando o engenheiro Samir Cauerk Moysés convidou seu concunhado, o economista Fernando Camasmie, para juntos reviverem suas tradições familiares. O avô de Samir, Elias ‘Hallab’ Cauerk, veio do Líbano em 1901, com apenas 26 anos, e no Rio de Janeiro abriu o restaurante Oriente-Ocidente.

O restaurante foi sucesso até 1938, data do falecimento de Elias. Quem o assumiu foi Adib Cauerk, seu filho, que rebatizou a casa com o nome de ‘Hallab’, em homenagem ao pai, mantendo-a em funcionamento até 1951. Desta data em diante, a família decidiu preparar seus deliciosos pratos somente entre seus pares, até que Samir e Fernando fundaram, agora em São Paulo, o Folha de Uva, onde mantêm a vocação de reproduzir em detalhes uma comida com pelo menos 5 mil anos de tradição e história.

“O buffet servido diariamente nada mais é do que as mesas proporcionadas por nossos avós nos domingos que passávamos em suas companhias”, relembra Fernando Camasmie, que coordena a administração e operação do restaurante.

O chef Samir Moysés comenta que a tradição do restaurante ganhou a região dos Jardins por meio do sistema de entregas, o Delivery Folha de Uva. “Desenvolvemos uma embalagem especial para que nossos pratos cheguem à casa do cliente com a mesma qualidade com que são servidos aqui, tudo para que ele desfrute do que há de melhor”.

Outro serviço oferecido pelo restaurante são os eventos. “Produzimos desde encomendas para festas – independentemente do número de convidados – até o buffet completo, no qual montamos uma estrutura para atender o evento com total comodidade para o cliente”.

No Folha de Uva está o melhor da cozinha sírio-libanesa, a especialidade da casa. É possível optar pelo buffet, montado diariamente no almoço e no jantar, ou pelos itens do variado cardápio. Entre as delícias, destacam-se pastas, esfihas abertas e fechadas (de legumes, carne ou ricota) e quibes, além de Fatti de carneiro (lombo de carneiro, grão-de-bico, coalhada fresca e snoubar); Charuto de uva (enroladinhos de folha de uva recheados com arroz e carne moída); Berinjela recheada (berinjela recheada com arroz e carne moída, ao molho de tomate); Arroz Marroquino (arroz refogado com carne moída e grão de bico, acompanhado de peito de frango); Arroz Sírio (arroz com macarrãozinho); Kafta no espeto (espeto de carne ou frango bovina moída com salsinha, grelhado na brasa); e lingüiça árabe (temperada com vinho tinto, grelhada na brasa), entre outros itens.

Quem resiste ao buffet pode optar por sanduíches, entre os quais o Beirute – que aparece em diferentes versões. É possível ainda degustar o Cheese Kafta (kafta grelhada com mussarela, enrolada no pão sírio); Kalache (Vegetariano - pão sírio com mussarela, alface, tomate e orégano); Sanduíche de Falafel (Bolinhos de falafel no pão sírio, com tomate, pepino, rabanete e molho taratur). Para fechar com chave de ouro, vêm as sobremesas: Baklawe, Burma, Ataif, Semolina e M'hallabye (típico manjar de leite com água de flor de laranjeira e calda de damascos).

O freqüentador também tem à disposição a leitura da borra do café e os narguilés, cachimbos de água bastante comuns no Norte da África, Oriente Médio e Sul da Ásia, e atualmente uma febre no Brasil. A dança típica árabe completa o variado cardápio sírio-libanês do Restaurante Folha de Uva, nas noites de quinta a sábado, em duas sessões de 20 minutos: às 21h e às 22h, sem cobrança de couvert artístico.

Delivery – Serviço oferecido pelo telefone (11) 3062-2564 ou pela Internet, no site www.folhadeuva.com. Consulte a área de entrega. Folha de Uva: Rua Bela Cintra, 1435 - Jardins, São Paulo, SP, com funcionamento às segundas, das 11hàs 16h, terças e quartas, das 11h às 23h30, quintas a sábados, das 11h às 24h, domingos e feriados, das 11h às 17h.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira