Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/08/2008 - 11:42

USP e UFRN inauguram laboratórios na área de automação com apoio da Petrobras

A Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) inauguram no dia 21 de agosto (quinta-feira), laboratórios na área de automação, ambos com apoio da Petrobras. Em São Paulo, o Centro de Excelência em Tecnologia de Aplicação em Automação Industrial (CETAI) e, em Natal, o Laboratório de Automação em Petróleo são frutos do atual modelo de parceria tecnológica da empresa, que tem investido mais de 400 milhões de reais por ano em universidades e institutos de pesquisa brasileiros.

Os dois laboratórios inaugurados fazem parte da Rede Temática de Instrumentação, Automação, Controle e Otimização de Processos, que conta com cerca de 20 universidades parceiras.

Além do CETAI, também está prevista a inauguração de outro laboratório na USP no final do primeiro semestre de 2009: o Laboratório de analisadores in line (instalados na linhas de produção). Os dois laboratórios da USP receberam investimentos da Petrobras de cerca de 4 milhões de reais. Na UFRN, foram investidos 735 mil reais na complementação da obra e implantação de infra-estrutura do Laboratório de Automação em Petróleo.

Sobre as Redes - As Redes Temáticas fazem parte de um modelo de parceria tecnológica estabelecido pela Petrobras para relacionamento com universidades e instituições nacionais de pesquisa. Através das 38 redes criadas, a Companhia vem investindo em projetos de infra-estrutura e de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) em mais de 70 instituições participantes, em 18 estados do país.

O modelo de parcerias tecnológicas através de Redes Temáticas foi criado para atender à cláusula de investimentos de P&D presente nos contratos de concessão de exploração e produção entre a Petrobras e a Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP). Segundo a cláusula, pelo menos 1% da receita bruta gerada pelos campos de grande rentabilidade ou grande volume de produção deve ser investido em pesquisa e desenvolvimento, sendo 50% deste valor para universidades e instituições nacionais. Todos os projetos de infra-estrutura passam por autorização prévia da ANP.

Para otimizar estes investimentos, a Petrobras criou o modelo das Redes Temáticas e Núcleos Regionais de Competência, que contribui para a interação entre as instituições nacionais de pesquisa & desenvolvimento e para a excelência do conhecimento científico brasileiro na área de petróleo, gás e energia. As 38 redes e 7 núcleos abordam temas tecnológicos de interesse estratégico deste segmento. A Petrobras já investiu mais de um bilhão de reais de 1998 até 2007.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira