Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

21/08/2008 - 10:18

Fenaseg aplaude redução de acidentes de trânsito

Deputado federal e ministro das Cidades são homenageados em reconhecimento aos serviços prestados em defesa do trânsito seguro.

O deputado federal Hugo Leal (PSC-RJ), relator da Lei 11.705/08, e o ministro das Cidades, Márcio Fortes de Almeida, em nome do Comitê Nacional de Mobilização pela Saúde, Segurança e Paz no Trânsito, foram homenageados pela Federação nacional das Empresas de Seguros Privados e de Capitalização (Fenaseg) com placas de reconhecimento pelos serviços prestados em prol da redução de acidentes de trânsito no País. A cerimônia ocorreu no Hotel Sonesta, em Brasília, durante reunião do Comitê.

Na mesma solenidade, a Seguradora Líder Seguros - DPVAT, em nome de todas as seguradoras consorciadas, fez a doação de 108 etilômetros para a Associação Nacional dos Detrans (AND). A entrega simbólica dos equipamentos foi realizada pelo presidente da Fenaseg, João Elísio Ferraz de Campos, que afirmou ser uma forma de apoio ao cumprimento da Lei 11.705, conhecida como lei seca. A presidente da AND, Mônica Melo, disse que cada Departamento Estadual de Trânsito (Detran) receberá quatro equipamentos para fiscalização.

Homenageado, Hugo Leal lembrou a importância da mudança de comportamento da sociedade e ressaltou que a maior inovação da lei foi incorporar o assunto nas discussões do dia-a-dia. “O tema passou a ser um debate obrigatório em diversos ambientes” afirmou ele.

O ministro Márcio Fortes de Almeida reiterou que o Comitê continuará trabalhando para auxiliar na melhoria do trânsito brasileiro. Ele lembrou a importância da realização de campanhas educativas e anunciou que ainda este mês será realizada uma campanha em nível nacional sobre o uso de álcool no trânsito.

O ministro anunciou uma parceria com o Ministério do Planejamento que prevê investimentos de R$ 15 milhões, até o final do ano, em campanhas específicas sobre álcool e direção. Para 2009, a cifra sobe para R$ 400 milhões, recursos provenientes do Funcep e do Seguro DPVAT, a serem aplicados em campanhas educativas e programas de segurança de trânsito.

Em pesquisa realizada com doze Detrans, a AND constatou que entre os dias 20 de junho e 13 de agosto foram registradas cerca de 2.600 autuações referentes a condutores dirigindo sob influência de álcool. Mônica Melo afirmou que houve uma redução tanto do número de acidentes quanto do número de mortes e que é fundamental que sejam realizadas campanhas que auxiliem na conscientização da sociedade.

Já o Ministério da Saúde sugeriu a criação de um observatório que possibilite a integração de diversos órgãos e promova o acompanhamento e avaliação dos impactos gerados pela lei. O presidente do Comitê e diretor do Denatran, Alfredo Peres da Silva, ressaltou a importância do trabalho de todos os órgãos e enfatizou que o papel da fiscalização é fundamental para que lei continue reduzindo os índices de acidentes.

Segundo o presidente da Fenaseg, João Elisio Ferraz de Campos, a doação dos bafômetros reflete a preocupação e o engajamento do mercado segurador brasileiro no combate ao elevado número de acidentes de trânsito no País – em 2007, foram 35 mil mortes nas vias e estradas. Os altos índices de acidentes de trânsito no Brasil, além de ceifar vidas e mutilar, impactam diretamente sobre vários ramos de seguros, como vida, automóvel, acidentes pessoais, saúde e DPVAT.

Comitê -O Comitê Nacional de Mobilização pela Saúde, Segurança e Paz no Trânsito foi criado por decreto da Presidência da República, em 19/09/07, para diagnosticar a situação e promover a articulação e definição de estratégias intersetoriais para a melhoria da segurança, promoção da saúde e da cultura de paz no trânsito.

É coordenado pelo ministério das Cidades, por meio do Denatran, e dele participam representantes dos Ministérios das Cidades, da Saúde, dos Transportes, da Justiça, da Educação, do Ministério Público; da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República, da Secretaria Nacional da Juventude da Presidência da República, da Secretaria Nacional Antidrogas do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República; dos Poderes Legislativo e Judiciário; e mais dez representantes da sociedade civil.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira