Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

26/08/2008 - 09:31

MicroStrategy discute em evento em SP soluções práticas de business intelligence aplicadas ao processo de Inteligência Competitiva

Em uma iniciativa pioneira, a Microstrategy promove no próximo dia 28 seminário para contextualizar o conceito de Inteligência Competitiva e mostrar por meio de exemplos práticos como, juntamente com uma solução de business Intelligence, pode contribuir com mais conhecimento e vantagem competitiva para as empresas.

São Paulo - Para sustentar uma posição de vantagem competitiva na era do relacionamento, da hiper-concorrência e do excesso de informação, as empresas precisam desenvolver técnicas e habilidades para explorar informações e convertê-las em Inteligência para apoiar o processo de tomada de decisão estratégica e tática. A fim de mitigar os riscos associados e aumentar a performance do ciclo de Inteligência, o uso de ferramentas de Business Intelligence (BI) complementa as metodologias e técnicas de Inteligência Mercadológica.

A inteligência competitiva é relativamente recente na América Latina, pouco praticada ou empregada de forma desestruturada. Além disso, embora no Brasil já seja amplamente reconhecida a importância de uma ferramenta de Business Intelligence para o sucesso dos negócios, ainda são poucas as companhias que correlacionam essa importante ferramenta com a visão de Inteligência Competitiva. Desta forma, com o objetivo de mostrar, inclusive por meio da apresentação de casos práticos, como essa relação pode contribuir com mais conhecimento e vantagem competitiva para as empresas, a MicroStrategy, fornecedor líder no mercado de BI, promove no próximo dia 28, em São Paulo, o evento “Soluções práticas de Business Intelligence aplicadas ao processo de Inteligência Competitiva”, primeiro seminário de uma série sobre o tema já programada pela empresa.

Além de contextualizar e fundamentar a disciplina, Armelle Decaup, palestrante convidada especialista em Inteligência Competitiva, irá apresentar em conjunto com Tiago Sanchez, engenheiro de pré-vendas da MicroStrategy, exemplos práticos da aplicação do BI para apoiar práticas de Inteligência Competitiva nas áreas de telecomunicações, farmacêutica, varejo, finanças e manufatura. Também fazem parte do conteúdo programático do seminário promovido pela MicroStrategy apresentações sobre os temas “Assegurando a integridade de dados e relatórios em um ambiente de Business Intelligence” e “Distribuição da informação através de dispositivos móveis”

Segundo Armelle, o BI auxilia na estruturação do ciclo de Inteligência Competitiva e apóia cada uma das suas fases, sendo útil no desenvolvimento e operacionalização das mesmas. A solução contribui para sustentar o diferencial competitivo empresarial, graças às características que atendem especificamente as necessidades de cada cliente. O BI pode ajudar em várias fases do ciclo de Inteligência desde a identificação dos tópicos de monitoramento e vigilância, a coleta e a estruturação das informações necessárias, a análise dessas informações e a disseminação da Inteligência gerada, até a mensuração dos resultados e a obtenção de valor agregado através da elaboração de recomendações para apoiar a tomada de decisões.

“A idéia é transformar as informações que a empresa coleta em Inteligência e recomendações, com o objetivo de diminuir o risco associado à tomada de decisão, tanto estratégica como tática. O BI auxilia a empresa na formulação e na disseminação da Inteligência, gerando relatórios para diferentes públicos em diferentes formatos e freqüências. Em suma, por meio da Inteligência Competitiva e da ferramenta de BI, os gestores podem tomar decisões informadas, com menores riscos”, destaca a especialista.

Agilidade, garantia de que a pessoa certa tenha acesso à Inteligência adequada ao seu nível de privilégio no tempo e formato certos, flexibilidade e customização da forma de visualização dos relatórios e distribuição da informação em dispositivos móveis, são algumas das características fundamentais na Inteligência Mercadológica, que são potencializadas pelo BI. “Isso tudo é importante, pois o principal objetivo da Inteligência Competitiva é procurar prever acontecimentos mercadológicos e competitivos, apontar tendências e evitar surpresas. Além disso, a disciplina deve ser guiada pelos conceitos de rede e reciprocidade, ou seja, deve ser uma via de mão dupla. A idéia é formar redes de informantes e usuários e o BI ajuda as pessoas a se envolverem no ciclo de Inteligência, alavancando esses conceitos e contribuindo para a aculturação da empresa quanto à importância da Inteligência”, complementa.

Seminário “Inteligência Competitiva: soluções práticas de Business Intelligence aplicadas aos processos de Inteligência Mercadológica”, dia 28 de agosto de 2008, às 8h30 às 17h. .Informações e inscrições: (11) 3044-4811 com M. Carolina Fonseca .

MicroStrategy - Fundada em 1989, a MicroStrategy é líder global em tecnologia de Business Intelligence (BI). A MicroStrategy disponibiliza software para relatórios integrados, análises e monitoramento, que auxiliam as organizações líderes de todo o mundo a tomarem melhores decisões de negócios, todos os dias. A escolha pela tecnologia MicroStrategy se dá por suas habilidades técnicas avançadas, capacidade de análise sofisticada e superior escalabilidade de dados e de usuários. | Site www.microstrategy.com.

MicroStrategy e MicroStrategy Business Intelligence são marcas registradas da MicroStrategy Incorporated nos Estados Unidos e em diversos países. Outros nomes de produtos e companhias mencionados aqui podem ser marcas registradas de seus respectivos proprietários.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira