Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

21/08/2008 - 10:28

Laboratório Sabin é eleito pela consultoria internacional Great Place to Work a melhor empresa para as mulheres

A edição 2008 da pesquisa “Melhores Empresas para Trabalhar - Brasil”, conduzida pela consultoria internacional Great Place to Work, revelou quais são as 25 melhores empresas para as mulheres trabalharem. Na liderança do ranking, o Laboratório Sabin, seguido pela Microsoft, Recofarma (Coca-Cola), FedEX, Losango, Nasajon Sistemas, Byofórmula, Grupo Ouro Fino, Cultura Inglesa, Zema, Okto, Intelig, Cosmotec, Sabre, Ampla, Associação Brasil-América, Prezunic, Service IT Solutions, Brasilcap, Visa Vale, Quintiles, Matera Systems, Y&R, Porto Freire e Rohm & Haas. A pesquisa, que compõe o Modelo© Great Place to Work®, aplicado em mais de 40 países, será publicada em uma edição especial da Revista Época e no Guia Melhores Empresas para Trabalhar 2008/2009, que chegarão às bancas no dia 25 de agosto.

São Paulo - Com origem na visão de duas mulheres pioneiras, as médicas Janete Vaz e Sandra Costa, o Laboratório Sabin é destaque da 12ª edição da pesquisa “Melhores Empresas para Trabalhar - Brasil” ao liderar o ranking das 25 melhores empresas do país para as mulheres trabalharem. No ano passado, a empresa de Brasília, que atende a mais de meio milhão de clientes em 45 unidades instaladas no Distrito Federal, ocupou a quarta posição da lista “Melhores Empresas para Trabalhar - Mulheres”. Na lista das 25 melhores para as mulheres estão: Microsoft, Recofarma (Coca-Cola), FedEX, Losango, Nasajon Sistemas, Byofórmula, Grupo Ouro Fino, Cultura Inglesa, Zema, Okto, Intelig, Cosmotec, Sabre, Ampla, Associação Brasil-América, Prezunic, Service IT Solutions, Brasilcap, Visa Vale, Quintiles, Matera Systems, Y&R, Porto Freire e Rohm & Haas. A pesquisa – divulgada na noite desta terça-feira (19/8), em São Paulo – será publicada em uma edição especial da Revista Época e no Guia Melhores Empresas para Trabalhar 2008/2009, que chegarão às bancas no dia 25 de agosto.

Pioneira no Brasil na avaliação do nível de confiança dos colaboradores e das práticas de gestão de pessoas, a pesquisa “Melhores Empresas para Trabalhar - Brasil” é conduzida pela consultoria internacional Great Place to Work® em parceria com a Revista Época, da Editora Globo. Em 2008, a equipe de consultores avaliou 450 empresas de diversos setores e selecionou as 100 melhores, de acordo com os critérios da consultoria. Juntas, as companhias empregam mais de 325 mil colaboradores, sendo que 44% dos postos de trabalho são ocupados por mulheres.

As 25 companhias que integram a lista Melhores Empresas para Trabalhar - Mulheres têm em comum o investimento contínuo para garantir a ascensão profissional das mulheres, oferecendo incentivos e programas de mentorado especiais, associados às práticas de gestão específicas para o universo feminino. Entre as práticas diferenciadas detectadas pelo Great Place to Workâ estão políticas de contratação com igualdade de condições e capacitação; programas de saúde especiais (prevenção ao câncer de mama, programas de gestantes, etc); ampliação da licença maternidade; mentoria; formação de comitês de desenvolvimento profissional feminino; plano de carreira diferenciado, além de programas de diversidade e inclusão. Entre os destaques das práticas adotadas pelo Laboratório Sabin estão benefícios como auxílio-babá, empréstimos para a compra de imóveis e carros – com juros abaixo dos praticados pelo mercado – e salário-mínimo adicional, destinado às gestantes.

Segundo José Tolovi Jr. presidente do Great Place to Work®, as Melhores Empresas para Trabalhar têm equiparado suas práticas de gestão, ou seja, têm garantido benefícios similares a homens e mulheres. “Nesse contexto, as práticas diferenciais passam a ser benefícios destinados às mulheres-mães”, afirma Tolovi Jr.

Mulheres no ambiente corporativo: Brasil e Estados Unidos - O investimento dessas empresas que são destaque tem garantido um crescimento gradual e consistente na ascensão das mulheres no ambiente corporativo brasileiro, de acordo com a pesquisa “Melhores Empresas para Trabalhar – Brasil”. Na edição de 2008, a pesquisa registra que 44% dos postos de trabalho das 100 melhores empresas são ocupados por mulheres, sendo que 36% das profissionais estão em cargos de liderança; 8% das melhores empresas brasileiras têm mulheres na presidência. Em 2007, os índices eram de: 44% e 32% - presença feminina nos postos de trabalho e liderança, respectivamente – e seis profissionais na presidência. Em 1997, cerca de 11% dos cargos de liderança eram ocupados por mulheres.

Ao analisar o ambiente corporativo norte-americano, a edição 2008 da pesquisa “Melhores Empresas para Trabalhar - Estados Unidos”, publicada pela revista Fortune, mostra que as mulheres ocupam 49% dos postos de trabalho nas 100 melhores e, em 38% dessas empresas, representam a maioria dos funcionários. No que diz respeito a cargos de chefia, 42% das melhores empresas dispõem de mulheres ocupando posições estratégicas. No Google, empresa que ocupa o primeiro lugar na lista do Great Place to Workâ dos Estados Unidos, 33% dos funcionários são mulheres. Um destaque na Fortune é a empresa Principal Financial, que tem uma longa trajetória de recrutamento feminino. Hoje, 67% dos postos de trabalho são ocupados por mulheres, que ocupam 50% dos cargos sêniores. Entre os benefícios, a Principal Financial oferece flexibilidade no horário (trabalho em um único período), ou seja, um calendário para promover equilíbrio entre a vida pessoal e profissional — práticas similares às empresas brasileiras. A diferenciação está no programa pós-maternidade, que prevê um retorno gradual das mães-profissionais.

Empresas com mais mulheres - Há três anos, o Great Place to Workâ avançou na análise da participação feminina no ambiente corporativo e elaborou um novo ranking na pesquisa “Melhores Empresas para Trabalhar – Brasil”, que identificou as 25 companhias que têm um percentual maior de mulheres entre os funcionários. Em 2008, o primeiro lugar ficou com a Byofórmula, com 81% de participação feminina; seguida por Associação Brasil-América (80%); Quintiles (77%); Losango (73%); Cultura Inglesa (72%); Laboratório Sabin (72%); Odontoprev (67%); Taií (67%); Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (66%); Unimed Rio (65%); Sabre (62%); Unimed Missões (62%); Brasilcap (61%); Intelbras (61%); Herbarium (60%); McDonald´s (58%); Accor (56%); Daiichi Sankyo (56%); BV Financeira (56%); Genzyme (56%); Banco Itaú (55%); Banco Real (55%); Agra (55%); Apsen (53%) e Serasa (51%).

Avaliação - A pesquisa “Melhores Empresas para Trabalhar - Brasil” é baseada em duas avaliações: uma com os colaboradores, que responderam a um questionário, voluntário e anônimo, por meio do qual descrevem a realidade da empresa e explicam o que consideram único e diferenciado em seu ambiente de trabalho. A outra avaliação é realizada com a própria empresa, que detalha as melhores práticas e benefícios. Há também auditorias realizadas por consultores do Great Place to Work® e uma equipe de jornalistas da revista Época. A avaliação dos colaboradores responde por 67% do cálculo da média final — sendo 62% referentes às respostas quantitativas e 5% às qualitativas. Já a avaliação das práticas da empresa tem peso de 33%. Esse processo de classificação resulta em um estudo internacional considerado um dos mais importantes do mundo, inclusive porque o Great Place to Workâ está presente em mais de 40 países.

Great Place to Work® - Fundado no Brasil há 12 anos por José Tolovi Jr., o Great Place to Work® é responsável pela pesquisa das Melhores Empresas para Trabalhar. A pesquisa é realizada com metodologia proprietária do Great Place to Work®, baseada na avaliação do nível de confiança dos colaboradores, em cinco Dimensões: Credibilidade, Respeito, Imparcialidade, Orgulho e Camaradagem e nas práticas de gestão de pessoas das empresas, em nove áreas: Contratar e Receber; Inspirar; Falar; Ouvir; Agradecer; Desenvolver (pessoal e profissional); Cuidar; Celebrar e Compartilhar. Ao disponibilizar ferramentas de diagnóstico e subsídios para a transformação dos ambientes de trabalho das organizações, o Great Place to Work® visa construir uma sociedade melhor. Além dos serviços de consultoria, a equipe do Instituto acompanha de perto as tendências no campo da gestão de pessoas, realiza pesquisas de ambiente organizacional, palestras, seminários e eventos. Os Encontros Great Place to Work® das Melhores Empresas para Trabalhar, por exemplo, discutem o que há de melhor em liderança e práticas de gestão de pessoas – uma oportunidade única para que as empresas tenham como referência os melhores exemplos do país.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira