Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

26/08/2008 - 11:46

Cruzamento Simental/Holandês potencializa produção de leite


Francisco Siervo, proprietário da Fazenda Rosária, em Miracatu (SP), está divulgando em parceria com renomados criadores, as vantagens de Simental-Fleckvieh e o cruzamento desta raça com o Gado Holandês na produção de leite de alto valor agregado. Tal prática vem ocorrendo de forma crescente em países como Estados Unidos, Canadá, Alemanha e a própria Holanda e os resultados têm sido bastante interessantes.

Segundo pesquisas realizadas, o cruzamento entre Simental-Fleckvieh e Holandês melhora a fertilidade das fêmeas e diminui problemas de parto, aumenta a fertilidade do sêmen, promovendo menos inseminações; proporciona menos dias abertos e reduz intervalo entre partos, eleva os percentuais de gordura e proteína, melhorando o valor do leite utilizado pelas indústrias; agrega maior longevidade, resultando em vacas mais resistentes e fáceis de se manter; preserva qualidade de úbere, propicia velocidade de ordenha favorável, conserva baixos os índices de células somáticas, imprime excelente persistência de lactação, reduz custos veterinários, tem boa produção em sistemas de pastoreio e agrega valor comercial à carcaça.

Os brasileiros já contam com diversas opções interessantes de genética Simental-Fleckvieh de ponta para o uso em rebanhos puros ou para promover esse tipo acasalamento. Siervo visita e está constantemente em contato com centrais da Áustria em busca de novas alternativas para produzir leite em maior quantidade e qualidade. Tal relacionamento culminou na parceria com a Genetic Austria, empresa que congrega a comercialização de genética de todas as centrais daquele país, do qual o criador se tornou representante no Brasil.

Alta demanda - “O aumento da demanda mundial por genética Simental Fleckvieh é um fato curioso. Só a Holanda, por exemplo, importou mais de 10 mil doses de sêmen de Simental Fleckvieh para serem utilizadas em vacas holandesas com o intuito de maximizar as qualidades produtivas”, afirma o criador. Na Áustria, o Simental representa 80% do rebanho e as provas leiteiras, atualizadas trimestralmente, priorizam na seleção a produção de sólidos totais, persistência de lactação, longevidade, conformação e fertilidade.

A produção média do rebanho austríaco chega facilmente aos 7 sete mil kg de leite por lactação. Nas fazendas especializadas na produção de leite, as médias dos rebanhos atingem patamares de dez mil kg, e não é raro ver animais com produções entre 13 e 15 mil kg de leite. “É comum ver vacas de seis ou sete lactações com produção vitalícia superior a 100 mil kg”, explica o criador. A Fazenda Rosária faz pressão de seleção para melhorar leite e carne. Para tanto, importou sêmen e embriões de touros líderes de sumário na Áustria e Alemanha, acasalados com vacas de produções superiores a 12 mil kg por lactação de 305 dias.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira