Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

Tudo acaba em festa


Indicado para estudantes e profissionais de todas as áreas, a obra de Cristina Giácomo, reeditada pela Summus Editorial, aborda a teoria dos eventos de forma leve e agradável e ilustra com experiências práticas.

De nada adianta lotar um evento se a satisfação não estiver estampada no rosto dos participantes. Seja um megacongresso ou um simples batizado, é a qualidade que faz a diferença da reunião e não a quantidade de pessoas que a integram. Organizadora de eventos há mais de 30 anos, Cristina Giácomo partiu dessa premissa para escrever o livro Tudo acaba em festa (112 pp., R$ 24,90), reeditado pela Summus Editorial. A obra, uma das poucas brasileiras sobre o tema, mostra que o sucesso de um evento está diretamente relacionado ao seu planejamento, que deve visar satisfazer o público.

Saber planejar e executar é fundamental para obter êxito, segundo a autora. “Na maioria das vezes, a organização e a execução têm caráter empírico, improvisado e assistemático, o que gera confusão até mesmo de conceito”, afirma. Cristina define o evento como um “acontecimento previamente planejado, a ocorrer num mesmo tempo e lugar, como forma de minimizar esforços de comunicação, objetivando o engajamento de pessoas a uma idéia ou ação”.

Além de refletir sobre o conceito, a autora explica, no livro, como planejar o evento, os fatores que devem ser levados em conta na hora de prepará-lo e as formas de identificar o público de interesse. A obra, contudo, não tem a pretensão de ser um manual com receitas prontas. “O objetivo é contribuir para a compreensão do evento como fenômeno da comunicação, seus componentes determinantes e implicações que colaboram para o seu sucesso ou fracasso”, afirma.

No primeiro capítulo, Cristina faz um retrospecto histórico da evolução dos estudos sobre o processo de especialização do trabalho, por meio das teorias das escolas científica e clássica de administração. A autora resgata também outros conceitos como o de motivação e o de líder de opinião, ambos essenciais para que se entenda a importância que o evento tem no conjunto do mix de comunicação.

Nos capítulos seguintes, a autora aborda tópicos da legislação que restringem a prática profissional do organizador de eventos e discute a reserva de mercado na área de relações públicas. Ela reflete, ainda, sobre a existência de fatores ponderáveis e imponderáveis, comuns e específicos, presentes aos eventos, com destaque para o encadeamento desses fatores nas fases de concepção, planejamento e execução. Jogo de cintura, segundo Cristina, é fundamental para driblar as situações difíceis. “Os problemas fazem parte da organização de qualquer evento. Mas não há jogo de cintura que resista há um planejamento mal feito”, alerta ela.

Por fim, autora apresenta diversos cases. São breves relatos de experiências pessoais no campo dos eventos. Ela conta, por exemplo, como concebeu o primeiro trote-cidadão do país. O evento foi um grande sucesso, pois atingiu seus objetivos: dar credibilidade ao Centro Acadêmico Wladimir Herzog, da Faculdade Cásper Líbero, e fortalecer a imagem da faculdade como pioneira no ensino de comunicação no país, além de unir os estudantes de três áreas: jornalismo, publicidade e relações públicas.

“Os relatos partem das minhas experiências nesse mundo fascinante que é o do evento. Fascinante sim, pois seus resultados são sempre obtidos a curto e médio prazos, o que não ocorre com tanta freqüência nas demais atividades de comunicação. Por maiores que sejam as previsões e o planejamento, as surpresas são inúmeras, algumas delas terrivelmente preocupantes. Mas há outras muito agradáveis também”, diz Cristina.

A autora - Cristina Giácomo é doutora em Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), mestre em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) e graduada em Relações Públicas pela Faculdade Cásper Líbero. Em 1988 passou a fazer parte do corpo docente dessa instituição, respondendo também pela coordenadoria do departamento de Relações Públicas. Foi diretora cultural da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) e ministrou palestras em diversos estados brasileiros e fora do país.

Idealizadora do primeiro trote-cidadão da Cásper, em 1992, ministrou aulas na pós-graduação da faculdade e participou de diversas bancas de mestrado e doutorado. Atualmente, é consultora de Relações Públicas da Voice Comunicação Empresarial.

O livro Tudo acaba em festa – Evento, líder de opinião, motivação e público é lançamento da, Editora Summus Editorial, tem 112 páginas e está à venda por R$ 24,90. Atendimento ao consumidor: 11-3865-9890 | Site: www.summus.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira