Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/08/2008 - 13:03

Laboratório da Divisão de Motores e Veículos do IMT tem sua competência reconhecida pelo Inmetro e recebe acreditação

Mauá é a única instituição do País credenciada pelo Inmetro para ensaios de motores.

O Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) concedeu à Divisão de Motores e Veículos (DMV) do Centro de Pesquisas do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) IMT, a acreditação para a realização de ensaios de motores de combustão interna. A acreditação é uma “aprovação” da qualidade, que reconhece, de maneira formal, a capacidade e confiabilidade de órgãos ou instituições para executar determinados serviços. No caso da Mauá, a acreditação atesta a competência dos laboratórios da DMV para a realização de todo tipo de ensaio de motores de combustão interna em banco de provas. Com isso, a Mauá passa a ter o único laboratório no País acreditado pelo INMETRO para realizar esse tipo de teste na sua totalidade.

O reconhecimento doI nmetro vem menos de um ano após a DMV obter a acreditação para a realização de ensaios em motores de combustão interna e seus periféricos conforme a norma ABNT NBR ISO 1585 - "Veículos rodoviários - Código de ensaio de motores - Potência líquida efetiva" com base nos requisitos da norma ABNT NBR ISO/IEC 17025:2005. Na época, além da Mauá, única instituição de ensino e pesquisa do país que possuía esse credenciamento, apenas o laboratório de uma empresa do setor automotivo tinha a mesma acreditação. “A acreditação anterior era específica para uma etapa do ensaio. Essa nova acreditação cobre todo tipo de ensaio realizado em motores de combustão interna nos bancos dinamométricos”, explica o Gerente da Qualidade do Centro de Pesquisas, Cláudio Luiz Foltran Rodrigues, lembrando que a acreditação reveste-se de maior importância porque coloca a DMV como o único laboratório reconhecido, no Brasil, para realizar esses testes.

“Essa é uma conquista muito importante para todos nós, porque há muito vínhamos trabalhando com esse objetivo. Além disso, é mais um diferencial para a Mauá em relação a outras instituições de ensino do País”, explica Rodrigues, assinalando que atualmente no Brasil menos de dez laboratórios prestam serviços em bancos de provas para terceiros, e o da Mauá foi o único a receber a acreditação do Inmetro. “É muito importante ter o reconhecimento de um órgão federal tão respeitado como é o INMETRO”, não só para a Mauá, seus alunos e profissionais, como também para as empresas que utilizam os serviços do laboratório”, completa. O Centro de Pesquisas da Mauá, que dispõe de 14 bancos dinamométricos, tem entre seus clientes a maioria das empresas automobilísticas do país.

A acreditação representa o reconhecimento formal da competência de um Organismo de Avaliação da Conformidade - OAC para desenvolver tarefas específicas. Para que um laboratório seja acreditado é necessário que atenda aos requisitos da ABNT NBR ISO IEC 17025:2005 e demonstre competência técnica na realização das atividades a que se propõe. Como essa comprovação de competência perante oInmetroé reconhecida em todo território nacional e fora dele, uma vez que oInmetroé signatário de acordos com Órgãos Estrangeiros, a DMV da Mauá fica dispensada da auditoria por parte de seus clientes em relação ao Sistema de Gestão e Qualidade.

Durante a avaliação na Mauá, a equipe auditora do Inmetro analisou o Sistema de Gestão da Qualidade da DMV e comprovou a competência nas áreas de ensaios de motores e de calibrações internas nas grandezas: rotação, torque, pressão, freqüência e temperatura. Vários itens foram avaliados durante o processo de acreditação, como análise crítica do Sistema de Gestão, comparações intra e inter-laboratoriais, auditorias internas, capacitações técnicas dos funcionários (treinamentos), validações de métodos, estimativas da incerteza de medição entre outros. “A acreditação é um marco importante para a instituição, pois comprova a excelência dos serviços prestados pelo Centro de Pesquisas da Mauá”, afirma o engenheiro Rodrigues.

Centro de Pesquisas – CP – Criado em 1966, o Centro de Pesquisas da Mauá nasceu com a vocação de desenvolver tecnologia para resolver problemas específicos da indústria. O sucesso alcançado nesses anos é resultado da sinergia obtida pela atuação de experientes engenheiros e professores altamente qualificados da Escola de Engenharia Mauá que, em conjunto, realizam pesquisas técnico-científicas e desenvolvem a aplicação adequada às necessidades específicas do cliente. O Centro de Pesquisas atua nas áreas de Alimentos, Bioquímica; Automação, Eletrônica, Processamento de Imagem; Civil, Mecânica, Metalografia e Metrologia; Microondas e Telecomunicações; Motores e Veículos; Química, Tintas e Vernizes. Alunos do Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia atuam como estagiários no CP, o que faz com que, em função da experiência adquirida, muitos deles passam a atuar nas próprias montadoras que se utilizam dos serviços da Mauá.

Instituto Mauá de Tecnologia – IMT: O Instituto Mauá de Tecnologia - IMT é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, cujo objetivo principal é promover o ensino técnico-científico, visando a formação de recursos humanos altamente qualificados, que contribuam para o desenvolvimento socioeconômico do País.

Fundado em 11 de dezembro de 1961, o IMT foi autorizado pelo MEC, em janeiro de 2000, a criar seu Centro Universitário com sede no Campus de São Caetano do Sul, onde são oferecidos os cursos de graduação em Design do Produto, Engenharia e Tecnologia, além do programa de Pós-graduação em Engenharia de Processos Industriais. Nesse Campus também está instalado o Centro de Pesquisas, que por meio do desenvolvimento de projetos de pesquisa, trabalhos orientados por professores e estágios, complementa a formação dos alunos. No Campus de São Paulo estão a Escola de Administração Mauá e o Centro de Educação Continuada em Engenharia e Administração.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira