Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/08/2008 - 12:17

Natura e IBM fecham parceria para criação de Centro de Serviços

Processo terá início com a terceirização das atividades operacionais das áreas de Finanças, Tesouraria, Fiscal, Contabilidade e Contas a Pagar da Natura.

São Paulo – A Natura e a IBM firmaram um contrato pelo qual a empresa de cosméticos vai terceirizar para a multinacional de tecnologia parte das suas atividades das áreas de Finanças, Tesouraria, Fiscal, Contabilidade e Contas a Pagar. A parceria é o primeiro passo para a criação do Centro de Serviços Natura, que concentrará os serviços operacionais da companhia.

A expectativa é que o Centro de Serviços, cuja gestão ficará a cargo da IBM, propicie expressivo ganho de eficiência à Natura, pois vai otimizar a execução das tarefas operacionais a partir da uniformização de processos e do uso de ferramentas e soluções tecnológicas desenvolvidas pela empresa de tecnologia.

Outro aspecto fundamental desse processo é que os colaboradores da Natura envolvidos nas tarefas operacionais, ao migrarem para a IBM, poderão se beneficiar de um plano de carreira voltado para seus perfis técnicos nos trabalhos que continuarão desenvolvendo no Centro de Serviços.

“A criação do centro representa um ganho duplo. Para os nossos colaboradores, que terão oportunidade de crescimento profissional dentro de uma estrutura voltada especificamente para os seus conhecimentos técnicos. E para a empresa, que ganhará eficiência na execução dos processos”, declara David Uba, vice-presidente de Finanças e Informações da Natura.

A escolha da IBM ocorreu por meio de um edital, que contou com a participação de outras três empresas. Cinco fatores foram determinantes para a seleção: a expertise tecnológica da IBM; a apresentação de um plano de carreira bem estruturado; o fato de as duas companhias possuírem culturas empresariais muito parecidas; e o oferecimento da melhor proposta para a metodologia de terceirização, com destaque para os procedimentos relativos à automatização e inovação de processos.

Com a terceirização dos processos, a Natura ganha a capacidade de focar ainda mais em seu core business, aperfeiçoando o nível de controle e qualidade de suas operações.

Para Fernando Guerra, executivo da IBM responsável por BTO (Business Transformation Outsourcing) no Brasil, o principal fator de sucesso desta implementação foi a visão estratégica da Natura. “Esperamos, por meio de inovação e muito trabalho, fazer a diferença e nos tornar um elemento importante na concretização da estratégia de longo prazo da Natura”, comenta.

Perfil da Natura - Criada em 1969 a partir de um laboratório e uma pequena loja em São Paulo, a Natura é a maior fabricante brasileira de cosméticos e produtos de higiene e beleza e líder no setor de venda direta. Com mais de 5.900 colaboradores, a empresa registrou receita bruta de R$ 4,3 bilhões no ano de 2007, um crescimento de 10,6% em relação ao ano anterior. A Natura está presente no Brasil, Argentina, Peru, Chile, México, Venezuela, Colômbia, Bolívia e França – onde mantém uma loja e um centro-satélite de pesquisa e tecnologia. Sua força de vendas, no 2º trimestre de 2008, é formada por 760 mil consultores, sendo 660 mil no Brasil e 100 mil no exterior.

Perfil - IBM (www.ibm.com.br).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira