Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

Projeto Organicsbrasil amplia empresas interessadas em exportar


Ampliar as exportações dos produtos orgânicos brasileiros é a missão do Projeto OrganicsBrasil - parceria entre Apex-Brasil e IPD, com apoio da FIEP. Durante a BIOFACH América Latina que avonteceu em outubro, S.Paulo) foram realizadas rodadas de negócios e diversos contatos para estabelecimento de parcerias de longo prazo com representantes de grandes distribuidoras estrangeiras. Mais de dez empresas se interessaram em estabelecer alguma parceria comercial de longo prazo e participar do Projeto.

“Os números dos negócios efetuados ainda são difíceis de avaliar, uma vez que vários dos interesses gerados dentro da rodada de negócios foram voltados ao estabelecimento de parcerias comerciais de longo prazo, mas tivemos um retorno muito satisfatório dentro das rodadas realizadas nas Feiras internacionais. No primeiro ano do Projeto foram realizadas exportações na ordem de US$ 9,5 milhões em negócios e nesse segundo ano, continuamos com a projeção de que as empresas participantes do Projeto irão conseguir atingir a meta de US$ 21,4 milhões até o final de 2006”, informa Ming Liu, gestor do Projeto OrganicsBrasil.

Na Biofach América Latina o Projeto recebeu três empresas, das seis convidadas no ano passado: Lehman Natur, Wolff (ambas da Alemanha) e Organic Ingredients (Estados Unidos), que retornaram à Feira por iniciativa da primeira edição do Projeto Comprador e por conta própria. “Este indicador é importante, pois um dos objetivos do Projeto Comprador é justamente despertar e mostrar o potencial do setor, o que demonstra que está acontecendo”, enfatiza Ming Liu.

Mais duas empresas, a Gerber (Estados Unidos) e Mack Multiples (Inglaterra), que foram convidadas deste ano, realizaram importantes visitas aos prováveis fornecedores, processadores e produtores nos estados de MG, SP e PR. “A intenção destas empresas não foi ver o potencial de produção, mas de processamento. A empresa Gerber, por exemplo, tem a intenção de estabelecer fontes de fornecedores orgânicos para seus produtos nos Estados Unidos. O importante é que vieram não apenas para importação, mas para estudar a possibilidade de processamento da maioria de seus produtos, para exportar o produto semi-pronto ou acabado para os Estados Unidos. Este é um resultado importante para o segmento, uma vez que estaríamos ampliando não apenas a exportação de produtos, que temos em maior abundância como legumes e frutas, mas sendo processados no país, o que significaria produtos com maior valor agregado”, explica Ming.

As empresas estrangeiras conheceram fornecedores de produtos nos estados do Paraná e S. Paulo e processadoras de SP. “Sabemos da intenção de busca de fornecimento, não somente no Brasil, mas estavam com agendas na Argentina e Chile. Mostramos antes o potencial do quê o Brasil pode fornecer”, observa.

A Mack Multiples, por exemplo, quis conhecer alguns projetos específicos de produtores de frutas na região de Montes Claros e Petrolina, dois importantes pólos produtores de frutas. Nos dois casos, o Projeto faz o acompanhamento para desenvolver os contatos e transformar o interesse em realização. “Estamos fazendo o levantamento deste potencial junto com as empresas visitadas, para então traçarmos um plano estratégico de desenvolvimento. Sabemos que qualquer fornecedor terá duas ou mais empresas, em razão do volume da demanda. O Projeto poderá ser o facilitador, dentro deste processo, como aconteceu com a Whole Foods Market (Estados Unidos)”.

Do projeto participam 37 empresas, com 44 produtos diferentes, todos com certificações internacionais (www.organicsbasil.org). O negócio mais recente e de maior repercussão do segundo semestre de 2006, foi a inclusão de sete empresas, com 21 produtos, para comercialização na rede americana Whole Foods. Inicialmente serão 24 lojas da Costa Oeste. Todos os produtos vão usar marca própria e serão vendidos num espaço com identificação do Brasil. As lojas receberão treinamento da equipe OrganicsBrasil no final de novembro e os produtos entram nas lojas no começo de dezembro, aproveitando as compras de natal.

O mercado de orgânicos movimenta US$ 25 bilhões no mundo. O Brasil somente R$ 250 milhões. “Há muito mercado, especialmente para orgânicos com valor agregados e vamos ajudar a desenvolver e vender esses produtos no exterior. Como a maioria desses produtores é de pequenas cooperativas, o Projeto ajuda na sustentabilidade e na comercialização para os países que pagam e valorizam os orgânicos”, enfatiza Ming Liu. Projeto OrganicsBrasil – www.organicsbrasil.org

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira