Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

26/08/2008 - 10:32

27ª Feira do Livro de Brasília traz programação diversificada para os jovens leitores

Durante evento, crianças e adolescentes poderão desfrutar um mundo de histórias contadas por meio da arte e da leitura. A proposta é deixar a imaginação dos jovens leitores fluírem.

Brasília – A programação infantil da 27ª Feira do Livro de Brasília, que começa no próximo dia 29 e vai até 7 de setembro, está animada! Teatro, contação de histórias, apresentação de mamulengos e música estão entre as atrações reservadas para a criançada durante os dez dias de feira.

Racumin e Racutia se apresentam no sábado, dia 30, das 14h às 15h, com a peça “Deu rato na biblioteca”, baseada no livro de mesmo nome de Maria Célia Madureira e Raquel Gonçalves Ferreira. No espetáculo, um simpático ratinho convence a mãe e a platéia de que livros, biblioteca e o ato de ler são mágicos. Tudo com simplicidade e bom humor. A platéia poderá se identificar e interagir com as personagens, pois a peça abordará situações do cotidiano entre mãe e filho.

Para domingo, dia 31, de 10h às 11h, a Câmara do Livro do Distrito Federal, promotora da 27ª Feira do Livro de Brasília, traz para as crianças o poeta, contista, animador cultural, compositor, oficineiro e palestrante Kalunga. Durante sua apresentação, ele utiliza diversos meios audiovisuais para interagir o público. No dia 2 de setembro, terça-feira, Kalunga volta para a feira onde se apresenta das 9h às 10h.

Mamulengo Presepada também marcará presença na feira. No dia 2 de setembro, das 10h às 11h e das 14h às 15h, Chico Simões e seus bonecos, que se baseiam na improvisação e no espírito cômico para criar suas cenas, farão a criançada dar boas gargalhadas com as apresentações. Por meio da comunicação direta com o público, os temas, personagens e histórias são constantemente atualizados e adaptados às diferentes situações e platéias. O trabalho do grupo revela uma estrutura singular que permanece em constante estado de transformação mantendo uma estética tradicional, carregando elementos históricos de um teatro popular, milenar e universal.

No dia 3 de setembro, das 10h às 11h30 e das 14h às 15h30, a peça “Bonequinha de Pano”, de Maristela Papa, é um dos eventos já confirmados. A apresentação musicalizada é voltada para crianças e jovens, e o foco da peça se concentra na importância do resgate da fantasia e da ludicidade, a fim de preparar melhor as crianças para o futuro. O elenco é composto por Maristela Papa e Willian Reis e o espetáculo tem duração aproximada de 45 minutos.

“Embora vivamos numa época onde reina a imagem, o som e a tecnologia, o livro continua sendo o instrumento de base no processo educativo. Não há meio de comunicação de massa eficaz, que não tenha como fundamento, um texto. Sendo assim, a literatura infantil assume um patamar de suma importância, pois a formação do pequeno leitor deve começar cedo e prosseguir em gradativo aprofundamento”, diz Valter Silva, presidente da Câmara do Livro do Distrito Federal.

Pensando nisso, o grupo “Matrakaberta – Contadores de histórias” estará no evento para contar as histórias de Eva Furnari. Ao relatar os acontecimentos de Rumboldo, Dauzinho e Pandolfo Bereba, o grupo pretende, numa linguagem humorada, propiciar um material provocativo, gerador de reflexões do respeito mútuo, da justiça, do diálogo e da solidariedade. As histórias serão contadas, de forma criativa e dinâmica, no sábado, dia 6, das 10h às 11h e das 14 às 15h.

Ainda no dia 6, das 11h30 às 12h30, a Cia. Titeritar apresentará a peça “Pedro e o Lobo”, que uni teatro e literatura, buscando despertar o interesse pela leitura por meio da originalidade e vivacidade das marionetes e da influência da linguagem do teatro na narrativa. Adaptado da obra do compositor russo Sergueï Prokofiev, cada personagem é associado a características sonoras. Assim, o passarinho é representado pela flauta, o gato, pelo clarinete e o próprio Pedro, pelas cordas. Pedro e o Lobo conta a história de um menino e de seus amigos e suas aventuras para capturar um lobo, impedindo que o caçador o mate. Tudo isso sob o olhar atento de seu avô.

Para os pequenos que gostam de contos de terror, Lúcia Tulchianisk, durante uma hora, contará as histórias selecionadas do livro “Contos de assombração” (Co-edição Latino Americana). A contação acontece no domingo, dia 7, das 14h às 15h.

O lema da 27ª Feira do Livro de Brasília é “Palavras mudam o mundo” e este ano, o escritor homenageado é Thiago de Mello. A expectativa dos organizadores é de que o evento receba 500 mil visitantes, entre crianças e adultos. O feira acontece entre os dias 29 de agosto e 7 de setembro, na área externa do Pátio Brasil Shopping, entre 10h e 22h.

Parceiros e apoiadores - A 27ª Feira do Livro de Brasília conta com a parceria e apoio da Secretaria de Estado da Cultura do Distrito Federal, da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, do Governo do Distrito Federal, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), da Biblioteca Nacional, do Museu da República, do Instituto Camões, da Câmara Brasileira do Livro (CBL), do Ministério da Cultura, do Ministério do Meio Ambiente, do Ministério da Educação, do Ministério da Ciência e Tecnologia, do Ministério do Turismo, do Ministério das Relações Exteriores, da Biblioteca Nacional, do Museu da República, do Serviço Social do Comércio (SESC), da Organização dos Estados Ibero-americanos, da Central Única das Favelas (Cufa).

Perfil da Feira do Livro de Brasília – Atualmente, a Feira do Livro de Brasília é um dos maiores eventos literários da região Centro-Oeste. Em sua primeira edição, em outubro de 1982, a Feira já dava sinais de que se tornaria uma referência entre livreiros, bibliotecários, editores e os leitores de diferentes partes do Brasil. Em 2007, mais de 500 mil pessoas passaram pela Feira do Livro de Brasília, participando de atividades culturais, oficinas, palestras, workshops e apresentações teatrais e musicais. Em 26 anos de história, a Feira do Livro de Brasília se caracterizou por movimentar o mercado editorial e de livros do DF. A cada ano o evento vem ampliando sua participação social e solidária como difusora do hábito da leitura entre crianças, adolescentes e adultos.

7ª Feira do Livro de Brasília, de 29 de agosto a 7 de setembro, da Área externa do Pátio Brasil Shopping. Entrada Franca. Câmara do Livro do Distrito Federal (CLDF). Informações: (61) 3344-6821.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira