Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/08/2008 - 11:11

A obras nas calçadas dos setores hoteleiros Norte e Sul de Brasília já começaram

Obra de Athos Bulcão ficará eternizada em projeto inédito no Brasil

A Empresa Brasiliense de Turismo - Brasiliatur lançou no dia 22 de agosto (sexta-feira), a “pedra fundamental” de início das obras de revitalização das calçadas dos setores hoteleiros Norte e Sul. Trata-se de um projeto inédito e uma das últimas obras de Athos Bulcão, artista e pioneiro de nossa Capital, que vai deixar eternizado nas calçadas uma de suas últimas obras. O desenho de todas as calçadas foi totalmente concebido por Athos, o que acentua ainda mais a beleza das obras do mestre.

O projeto envolve o trabalho de várias secretarias e órgãos do Governo para solucionar um dos mais antigos problemas de Brasília: a inadequação das calçadas para transeuntes e para portadores de deficiência. Brasília será uma das primeiras capitais do país a ter as calçadas da região central totalmente adaptadas.

A revitalização inclui também a iluminação permanente da região. A CEB é a parceira no empreendimento. A Companhia de Eletricidade de Brasília vai fazer a iluminação de realce, o que vai promover um ambiente mais bonito e mais seguro para turistas, transeuntes e moradores.

Com o lançamento das obras das calçadas terá início também a construção de quatro Centros de Atendimento ao Turista (CAT’s). Eles ficarão localizados em pontos estratégicos dos setores hoteleiros, sendo dois do lado Norte e dois ao Sul.

Faz parte ainda do projeto a construção de dois bolsões para taxistas. Trata-se de um local remoto no qual os taxistas terão um ponto de apoio com sala de descanso, banheiro e estacionamento. Utilizando os bolsões, os taxistas evitam o acumular de carros em frente aos hotéis, o que acaba prejudicando o trânsito, principalmente em horários de pico. | www.brasiliatur.com

As obras tem previsão de términar no início de 2009, a adaptação das calçadas dos setores hoteleiros bem como a adaptação de passarelas, faixas de trânsito, ruas, bares, hotéis, pontos turísticos, entre outros espaços, fazem parte do projeto de acessibilidade coordenado por diversos órgãos do Governo do Distrito Federal cuja finalidade é transformar Brasília na capital brasileira da acessibilidade.

Todos os projetos urbanísticos em regularização serão elaborados com base na mobilidade urbana visando o atendimento a estas pessoas como, por exemplo, hotéis e motéis que deverão adaptar 4% de seus quartos, apartamentos e/ou suítes.

Em 2007, o Governo do Distrito Federal assumiu a responsabilidade de tornar a cidade acessível. A Brasiliatur teve a iniciativa junto ao GDF de fazer da Capital um modelo em acessibilidade.

A intenção é que Brasília seja vista como referencia neste quesito para todo o país, dentre os compromissos firmados pelo GDF, está a garantia de que todas as novas obras, como vilas olímpicas, hospitais, calçadas e passarelas tenham uma atenção especial para o compromisso com a acessibilidade.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira