Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

26/08/2008 - 09:54

Guarda Costeira norte-americana visita portos brasileiros


Uma comitiva da Guarda Costeira norte-americana esteve na manhã do dia 25 de agosto (segunda-feira),, visitando o Porto Municipal de Itajaí e o Teconvi. Os oficiais Kent Chappelka, Raymond Negrón, Matthew Colmer, Daniel Cruz e a funcionária Mary Kimener acompanhados de representantes da Secretaria Especial de Portos, Antaq e do Delegado da Polícia Federal Tales Teixeira Júnior conheceram as medidas de segurança adotadas no porto da cidade.

Após uma apresentação institucional, a comitiva visitou o cais do porto e as instalações do Teconvi conhecendo todas as medidas de segurança que foram tomadas desde que o Porto se tornou signatário do ISPS Code (conjunto de normas internacionais de segurança portuária).

O capitão-de-fragata Kent Chappelka, chefe da delegação norte-americana, mostrou-se impressionado com a preocupação constante em investimentos na área de segurança. “O que vemos em alguns portos é que, após a implantação do ISPS Code, há uma estagnação nos investimentos em segurança. Mas aqui no Brasil, especialmente em Itajaí, percebemos uma preocupação e uma série de ações constantes voltadas para qualidade nos serviços de segurança portuária”, frisa Chappelka.

O comandante Luís Fernando Resano, chefe da delegação brasileira e representante da Secretaria Especial de Portos na Conportos, afirma que a questão da segurança está ligada a competitividade dos portos brasileiros no comércio internacional. “Quanto mais aumentamos os investimentos em segurança maior é a resposta de outros países no aumento da corrente de comércio com o Brasil. A implantação do ISPS Code não trouxe apenas custos, trouxe também resultados. E a impressão que estamos deixando na comitiva norte-americana é um dos frutos que estamos colhendo”, ressalta Resano.

Para o Delegado Tales Teixeira Júnior, coordenador da Cesportos (Comissão Estadual de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis), a visita é uma grande oportunidade de mostrar o trabalho que está sendo feito nos portos catarinenses. “Estamos em um patamar bem elevado e, nossa segurança portuária não fica devendo nada para o que é feito nos melhores portos do mundo”, coloca Teixeira.

Para o superintendente do Porto Municipal de Itajaí, Arnaldo Schmitt Júnior, esta é uma grande oportunidade para a cidade de Itajaí. “Estamos mostrando a nossa preocupação com a segurança não só do país, mas, principalmente, com a segurança da comunidade itajaiense. As preocupações são diferentes. Por exemplo, os norte-americanos se preocupam com o terrorismo. Aqui no Brasil enfrentamos problemas como o tráfico de drogas. Os investimentos em segurança portuária asseguram que este tipo de mercadoria não passe por aqui”, explica Schmitt.

Para o TECONVI foi um momento importante de troca de informações para o aperfeiçoamento dos processos de segurança. "Para nós, do Teconvi, foi um prazer receber a comitiva e apresentar nossas instalações. A segurança é nosso foco de trabalho, e preocupação primeira em todas as nossas ações. Consideramos a visita extremamente positiva e estamos sempre dispostos a melhorar no que for possível, aperfeiçoando nossos processos e caminhando alinhados com as exigências legais e de mercado. A programação desenvolvida foi excelente e possibilitou uma rica troca de informações entre todos os participantes", avalia o diretor superintendente do Teconvi, Walter Joos.

Conportos e Cesportos - A Conportos – Comissão Nacional de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis foi criada em 1995 com o objetivo de elaborar e implementar o sistema de prevenção e repressão a atos ilícitos nos portos, terminais e vias navegáveis brasileiros.

A Conportos é composta pelo Ministério da Justiça, Ministério da Defesa, representado pelo Comando da Marinha, Ministério da Fazenda, Ministério das Relações Exteriores e pelo Ministério dos Transportes.

A Cesportos, Comissão Estadual de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis é composta por representantes da Polícia Federal, Capitania dos Portos, Receita Federal, administrações portuárias e do Governo do Estado. Sob a coordenação da Polícia Federal, a Cesportos é responsável pela execução das ações da Conportos nos Estados sob sua supervisão direta.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira