Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/08/2008 - 12:52

José De Quadros: jogos de armar

Artista expõe desenhos de insetos da fauna da Europa Central sobrepostos em jornais do período da ascensão e queda do III Reich, de 1932 a 1945

São Paulo- O Museu Lasar Segall inaugura, no dia 23 de agosto (sexta-feira), José De Quadros: jogos de armar, primeiro trabalho com desenhos do artista brasileiro radicado na Alemanha e que tem como pano de fundo o nazismo. José De Quadros define o seu trabalho como uma intervenção despretensiosa, mas também provocativa, na história de um dos períodos que marcaram profundamente o século 20: a perseguição aos judeus sob os ideais arianos, uma guerra que praticamente destruiu toda Europa e custou muitos milhões de vidas.

Quem visitar a instalação, verá sobre uma mesa os desenhos de animais como lontra, morcego e esquilo, entre outros, sobre os jornais que destacam também as manchetes originais do período escritas em alemão. A instalação é composta por 17 desenhos de insetos e animais que foram realizados com as técnicas sépia, sangüínea e nanquim e aplicados sobre os jornais que sobrevivem há pelo menos 70 anos.

“No meu trabalho com os jornais, me ocupo somente com o conteúdo apresentado no material, algumas vezes levo em conta a manchete e a data, mas só faço observações, quase como uma criança ingênua que vai observando a armação do jogo”, detalha o artista.

De Quadros lembra que, por serem muito antigos, os jornais tiveram o conteúdo apagado cuidadosamente em processo químico e foram preparados, um a um, recebendo camadas de vernizes acrílicos dos dois lados. Também foram tratados com óxido de zinco e titânio.

Para definir suas motivações, o artista lembra da filosofa alemã Hannah Harendt, conhecida como a pensadora da liberdade, e afirma que seu pensamento está afinado ao conceito de banalização do mal, cunhado por ela. “Não quero banalizar uma coisa monstruosa muito menos relativizar a história, mas, sim, enfatizar o perigo que, de uma forma ou outra, está nos rondando. Temos de estar atentos", afirma De Quadros. "Por trás desses bichos, se escondem uma tragédia."

Paulista de Barretos, o artista plástico José De Quadros vive, há quase vinte anos, na cidade alemã de Kassel. Uma sucessão de perdas o levou à inspiração para criar o trabalho. Há três anos, um amigo do artista que era estudioso do nazismo teve uma morte trágica e lhe deixou como herança uma coleção de jornais de tendência nacional-socialista. Entre os títulos, estavam os "Völkischer Beobachter" (editados em Berlim de 1933 a 1945), bem como outros que eram obrigados a serem tendenciosos desse período, como o Deutsche Allgemeine Zeitung.

Museu Lasar Segall - O Museu Lasar Segall, idealizado por Jenny Klabin Segall – viúva de Lasar Segall –, foi criado em 1967 por Mauricio Segall e Oscar Klabin Segall, filhos do artista. Hoje, ele integra o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, do Ministério da Cultura, como unidade especial. Seu principal objetivo é conservar, pesquisar e divulgar a obra de Lasar Segall. Com um acervo de 3.000 trabalhos do artista, constitui-se em um atuante centro de atividades culturais, nas áreas de Gravura, Fotografia, Criação Literária, além de abrigar uma biblioteca especializada em Teatro, Ópera, Dança, Cinema, Fotografia, Rádio e Televisão e extensa documentação sobre a vida e a obra de Lasar Segall. O Museu conta ainda com uma sala de cinema de 92 lugares, o Cine Segall, onde são exibidos filmes do circuito de São Paulo. || www.museusegall.org.br

José de Quadros: jogos de armar, de 23 de agosto a 23 de novembro, de terça a sábado, das 14h às 19h; domingo e feriados, das 14h às 18h, Rua Berta 111, Vila Mariana, telefone: (11) 5574-7322. Entrada gratuita

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira