Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/08/2008 - 11:27

O Mercado está de braços abertos: novos paradigmas à importação de pneus

A alta no preço das commodities, hoje, é uma realidade no mercado global. O sinal vermelho da inflação começou a acender mundo afora tornando impressionante o valor das matérias primas, nos últimos anos. A explosão do consumo em países emergentes, a dificuldade de atender essa demanda rapidamente, junto com a desvalorização mundial do dólar são fatores que colaboraram para o cenário atual.

Temos um verdadeiro paradoxo, pois mesmo que o preço das principais commodities esteja em alta, como é o caso do petróleo, o Brasil vem lidando bem com esta realidade. E, desde 2004, vem crescendo e sendo visto como um país em potencial, assim como a Índia e a China.

A evolução é clara tanto que a nova faceta da economia brasileira traz a valorização do real diante do dólar. A moeda brasileira subiu 58% em relação à americana nos últimos quatro anos. O que caracterizou não só um impacto no setor industrial, mas também no padrão de consumo tanto de brasileiros, que hoje experimentam oportunidades ampliadas de emprego, salários mais altos e acesso a produtos que antes não podiam comprar, como no de empresas nacionais, que encontram na importação de utilitários e produtos, economia considerável. O fenômeno, que caminha para uma sintonia com a economia mundial, derrubou os preços de produtos importados ou cotados em dólar.

Com o dólar em queda apostar no mercado importado tornou-se mais atraente. De certa forma este tipo de atividade vem crescendo no país, tornando-se uma das principais fontes de rentabilidade do comércio exterior brasileiro.

Empresas importadoras vêm aproveitando esta onda e estão atentas quando se trata de trazer produtos de fora e com atrativo para seus negócios e produções. É o caso, por exemplo, das que trabalham com o mercado de importação de pneus novos. A importação deste produto hoje possibilita menores investimentos por parte dos compradores. Com qualidade superior e cerca de 25% de economia de custo, a iniciativa traz um novo cenário para as transportadoras, que estão se beneficiando desta tendência.

Exercendo papel fundamental no desenvolvimento do mercado de comércio exterior brasileiro, as transportadoras descobriram, no pneu novo importado, uma das melhores soluções para reduzir os gastos, já que ele representa o segundo maior custo para a empresa. Só no ano passado a importação de pneus novos cresceu 50%. Assim, caminhões, ônibus e até carros já experimentam o novo paradigma.

Além disso, em apenas cinco anos, os produtos manufaturados de alta tecnologia se tornaram o principal item da pauta das exportações chinesas, transformando o país no maior exportador mundial de produtos de alta tecnologia, desbancando os Estados Unidos, a Alemanha e o Japão, que tradicionalmente exportam esse tipo de produto. No Brasil, as importações de produtos chineses saltaram de US$ 1,3 bilhão, em 1997, para US$ 12,6 bilhões, em 2007.

O fato é que há, verdadeiramente, um mercado de braços abertos. Por isso que, diante de todos esses dados, é preciso destacar a necessidade de nos desfazer de velhos conceitos, pois, além da mudança ser sempre bem vinda, nesse caso, ela também traz qualidade, tecnologia e lucratividade para os negócios.

. Por :Fabrício Fassina, diretor da Laguna Pneus.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira