Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/08/2008 - 11:03

MPX e EDP-Energias do Brasil firmam acordo para realização conjunta da UTE Porto do Pecém II

Acordo permitirá a captura de importantes sinergias entre a primeira e segunda fase do projeto.

Rio de Janeiro - A MPX Energia S.A. (Bovespa: MPXE3) informa que firmou um Memorando de Entendimento ("MoU") com a EDP Energias do Brasil S.A. para participação desta última em 50% do projeto da UTE Porto do Pecém II. O projeto prevê a instalação de uma unidade de geração térmica com 360 MW de capacidade instalada, localizada em São Gonçalo do Amarante, estado do Ceará.

A primeira fase do projeto UTE Porto do Pecém, que prevê a instalação de duas unidades de geração de energia térmica de 360 MW cada e com base em carvão mineral, com 360 megawatts de capacidade instalada. É uma parceria 50/50 entre MPX e EDP - Energias do Brasil. A UTE Pecém I contratou 615 MW médios no leilão de energia A-5, realizado em outubro de 2007, e se encontra em plena implantação, com obras já iniciadas, em investimento de US$ 1,3 bilhão em energia.

A MPX Energia S.A. informa ainda que a Superintendência Estadual do Meio Ambiente - Ceará (Semace) emitiu a Licença Prévia para a UTE Porto do Pecém II em julho de 2008. A licença possibilitará a participação da unidade no próximo leilão de energia A-5, previsto para ocorrer em setembro de 2008. Para assessoria financeira do projeto UTE Porto do Pecém II, foi contratado o Citibank.

A UTE Porto do Pecém II prevê a instalação de mais uma unidade de 360 MW de geração térmica a carvão mineral, e deverá se beneficiar de sinergias de capex e opex com a primeira fase. O valor estimado das sinergias, bem como os termos e condições desta parceria, serão eventualmente divulgados pela MPX ao mercado caso o projeto tenha êxito no leilão de energia A-5 que ocorrerá em setembro de 2008, e após a assinatura da documentação definitiva da operação.

Para o vice-presidente de geração da EDP Energias do Brasil, Luiz Otavio Henriques, a expansão do projeto alinha-se à estratégia da companhia de crescer no segmento de geração.

“Estamos buscando oportunidades para ampliar a nossa capacidade instalada em geração de energia elétrica. Consideramos, neste momento, a implantação de usinas térmicas a carvão uma fonte complementar para apoiar essa nossa estratégia e, principalmente, por ser um reforço para a matriz energética brasileira”, afirma Henriques.

A UTE Pecém II possui Licença Prévia, emitida em julho de 2008 pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente - Ceará (Semace). O documento possibilitará a participação da unidade no próximo leilão de energia A-5, previsto para ocorrer em setembro de 2008. O projeto UTE Pecém II deverá se beneficiar de sinergias de investimentos com a primeira fase.

Perfil da MPX - A MPX é uma empresa do Grupo EBX voltada ao setor de energia. A empresa possui um portfolio diversificado de geração, com termoelétricas a carvão e a gás natural, além de projetos ligados a fontes renováveis, com conceito diferenciado no setor elétrico brasileiro, combinando atividades de suprimento de combustível, geração e comercialização de energia. Juntos, estes projetos terão capacidade de geração de aproximadamente 9,3 GW, dos quais 8,9 GW pertencerão diretamente à MPX.| www.mpx.com.br/ri

EDP- Energias do Brasil – A EDP-Energias do Brasil é a holding que consolida ativos de energia elétrica nas áreas de geração (Enernova, Energest, EDP Lajeado e Enerpeixe), comercialização (Enertrade) e distribuição (Bandeirante, Escelsa e Enersul). É controlada pela EDP - Energias de Portugal, quarta maior operadora eólica do mundo. | www.enbr.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira