Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/08/2008 - 12:28

Prevenção do câncer de mama atinge 465 escolas municipais no 2º semestre

Cerca de dez mil crianças e adolescentes das 7ª e 8ª séries de 465 escolas da rede municipal de ensino de São Paulo participam de oficinas com dinâmicas em salas de aula sobre a prevenção do câncer de mama. A iniciativa é do Se Toque Instituto de Desenvolvimento Social, que realiza sua Campanha de Prevenção de Câncer de Mama, em parceria com a Secretaria Municipal de Ensino.

Além de receberem todas as informações sobre a doença com uma dinâmica especialmente voltada para esta faixa etária, os alunos levarão para casa um “colar da vida”, peça com imitação de pérolas para presentear e lembrar as mães sobre a importância do auto-exame. Ao final do programa, em mais uma iniciativa inédita do Se Toque, os alunos também receberão um passaporte para suas mães fazerem mamografia no Hospital Municipal Vila Nova Cachoeirinha, obedecendo as diretrizes médicas para o diagnóstico da doença.

Complementando o programa, os alunos também recebem informações sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e gravidez precoce. “O Se Toque acredita que as crianças e adolescentes são os melhores agentes de transformação dentro da família e vão sensibilizar as mulheres da família a adotarem atitudes contra a doença”, afirma Lucia Bludeni, presidente do Se Toque.

Também no segundo semestre, as palestras de prevenção do câncer de mama serão proferidas em 15 Centros Educacionais Unificados (CEUs) e em dez Escolas da Família, este último em parceria com a Secretaria de Estado da Educação. Já para a contação de histórias, teatro em que os artistas apresentam para crianças entre oito e dez anos histórias sobre um casal com filhos que vai buscar, na escola, informações para tratar um nódulo no seio da mãe, serão realizados 20 espetáculos por mês.

Com a campanha “Colar da Vida”, o Se Toque – Instituto de Desenvolvimento Social conquistou o prêmio Top Social 2008, concedido pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB), na categoria Destaque Social.

O “Colar da Vida” é um colar feito em imitação de pérolas que remetem simbolicamente aos nódulos do câncer de mama e as chances de cura conforme o tamanho do tumor. Essa campanha é a única no País, pois educa e orienta crianças, jovens e adultos sobre a importância do auto-exame mensal e transmite conhecimentos às camadas sociais menos favorecidas, em que o acesso à informação é mais restrito. Em 2007, a campanha levou informações sobre a prevenção do câncer de mama para 20 mil pessoas e a expectativa, para esse ano, é de abranger cerca de 100 mil pessoas.

O Instituto Se Toque - O Se Toque – Instituto de Desenvolvimento Social é uma organização não-governamental, sem fins lucrativos, criada em 2005 por Monica Serra. O Instituto tem como objetivo desenvolver programas educacionais voltados para a prevenção do câncer de mama. Para colaborar com o Instituto acesse o site www.setoque.org.br ou entre em contato pelo telefone (11) 3791-0143.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira