Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/08/2008 - 12:42

Especialistas debatem branding e design durante Brazil Design Week

Os principais nomes do design nacional se reúnem em Workshops para falar sobre a dinâmica do setor, a qualificação do mercado interno, as mudanças e as ações previstas para o segmento. As discussões terão como foco branding e design, design de produto, design gráfico e editorial, design de embalagem e design de varejo.

O grande desafio do setor de design, que segundo estimativas movimenta cerca de US$ 150 milhões por ano, é mostrar que a atividade não é apenas uma ferramenta relacionada ao aspecto estético, como costuma ser associada, mas sim um instrumento capaz de gerar inovação e um alto impacto no processo de construção das marcas. E a principal ação para firmar essa nova imagem será dada com a realização do primeiro grande evento do segmento, o Brazil Design Week – A Inovação como Estratégia de Negócio, que conta com apoio e participação de grandes companhias nacionais e internacionais, agentes de fomento, associações e governo, e demonstra esse momento positivo pelo qual o mercado está passando. O evento acontece de 09 a 14 de setembro, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM).

Os 18 principais nomes do design nacional estarão reunidos para debater a evolução, novidades, ações e tendências de cinco importantes segmentos do design: branding e design, design de produto, design gráfico e editorial, design de embalagem e design de varejo. Os profissionais atuam em empresas como Sart Dreamaker Brand & Design, GAD’ Branding & Design, OZ Design, Seragini, Ana Couto Branding, Projeto Integrado, Narita Design, Pande Design, Tatil Design, Crama Design, Tecnopop, Keenwork, Merchan Design, Questto, Nó Design, Índio da Costa e Muller Camacho.

“Vemos que hoje grandes marcas já destinam uma parte significativa de suas verbas para investimentos em design e inovação, mas ainda há muito a ser feito. A realização desses Workshops, que reúnem grandes nomes do design Brasileiro, cada um para falar sobre sua especialidade, é de fundamental importância para a promoção do design nacional e para mostrar ao empresariado Brasileiro a força deste segmento”, analisa Gian Franco, CEO da Sart Dreamarker Brand & Design e coordenador dos Workshops.

O evento é organizado pela Abedesign (Associação Brasileira de Design) em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) com o objetivo de criar demanda para os serviços brasileiros de design no exterior. A ação conta ainda com o apoio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e Sebrae.

Em formato de uma grande feira de negócios, o Brazil Design Week tem como principal objetivo mudar a dinâmica de relacionamento entre os agentes da cadeia – a indústria, os profissionais de design e os agentes de fomento e financiamento, mudando a percepção do mercado em relação à contribuição estratégica do design na área de inovação. “A expectativa é que esse evento seja um marco para o setor”, conta Luciano Deos, coordenador geral do evento, vice-presidente da Abedesign e diretor-presidente do GAD’ Branding & Design.

Brazil Design Week, de 9 às 13 de setembro, no Espaço Cinemateca, no MAM (Museu de Arte Moderna) do Rio de Janeiro, Avenida Infante Dom Henrique, 85 – Parque do Flamengo, site www.brazildesignweek.com.br.

. Dia 09/09 (terça-feira) - Workshop I – Branding e Design: das 19 às 21h || Dia 10/09 (quarta-feira) - Workshop II – Design de Embalagem: das 19 às 21h. || Dia 11/09 (quinta-feira) - Workshop III – Design Gráfico e Editorial: das 19 às 21h || . Dia 12/09 (sexta-feira) - Workshop IV – Design de Produto: das 19 às 21h. || Dia 13/09 (sábado) Workshop V – Design de Varejo: das 9h30 às 12h. Valores: cada Workshop tem o custo de R$ 50,00

Perfil Brazil Design Week - A primeira edição do evento Brazil Design Week acontece de 9 a 14 de setembro de 2008, no Museu de Arte Moderna (MAM/RJ), numa área de 1.500 m². Fruto de um investimento de R$ 2 milhões e público estimado de três mil visitantes tem como objetivo expor a capacidade de inovação do design brasileiro e de inseri-lo definitivamente como um agente de transformação da indústria brasileira. O evento é promovido pela Associação Brasileira de Design (Abedesign) em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), Governo do Estado do Rio de Janeiro, Sebrae e BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). Está sendo formatado como uma grande feira de negócios por meio de um conjunto de atividades que englobam apresentação de cases internacionais e nacionais, seminários setoriais, rodadas de negócios, fóruns e workshops. Além da exposição “O design Brasil século XXI – Inovação na Indústria Brasileira”, que apresenta cerca de 80 trabalhos de designers brasileiros premiados nacionalmente e internacionalmente. O Brazil Design Week será realizado anualmente com o objetivo de fortalecer o setor e a expectativa é realizá-lo em Nova York, já em 2010. Trata-se de uma das grandes ações voltadas à promoção de exportação do design brasileiro conduzida pela Abedesign com o suporte da APEX-Brasil. || S.ite www.brazildesignweek.com.br.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira