Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

26/08/2008 - 10:43

Cabral inaugura o novo sistema de esgotamento do Jardim Oceânico


Obra representa um importante avanço no Programa de Saneamento da Barra da Tijuca, Recreio e Jacarepaguá

O governador Sérgio Cabral inaugurou na manhã do dia 25 de agosto (segunda-feira),a nova elevatória do Jardim Oceânico, na Barra da Tijuca, capacitada para receber o esgoto dos bairros do Jardim Oceânico, Itanhangá, Joatinga e Barrinha, direcionando-os para o emissário submarino da Barra da Tijuca. A obra marca a conclusão pela Nova Cedae de mais uma etapa do Programa de Saneamento da Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes e Jacarepaguá (PSBJ).

Cabral destacou em seu discurso as melhorias para o meio ambiente, impulsionadas pela Cedae. “Os avanços obtidos pela companhia nesta área são impressionantes. Para se ter uma idéia, no começo do nosso governo, nenhuma gota de esgoto era tratada na Barra da Tijuca, Recreio e Jacarepaguá. Até o final deste ano estarão sendo tratados em toda esta região 1.600 litros de esgoto por segundo, que serão enviados para o emissário submarino da Barra da Tijuca”, destacou, acrescentando:

- No âmbito do Programa de Despoluição da Baía de Guanabara os avanços também são marcantes. No início do nosso governo apenas 500 litros de esgoto por segundo recebia tratamento primário na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Alegria, no Caju. Até o final deste ano, 2.500 litros de esgoto por segundo estarão recebendo tratamento, isto já no nível secundário.

Para o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, as ações da Cedae na preservação do meio ambiente têm reflexos em outros importantes setores. “Me orgulho como ambientalista de ver como a nova gestão da Cedae, ao promover o saneamento da Barra da Tijuca, Recreio e Jacarepaguá, impulsiona a saúde pública, turismo e o esporte”, afirmou.

Projetada com vistas a disponibilizar maior segurança e flexibilidade operacional, a elevatória do Jardim Oceânico operará com um menor custo. Para tanto, foram implantados cinco sistemas independentes de bombeamento, com unidades submersas, com potência de 15 cv cada. Os sistemas são mecanizados e automatizados.

- A elevatória atenderá a um sistema de esgotamento para 160 mil habitantes, com uma capacidade de transferência de até 360 litros de esgotos por segundo. Foram implantadas duas linhas de recalque (tubulação que represa água para a elevatória) com 1.060 metros e diâmetro de 730 milímetros, atravessando, a uma profundidade de seis metros, o leito do Canal de Marapendi. Também foram instalados cerca de mil metros de redes coletoras de esgotos – disse Victer.

O valor investido em todo o sistema, outra realização que vai de encontro aos compromissos do país junto ao COI – Comitê Olímpico Brasileiro, para a escolha da cidade do Rio de Janeiro como sede dos Jogos Olímpicos de 2016, foi de R$ 5,2 milhões.

O evento contou também com as presenças da secretária do Ambiente, Marilene Ramos, do secretário da Casa Civil, Regis Fichtner, além de representantes das principais associações da Barra da Tijuca e ambientalistas.

. Mais informações e utilidades pública em um dos banners nos Canais Empresas & Negócios e Fator Público deste Portal.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira