Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/08/2008 - 10:04

Problemas orais agravados podem afetar órgãos vitais de cães

Alimentação específica e higiene regular são fundamentais no combate aos problemas bucais, que chegam a atingir 80% de cães acima dos quatro anos. O que muitas não sabem é que estes problemas podem se transformar em porta de entrada para microrganismos maléficos à saúde dos pets.

Exercícios físicos, vacinas e visitas ao médico veterinário há tempos fazem parte da lista dos cuidados regulares com os pets. O problema é que nem sempre donos de cães se preocupam em incluir nessa rotina a higiene bucal de seus animais. Tão importante quanto os outros cuidados, manter a saúde oral influencia diretamente no bom funcionamento de todo o organismo dos pets e, conseqüentemente, em sua qualidade de vida.

A diretora da Associação Brasileira de Odontologia Veterinária (A.B.O.V), Maria Izabel Ribas Valduga, explica que os animais de companhia sofrem de inúmeros problemas bucais, entre eles: doença periodontal, mais conhecida como tártaro, cárie, gengivite, tumores, fratura de dentes, persistência de dentes decíduos – dentes de leite que não caem espontaneamente – fratura de mandíbula, má oclusão e reabsorsão dental.

Ainda de acordo com a veterinária, as doenças periodontais, que já atingem aproximadamente 80% dos animais acima de quatro anos, podem se agravar e comprometer órgãos vitais como o coração, rins, pulmões e fígado dos cães.

Higiene e alimentação adequada: cuidados essenciais - Para manter a saúde oral dos pets, são necessários cuidados especiais com a higiene, como a realização de uma escovação completa diariamente ou pelo menos três vezes por semana. A especialista frisa que este procedimento deve ser feito com escova ou dedal de cerdas macias e pasta veterinária de sabor agradável ao animal. Outra medida preventiva são as visitas anuais a um médico veterinário especializado em odontologia.

Oferecer ao animal uma alimentação adequada também é fundamental para combater os problemas bucais. A comida caseira tende a propiciar maior acúmulo de resíduos entre os dentes e formação de cálculo dental. Desta forma, o mais indicado é o alimento industrializado, seco e crocante especifico para pet, pois além de proporcionar a diminuição da incidência do cálculo, favorece uma dieta equilibrada para cada fase da vida do cão ou gato, contribuindo em qualidade de vida e longevidade.

Novidade no mercado - Para auxiliar os proprietários no combate às doenças periodontais, os médicos veterinários da Estação de Pesquisas da Total Alimentos desenvolveram K&S Oral Care, um alimento premium especial que supre todas as necessidades nutricionais dos cães e tem tripla ação no combate do tártaro.

Essa ação é garantida por algumas características especiais presentes em sua formulação, como o Hexametafosfato de Sódio – ingrediente que tem comprovação científica na prevenção do tártaro. “Esta substância atua seqüestrando o cálcio presente na saliva. Assim, previne a calcificação da placa bacteriana e, consequentemente, o tártaro”, explica o médico veterinário Julio César Coscarelli. As partículas crocantes promovem a limpeza dos dentes no momento da mastigação através de uma ação mecânica ativa, e o óleo de menta e eucalipto funciona como um agente refrescante que combate o mau hálito e proporciona uma agradável sensação de frescor.

Maria Izabel Ribas Valduga lembra que, além da alimentação regular dos pets e de produtos específicos para saúde oral, biscoitos e snacks também podem auxiliar na higiene bucal. “Os que aliam textura a coadjuvantes como polifosfatos ou enzimas, reunindo ação mecânica e ativa assim como o K&S Oral Care, apresentam maior eficácia do que os biscoitos simples”, enfatiza. O uso de mordedores e brinquedos de borracha também são bem-vindos e, por forçarem a mastigação, impedem que os resíduos de alimentos se acumulem na gengiva dos animais. A médica veterinária só faz restrições quando o assunto são ossos bovinos e suínos naturais, pois esses eles podem fraturar os dentes.

Como descobrir os problemas bucais - É importante que os proprietários de cães saibam que as doenças periodontais influenciam diretamente no comportamento dos animais, que podem apresentar agressividade ou depressão, diminuição do apetite ou mudança nos hábitos alimentares (preferindo alimentos macios aos crocantes) e ainda recusa à manipulação bucal. “Roçar o focinho com as patinhas e ter dificuldade para mastigar são demonstrações de dor”, destaca Maria Izabel. O mau hálito progressivo e acentuando também é um forte indício de que saúde bucal do pet não está em perfeito equilíbrio.v

Todos os cães estão susceptíveis aos problemas bucais, porém os de pequeno porte como York Shire Terrier, Poodle e Pug são os que apresentam os níveis mais altos de doença periodontal ou tártaro.

Pesquisadores à serviço da saúde oral dos pets - A fabricante de pet food Total Alimentos possui uma estrutura odontoveterinária que possibilita realizar trabalhos dentro do conceito de higiene bucal com o objetivo preventivo e possui alimentos que são devidamente desenhados e desenvolvidos para contribuir no controle da formação do tártaro, reduzindo assim a possibilidade de doenças periodontais.

O centro Odontoveterinário da empresa segue protocolos internacionais e realiza trabalhos em parceria com grandes Universidades brasileiras, possibilitando uma melhor integração Empresa x Universidade e contribuindo para o desenvolvimento científico brasileiro.

K&S Oral Care é uma alimento para cães que apresenta como fonte de proteína a carne de frango mecanicamente separada, o que confere uma alta digestibilidade ao produto. Possui um perfeito equilíbrio entre Ômegas 3 e 6, para uma pelagem mais bonita, sadia e brilhante, além de ser enriquecido com Selênio e Vitamina E, antioxidantes que combatem os radicais livres e ajudam a proporcionar maior longevidade aos animais. O alimento está disponível em apresentações de 2Kg e 15Kg.

Os produtos Total Alimentos possuem a segurança dos certificados de qualidade PIQ Pet, HACCP e GMP de Boas Práticas de Fabricação do segmento, e são desenvolvidos e testados na Estação de Pesquisas da empresa, que fabrica alimentos e snacks para cães e gatos de acordo com o porte, idade, saúde e estilo de vida. A Total possui uma das fábricas mais modernas da América Latina em Três Corações/MG, e um parque industrial de mais de 500 mil m2. ||* Mais informações pelo SAC 0800 725 8575 ou no site www.totalalimentos.com.br.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira