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23/08/2008 - 12:59

Banco Real lança Relatório Nossa Visão Estratégica e Resultados Financeiros 2007

Documento traz pela primeira vez as iniciativas em sustentabilidade combinadas com a performance financeira.

O Banco Real, instituição do Grupo Santander, acaba de publicar o relatório “Nossa Visão Estratégica e Resultados Financeiros 2007”. Pela primeira vez, o documento apresenta as ações em sustentabilidade realizadas no ano, além dos resultados financeiros do Banco Real em 2007.

“Essa união representa um grande avanço para nós e para o mercado. E comprova que ações sustentáveis geram resultados cada vez mais rentáveis.”, diz Fabio Barbosa, presidente do Grupo Santander Brasil.

O relatório mostra como a sustentabilidade está inserida nos negócios do Banco Real. Alguns destaques são o Microcrédito e o Fundo Floresta Real, ações que tangibilizam os três pilares da sustentabilidade (econômico, social e ambiental). O material também reforça o compromisso do Banco de compartilhar os aprendizados em sustentabilidade com fornecedores, clientes, parceiros e a sociedade, por meio de ações como o “Espaço Real de Práticas em Sustentabilidade”.

A edição 2007 do relatório foi produzida de acordo com as diretrizes G3 da GRI (Global Reporting Initiative), referência mundial em relatórios de sustentabilidade. Pela segunda vez, o documento recebeu da instituição o selo A+. As matérias, os indicadores de sustentabilidade e as demonstrações financeiras foram auditados pela consultoria Ernest & Young.

O relatório traz 90 indicadores de sustentabilidade, como o número de funcionários e da fatia representada por cada faixa etária, gênero e cor, além de dados sobre pessoas com deficiência no Banco. O leitor ainda pode checar o consumo de água e luz, um inventário da emissão de CO2 e o número de projetos financiados baseados nos Princípios do Equador.

O primeiro relatório de sustentabilidade produzido pelo Banco Real foi lançado em 2003 e foi reconhecido como um dos 100 melhores do mundo pela Standard & Poors e UNEP (United Nations Enviroment). O segundo, de 2005, ocupou a 12ª posição no mesmo ranking. E, por fim, o terceiro, do ano passado, recebeu o prêmio de segundo melhor Relatório de Sustentabilidade, pelo Reader’s Choice Awards, da GRI, na categoria “Todos os stakeholders”.

O novo documento está sendo lançado em três versões: a completa, com 212 páginas; a compacta, com 20; e o folder, que estará disponível em todas as agências do Banco Real no país. Além da versão em papel, é possível baixar o material na página da instituição na internet (www.bancoreal.com.br/sustentabilidade).

Perfil do Banco Real - O Banco Real é hoje o terceiro maior banco privado em ativos no Brasil. Passou a fazer parte do Grupo Santander Brasil a partir de julho de 2008. Em 2007, o Banco Real apresentou lucro de R$ 2.975 milhões, aumento de 45% em relação a 2006. Somam-se a esses números mais de 33 mil funcionários, cerca de duas mil agências e postos de atendimento bancário (PABs) e mais de 9.800 pontos de venda em todo o território nacional. Conquistou este ano o prêmio de “Banco mais sustentável do mundo”, concedido pelo jornal Financial Times.

Grupo Santander no mundo - O Santander (SAN.MC, STD.N) é o primeiro da Europa do Euro por capitalização em bolsa e o quinto do mundo em lucro. Fundado em 1857, tem € 913 bilhões em ativos, administra mais de € 1 trilhão em fundos, tem mais de 65 milhões de clientes, mais de 11 mil agências e está presente em 40 países. É o principal grupo financeiro da Espanha e da América Latina e desenvolve uma importante atividade de negócios na Europa, região em que alcançou uma presença destacada no Reino Unido, por meio do Abbey National, assim como em Portugal. É líder em financiamento ao consumo na Europa, por meio do Santander Consumer, com presença em 12 países do continente e nos Estados Unidos. Em 2007, registrou lucro líquido de € 9,06 bilhões, 19% a mais do que o registrado no ano anterior.

Na América Latina, o Grupo Santander é instituição financeira líder, administrando volumes de negócio de aproximadamente US$ 200 bilhões (créditos, depósitos e fundos de investimento e de pensão) por meio de 4,4 mil agências. Em 2007, o Santander teve lucro líquido de US$ 3,6 bilhões na região, volume 27% superior ao apresentado em 2006.

Evento da Febraban terá painel a respeito do atendimento nos SACs

Seminário de Marketing e Atendimento a Clientes contará com discussão a respeito da nova regulamentação do setor.

A Febraban – Federação Brasileira de Bancos realizará, dias 16 e 17 de setembro, o primeiro Semarc – Seminário de Marketing e Relacionamento com Clientes. O evento reunirá os principais executivos de marketing e atendimento das instituições financeiras. Na área de atendimento, um dos temas de maior interesse para o setor é, atualmente, o funcionamento dos Serviços de Atendimento a Clientes (SACs). Por isso, o Semarc contará com um painel específico a respeito do assunto, no dia 16. A atuação dos SACs foi regulamentada pelo decreto 6.523/08, da Presidência da República, publicado dia 1º de agosto. As novas regras entrarão em vigor dia 1º de dezembro de 2008.

Assegurar o atendimento para mais de 110 milhões de contas correntes - Com o tema central “Excelência no atendimento: um desafio e um compromisso”, o Semarc deverá contar com 13 painéis de palestras e debates.

Outro tema de grande importância a ser discutido no evento é a evolução do atendimento bancário – nos seus diversos canais, das agências à Internet – num cenário em que, cada vez mais, os bancos brasileiros incorporam um novo grupo de clientes, das classes C e D à sua carteira. Para se ter uma idéia desse fenômeno da bancarização – com conseqüente aumento do acesso a produtos e serviços como crédito, cartões, seguros, etc., – nos últimos sete anos, o número de contas correntes aumentou 76%, de 63,7 milhões para 112 milhões de contas. Assegurar a qualidade do atendimento numa situação em que o número de usuários do sistema tem aumentado substancialmente é um dos desafios do setor que serão debatidos no Semarc.

Deverão participar, como painelistas e palestrantes, executivos de bancos (das áreas de marketing e relacionamento com clientes), representantes de organismos públicos, redes de varejo, financeiras, seguradoras, operadoras de cartões, construtoras e fornecedores de tecnologia.

Entre os temas a serem debatidos estão o “Uso consciente do crédito”; “Gestão de clientes”; Sustentabilidade e Web 2.0 (marketing interativo); debates específicos da área de marketing como construção de marcas; além das melhores práticas para se antecipar às reclamações dos correntistas.

Semarc – Seminário de Marketing e Relacionamento com Clientes , dias 16 e 17 de setembro de 2008, no Centro Fecomércio de Eventos, Rua Plínio Barreto, 285, Bela Vista - São Paulo – SP. Informações, programação completa e inscrições: Telefone (11) 3244-9860 - [email protected]

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