Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/08/2008 - 09:54

PET/CT: um forte aliado para o diagnóstico precoce do câncer


São Paulo – Durante muito tempo, uma das limitações dos cuidados oncológicos era a dificuldade de detecção precoce e de avaliação do andamento da terapia. No entanto, com a chegada do exame de Tomografia por Emissão de Pósitrons (PET), uma técnica de imagem molecular, o médico já pode ter acesso a um diagnóstico precoce e avaliação precisa da resposta de um tumor à terapia, permitindo que faça melhor adequação do tratamento para o paciente.

O PET é uma técnica não-invasiva que consiste na injeção de uma substância radioativa (fluordesoxiglicose-FDG) e posteriormente na obtenção das imagens de corpo inteiro de sua distribuição e atividade biológica. Além de promover uma melhor definição do tipo de tratamento o exame permite também uma visualização mais precisa do tumor (benigno ou maligno) e ajuda a preservar os tecidos saudáveis, sendo considerado um método de avaliação metabólica. Ele detecta tumores a partir de 4 mm, que não podem ser vistos nos demais exames, que só mostram o tumor quando já apresenta dimensões maiores e portanto mais risco para o paciente.

A imagem molecular é uma tecnologia que usa equipamentos e sistemas de diagnóstico sofisticados para visualizar doenças em nível celular e molecular, combinando suas propriedades químicas e biológicas. Isso permite que os médicos enxerguem dentro de corpos vivos com o objetivo de identificar, tratar e monitorar doenças, seus progressos ou condições médicas em nível molecular. Para ter pleno aproveitamento da técnica, os equipamentos de PET mais recentes são fabricados em associação com um tomógrafo convencional. Isso permite que se localizem com grande precocidade e com alta precisão as pequenas lesões tumorais.

O PET é capaz de detectar sinais metabólicos no corpo enquanto a tomografia proporciona uma imagem detalhada da anatomia interna, revelando a localização, tamanho e forma da atividade celular. Cada imagem do teste é eficaz para uma ampla variedade de aplicações. Mas quando os resultados da PET e CT (tomografia) são sobrepostos, a imagem combinada fornece informações completas sobre a localização do câncer e seu metabolismo.

É possível ver o que poderia fazer com que uma célula normal se torne cancerosa, identificando o receptor que faz a célula diferente, o que não pode ser visto apenas com ressonância magnética ou tomografia computadorizada. “A tomografia computadorizada mostra primeiro a lesão e o PET confirma sua malignidade e mostra metástases adicionais. Juntos, eles melhoram a capacidade de determinar a verdadeira dimensão da doença para a adequação do tratamento radioativo”, diz Eudemberg Silva, diretor da modalidade de imagem molecular da GE Healthcare.

Para o paciente, o exame é indolor e, na maioria dos casos, dura menos de uma hora, durante a qual o paciente pode ver e falar com o médico. A substância radioativa é injetada por meio intravenoso ou via oral. A quantidade de radiação recebida é a mesma que em qualquer outro procedimento radiológico e é expelida naturalmente pelo organismo.

Os exames de diagnóstico por imagem seguem como tendência em todo o mundo e têm crescimento acentuado previsto para os mercados de tecnologias emergentes, como PET/CT. No Brasil, o acesso a essa tecnologia ainda não é coberto pelo Sistema Único de Saúde e pela Agência Nacional de Saúde Suplementar. Segundo Silva, já existem estudos de custo-efetividade para vários tipos de câncer que demonstram a economia anual para a saúde pública com a introdução do PET na rotina de avaliação destes tumores. Atualmente, o país tem cerca de 15 aparelhos para realizar o procedimento e mais da metade está concentrada na região Sudeste.

Perfil da GE Healthcare - A GEHC fornece tecnologias médicas transformadoras e serviços que estão moldando uma nova era de cuidados com o paciente. Com vasto conhecimento em imagem diagnóstica e tecnologia da informação, sistemas de monitoração do paciente, melhoria de desempenho, descoberta de drogas e tecnologias de fabricação de biofármacos, a empresa está ajudando profissionais do mundo todo a re-imaginarem maneiras de prever, diagnosticar, informar e tratar doenças, para que seus pacientes possam viver suas vidas em plenitude.

A visão para o futuro é permitir um novo modelo de medicina personalizada baseada no diagnóstico precoce, detecção pré-sintomática e prevenção de doenças.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira