Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/08/2008 - 12:14

Governador Cabral inaugura reservatórios da Cedae: abastecimento de água para 40 mil pessoas

O governador Sérgio Cabral destacou a retomada da capacidade de investir da Nova Cedae na inauguração, no dia 21 de agosto (quinta-feira), pela manhã, em Ricardo de Albuquerque, de reservatórios da Nova Cedae que irão reforçar o abastecimento dos bairros de Anchieta, Ricardo de Albuquerque, Mariópolis e Parque Anchieta. Os reservatórios têm capacidade para 10 milhões de litros de água, divididos em duas células de cinco milhões de litros cada, e darão regularidade no abastecimento dessas áreas, beneficiando cerca de 40 mil pessoas.

- As equipes da Cedae estão de parabéns com esta inauguração, pois além de levar água para a população, a empresa irá reduzir os custos na região. Afinal, sempre quando acontecia estiagem as bombas queimavam. A obra é um reflexo da recuperação da empresa, que voltou a investir, levando água para regiões até então esquecidas – afirmou o governador.

Para o vice-governador e secretário de Obras, Luiz Fernando de Souza Pezão, o trabalho desenvolvido até aqui pela direção da Nova Cedae é excepcional. “Em menos de dois anos a situação da empresa foi revertida. O que dava um prejuízo mensal, agora dá lucro. E o principal beneficiado pela retomada de crescimento da companhia é o funcionário, que tem as suas condições de trabalho melhoradas a cada dia”, frisou.

O presidente da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), Jorge Picciani, classificou como um ato histórico a inauguração do reservatório. “Tratava-se de um reservatório que estava sem funcionar há 44 anos. Sua inauguração terá uma conseqüência imediata no abastecimento de água dessa região que não sofrerá mais falta de água a cada período de estiagem”, salientou.

De acordo com presidente da Cidade, Wagner Vestir, a entrada em operação dos reservatórios garante a estabilidade no abastecimento dos bairros de Anchieta, Ricardo de Albuquerque, Mariópolis e Parque Anchieta, em especial em locais com cotas elevadas e que hoje dependem de várias e antigas bombas para seu atendimento.

- A recuperação dos reservatórios de Anchieta que entrarão em operação e que estavam desativados desde a sua construção em 1964, foi um desafio superado pelas equipes técnicas da Cedae e atendem uma histórica reivindicação da população do entorno dos reservatórios que não compreendia a existência de tais construções inoperantes, contrastando com a redução de água na região - frisa Victer.

Os reservatórios contam com dois novos grupos de motores com bombas de 40 cv cada, sendo um deixado na reserva para alguma situação emergencial. Cada sistema de motor bomba terá a capacidade para bombear 183.000 litros de água por dia. Com o novo sistema será gerada uma grande economia em termos de energia elétrica, manutenção de bombas e uma melhor qualidade no abastecimento, reduzindo assim a vulnerabilidade no atendimento.

O novo sistema contou também o assentamento de 2.000 metros de rede com 150 milímetros de diâmetro e 460 metros com 100 milímetros de diâmetro, para que seja levada água até as áreas das duas antigas elevatórias existentes, que serão desativadas após a conclusão dos serviços.

Estiveram também presentes ao evento o secretário de Habitação, Noel de Carvalho, o presidente do DER – Departamento de Estradas e Rodagem, Henrique Ribeiro, parlamentares e autoridades. | Mais informações sobre a Nova Cedae nos banners lincados nos Canais Empresas & Negócios e Fator Público deste Portal.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira