Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/08/2008 - 12:33

Congresso Mercofrio 2008 elege sustentabilidade como um dos temas principais de debate

Empresas produtivas são aquelas que levam em conta o bem estar de seus funcionários. Não há como ser eficiente em um ambiente escuro e com um ar-condicionado em condições de higiene ruins ou em mau estado de funcionamento. Pensado nisso, o caminho da sustentabilidade será um dos temas apresentados no Congresso do Mercofrio 2008, que acontece entre os dias 9 e 12 de setembro, no Expo Unimed Curitiba.

O maior aproveitamento da luz natural, pisos, portas e batentes de madeira certificada são algumas características que garantem aos chamados “edifícios verdes” a marca de sustentabilidade. E não é à toa que esses modelos começam a ganhar espaço na construção civil brasileira.

Nos Estados Unidos, o consumo de energia elétrica dos edifícios representa 65,2%. Fora isso, essas construções são responsáveis por 30% da emissão de gases efeito estufa, 136 milhões de toneladas de resíduos de construção, 12% em consumo de água potável e 40% da matéria utilizada. Sem dados oficiais, acredita-se que no Brasil, esses números possam chegar a 60% do consumo da energia elétrica e 39% da iluminação. “Os edifícios verdes são aqueles que atingem alto desempenho nos requisitos como uso eficiente de água e energia, reutilização de água, menores espaços utilizados para equipamentos e sistemas, utilização de materiais de construção ecologicamente corretos, apoio à economia local, com a utilização de mão de obra e recursos da própria região, além da redução do impacto de sua construção”, explica Eduardo Müller, presidente da ASBRAV (Associação Sul Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Aquecimento e Ventilação).

E é com base nesse princípio "de se planejar para não gastar depois" que funciona a certificação LEED – Leardership in Energy and Environmental Design, concedido pela US Green Building Council (USGBC). Segundo Müller, essa certificação é uma das mais conhecidas ao redor do mundo e é aplicada nos Estados Unidos desde 2000.

Desde 2004 foram registrados 34 projetos, segundo dados da USGBC, 19 desses registros feitos em 2007. Até o mês de junho deste ano, foram registrados mais oito projetos. “Até o final do ano deve aumentar consideravelmente a busca de certificação, uma vez que é forte a demanda do mercado comercial e industrial”, avalia Müller. Segundo ele, a expectativa é de superar os números do ano anterior.

No segundo semestre de 2007, foi criado o GBC Brasil (Chapter do USGBC), que contribuiu para alavancar a evolução do mercado de edifícios verdes e certificação LEED. O GBC Brasil vem utilizando as forças do mercado para conduzir a adoção de práticas dos edifícios verdes.

O Brasil vive em uma nova realidade no mercado onde as empresas buscam prosperidade econômica com responsabilidade social e suporte ao meio ambiente (tripé da sustentabilidade). “Ter o nome associado a iniciativas como a certificação LEED, agrega valor para as empresas junto aos seus clientes”, finaliza Müller.

Certificação LEED - Excelência no uso de energia e no design ambiental são características que dão nome à sigla LEED, certificação para edifícios sustentáveis – residenciais e comerciais – concedidos pelo US Green Building Council, dos Estados Unidos.

A criação do Green Building Council Brasil (GBC Brasil – Conselho dos Edifícios Verdes), no segundo semestre de 2007, incentiva a transformação do mercado da construção civil em direção a sustentabilidade, promovendo a certificação LEED em território nacional. Para tanto o GBC Brasil está adaptando o sistema LEED a realidade brasileira, de modo a tornar o sistema mais eficiente no mercado, além de outras iniciativas relacionadas aos processos de certificação e educação. A meta da GBC Brasil para 2010 é ter ao menos 300 empreendimentos registrados, buscando a certificação LEED.

Perfil do Mercofrio 2008 - O Mercofrio – Feira e Congresso de Ar Condicionado, Refrigeração, Aquecimento e Ventilação do Mercosul, promovida e realizada pela ASBRAV – Associação Sul Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Aquecimento e Ventilação em parceria com a Hannover Fairs Sulamérica, empresa do Grupo Deutsche Messe AG, é um evento que ocorre a cada dois anos e vem se consagrando como uma importante ferramenta de consolidação de negócios do setor e de atualização profissional. Neste ano, o Mercofrio acontece em Curitiba, de 09 a 12 de setembro, no Expo Unimed Curitiba, no Campus da Universidade Positivo, um dos mais modernos Centros de Exposição da Região Sul.

Mercofrio 2008 – Feira e Congresso de Ar Condicionado, Refrigeração, Aquecimento e Ventilação do Mercosul. Congresso 09 a 12 de setembro, das 9 às 18 horas. Feira de 10 a 12 de setembro, das 14 às 21 horas, no Expo Unimed Curitiba, Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 – Curitiba/PR.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira