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21/08/2008 - 10:19

Chubb fecha primeiro semestre com lucro líquido de R$ 19 milhões e R$ 573 milhões em Ativos totais

Lucratividade foi impulsionada pelo resultado positivo de operações de seguros antes dos tributos, que cresceu 22% em relação ao mesmo período do ano passado.

São Paulo – A Chubb do Brasil, uma das maiores operações da The Chubb Corporation fora dos Estados Unidos e a maior da América Latina, registrou lucro bruto – calculado antes dos impostos e participações - de R$ 24,8 milhões no primeiro semestre de 2008, e lucro líquido de R$ 19 milhões, 21% superior ao mesmo período de 2007, com retorno anualizado sobre o patrimônio líquido de 17%. A companhia vem galgando posições, desde 2004, no ranking de Seguradoras segundo fonte Susep (não inclui Saúde e Previdência), ocupando a 15ª posição (dezembro de 2007).

O resultado do semestre é conseqüência de um crescimento de 5,6% nos prêmios diretos, além de um enfoque estratégico no resultado positivo de operações de seguros antes dos tributos que atingiu R$ 20,3 milhões, sendo 22% superior ao mesmo período de 2007, e de uma maior eficiência dos processos.

O índice de sinistralidade, de 40%, se mostrou abaixo da média do mercado de aproximadamente 53% no período, e seis pontos percentuais menor que o do primeiro semestre de 2007, de 46,5%, indicando uma forte disciplina de subscrição. O investimento em pessoas e processos da companhia refletiu-se no aumento de 1.6 pontos percentuais nas despesas administrativas, de 13,0% para 14,6%, embora se mantenha o foco no ganho de produtividade e o constante monitoramento de suas despesas. As despesas de comercialização se mantiveram estáveis na faixa dos 20%.

O índice combinado ampliado, cujo conceito Susep é o percentual obtido dividindo-se os sinistros retidos, mais as despesas de comercialização, mais as despesas administrativas, mais as despesas com tributos pelos prêmios ganhos, mais o resultado financeiro (resultado industrial mais financeiro), foi de 74,4 % contra 79 % no mesmo período do ano anterior. Já o índice combinado, cujo conceito Susep é o percentual obtido dividindo-se os sinistros retidos, mais as despesas de comercialização, mais as despesas administrativas, mais as despesas com tributos pelos prêmios ganhos (resultado industrial), atingiu 78,6 % no semestre contra 83 % em junho de 2007.

Na avaliação do Presidente & CEO da companhia Acácio Queiroz, “o atual índice combinado permitirá um crescimento ainda maior da empresa ao longo do ano, investindo nas linhas foco”. O executivo destaca ainda uma estratégia de crescimento baseada em alianças estratégicas de longo prazo com corretores. “Além disso, permitirá continuarmos a fazer as adequações técnicas para o próximo exercício nas carteiras que necessitarem de alguns ajustes, e continuarmos com a expansão geográfica das operações da seguradora”, ressalta.

A companhia registrou um resultado financeiro de R$ 15,5 milhões positivos, refletindo a política de investimentos da companhia em títulos em reais.

A provisão de prêmios não ganhos (receita futura de prêmios) de R$ 151,5 milhões em junho de 2008 indica um portfólio de prêmios balanceados entre ramos mensais e anuais. O Patrimônio líquido atingiu R$ 256,0 milhões em junho de 2008 contra R$ 224,4 milhões no mesmo período de 2007, apresentando um crescimento de 14,0%. A empresa encerrou o primeiro semestre de 2008 com R$ 573 milhões em Ativos totais.

A avaliação da Chubb Brasil pela Corporação Chubb é bastante positiva, uma vez que a operação brasileira tem apresentado uma carteira bastante diversificada e um crescimento acima da média do mercado ao longo dos últimos anos, destacando-se nas operações da Corporação na América Latina apresentando, de forma consistente, bons resultados brutos (antes do resseguro), na avaliação da Corporação Chubb. “O resultado acumulado de junho de 2008 da Chubb do Brasil foi acima das expectativas e continuará contribuindo na construção de valores da empresa no Brasil, com especialização, foco e solidez, em uma procura contínua para prover o melhor serviço de sinistros aos nossos clientes e corretores”, afirma Queiroz.

A Moody´s reafirmou à operação brasileira as classificações de força financeira de seguradoras Aaa.br, na escala nacional brasileira, e Baa2, na escala global moeda local. De acordo com a Moody´s, estas classificações refletem a diversificação de produtos, o nível de subscrição adequado comparativamente a seus pares, a eficiência de distribuição e a utilização de múltiplos canais pela Chubb do Brasil. A análise elaborada pela agência também reafirma que a capacidade operacional da companhia é sustentada por sua forte infra-estrutura local, bem como por suas subscrições compartilhadas, sinistros, e por seu expertise atuarial e financeiro, que desfruta como parte do globalizado Grupo Chubb de companhias seguradoras, que subscreve seguros pessoais, comerciais e especiais, mundialmente.

A Chubb no exterior - a Chubb do Brasil é uma subsidiária da americana The Chubb Corporation, fundada em 1882, e que hoje está entre as maiores empresas de seguros dos Estados Unidos e do mundo, com operações em 28 países, com prêmios retidos até junho de 2008 de US$ 6,0 bilhões e um lucro líquido de US$ 1,1 bilhões e emergiu como líder na indústria de seguros não baseada em tamanho e sim pela longevidade. A The Chubb Corporation recebeu as classificações A pela Standard & Poor´s , A+ pela Fitch Ratings, e A2 pela Moody´s e as Companhias de Seguros do Grupo Chubb receberam as classificações A++ da AM Best, AA pela Standard & Poor´s e Fitch Ratings e Aa2 pela Moody´s.

Premiações Recebidas e outras Ações Corporativas - A seguradora, pela segunda vez consecutiva, ficou entre as cinco melhores empresas em Inovação e Qualidade do mercado segurador de acordo com o resultado da quinta edição do premio “As Melhores da Dinheiro”, promovido por uma das maiores revistas de negócios do país, a revista IstoÉ Dinheiro. O prêmio é resultado de um dos mais abrangentes e detalhados rankings empresariais do país, que premia as companhias com faturamento superior a R$ 50 milhões. A classificação é baseada nas informações enviadas pelas empresas participantes aos profissionais da Trevisan e da BDO Trevisan.

Reconhecida como Seguradora Platinum, em virtude da qualidade e dos diferenciais de seus produtos, a Chubb Seguros lançou este ano um programa de “encantamento” dos clientes, o Programa Encantar. Trata-se de um programa focado no gerenciamento do relacionamento com os segurados através do seu CRM (Customer Relationship Management). Para Acacio Queiroz, “transformar cada um dos colaboradores em um ator-chave no relacionamento com os clientes é uma forma a garantir a antecipação de suas expectativas e anseios, visando a valorização e retenção dos principais clientes”.

Governança Corporativa - o bom desempenho da Companhia vem sendo acompanhado também pela melhoria constante do processo operacional e atenção da administração no desenvolvimento dos controles internos. Um Comitê de Controles Internos com executivos da empresa acompanha o desenvolvimento destes trabalhos. Outros pontos fortes que devem ser considerados são as ações de cidadania que a companhia promove ou participa, parte essencial da política de governança corporativa da seguradora, pelo desenvolvimento humano sustentável, respeitando os interesses de todos e que tem o objetivo de incentivar seus colaboradores a terem um olhar mais atento às questões sociais do país. A companhia prioriza projetos que possibilitem a capacitação do ser humano, para que ele próprio possa estar apto a buscar, por meio de trabalho e estudo, sua integridade e sobrevivência.

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