Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

26/08/2008 - 11:21

Espetáculo teatral faz um apelo para a doação de medula óssea


A peça “Procura-se uma estrela”, no mini-auditório do campus da Unioeste em Foz do Iguaçu será apresentada nesta quarta-feira (dia 27), às 19h15,com a direção de Adriano Esturilho e a participação do Grupo Processo Artes Mundiais, a peça quer conscientizar a população a respeito da importância da doação de medula óssea. O elenco é formado por Renato Perré, Rafael Barreiros e Carolina Maia.

A história mostra uma dupla de artistas acostumada a visitar os pacientes em tratamento de leucemia no Hospital de Clínicas, que resolve ultrapassar os limites do hospital para cativar outra figura fundamental no contexto: o doador. Com bom humor, eles procuram tocar o coração do público com imagens e estórias poéticas criadas a partir de depoimentos reais.

Após apresentações em Curitiba, o espetáculo percorre agora várias cidades do interior do Estado. Ele é promovido pelo Departamento de Genética da Universidade Federal do Paraná e tem o apoio do Hemonúcleo, do Hospital Ministro Costa Cavalcanti. Após a peça, uma equipe do banco de sangue fará o cadastro de doadores.

Doação - A primeira etapa da seleção começa com os exames de compatibilidade. De acordo com a enfermeira do Hemonúcleo, Angela Parteka, é coletada uma pequena amostra de sangue, quantidade necessária para fazer o mapeamento genético do doador. “Ele vai ficar cadastrado num banco de dados, que é o Redome – Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea. As informações do doador vão cruzar com os dados dos pacientes do Inca, que o Instituto Nacional do Câncer. Se algum houver algum paciente compatível, eles entram em contato com o doador”, explica Angela.

De acordo com o Ministério da Saúde, para ter um banco de dados favorável para o transplante seriam necessários pelo menos um milhão de doadores cadastrados. Atualmente existem em torno de 600 mil cadastrados no País, sendo que o Paraná é um dos Estados que lidera o número de doadores voluntários. A entrada é franca e aberta à comunidade.

Doação de medula óssea: o doador deve estar em boas condições de saúde e ter entre 18 e 55 anos, sendo que portadores de doenças transmissíveis pelo sangue, como Aids e Hepatite B e C não poderão doar.

“Procura-se uma estrela”, dia 27 de agosto , às 19h15, no Mini-auditório Unioeste. Entrada franca.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira