Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/08/2008 - 12:29

É preciso ir além do bafômetro

Medidas precisam aumentar a segurança das vias, um dos temas a ser discutido no TranspoQuip, que começa em duas semanas.

De fato, a segurança no trânsito é um problema sério. Segundo o jornal O Globo, nos últimos dez anos, 327.469 pessoas morreram em acidentes de trânsito no Brasil. Atropelamentos e colisões respondem por 4% dos óbitos do país. De cada 25 brasileiros que morrem, um perde a vida no trânsito. Outro dado que assusta é o número de mortes que, de acordo com o Ministério da Saúde, totaliza 35 mil por ano. Além disso, segundo a Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC), o Brasil perde R$ 700 milhões, por ano, em furto/roubo de cargas.

De todo modo, o Governo brasileiro vem adotando algumas medidas com o intuito de aumentar a segurança em vias urbanas e estradas. Neste sentido, lançou recentemente o Registro Nacional de Infrações de Trânsito – RENAINF, um sistema de gerenciamento e controle de infrações que deve reduzir a impunidade. Também estabeleceu uma série de medidas para motociclistas e instaurou a chamada Lei seca.

O presidente da Real Alliance, organizadora do TranspoQuip, mega-evento de infra-estrutura de transportes, que acontece de 09 a 11 de setembro em São Paulo, acredita que estas questões atravancam o crescimento e inibem investimentos. Por isso, não preocupam apenas o governo. Muitas empresas e entidades se mobilizam para abrir discussões e buscar alternativas. O TranspoQuip é um bom exemplo disto, pois pode contribuir significativamente para a melhoria da segurança viária. É o primeiro evento no País que vai reunir cerca de 200 players, do Brasil e do exterior, do setor de infra-estrutura de transporte, além das principais entidades governamentais e especialistas. “O intuito é discutir a questão da infra-estrutura de transportes no Brasil e expor tecnologias, serviços e projetos disponíveis no mundo”, acrescenta.

Van den Ende afirma que é fundamental que todos os setores envolvidos discutam o problema e conheçam as alternativas possíveis. “A troca de informações, a discussão e o conhecimento sobre o que o governo e as indústrias precisam e pretendem, são essenciais para um planejamento estratégico que envolva governo, fornecedores e usuários e, claro, traga soluções”, avalia.

Para o presidente da UNICAM – União Nacional dos Caminhoneiros, José Araújo "China" da Silva, é preciso garantir uma melhor adequação da qualidade da malha viária nacional e todas as suas estruturas: policiamento mais eficaz para evitar assaltos e roubos de cargas; controle e bom funcionamento das balanças; rodovias com bom asfalto e manutenção constante e investimento na saúde dos caminhoneiros. “Há outras importantes medidas como a manutenção periódica dos veículos por parte das transportadoras; maior controle no peso e na distribuição das cargas (especialmente nas cargas líquidas e químicas); correção das curvas e estradas mal projetadas e estímulos para a renovação da frota”, salienta.

“China” salienta que o TranspoQuip é uma excelente oportunidade para chamar atenção da área de transporte e logística sobre a importância deste setor que transporta cerca de 80% das cargas do país (tanto para o consumo interno como exportação e importação). “Representa uma possibilidade de realizar parcerias que possam alavancar projetos para melhorar as demandas de segurança dos caminhoneiros citadas acima”, completa.

Sinalização, sistemas de segurança e de detecção de veículos, iluminação são apenas alguns itens da lista de produtos e serviços que precisam ter a mais avançada tecnologia para dar suporte ao planejamento do Governo e garantir a qualidade das obras executadas. “Sem dúvida, o TranspoQuip vai permitir um intercâmbio tecnológico de altíssimo nível para um dos setores que é um dos mais comprometedores gargalos para o crescimento do Brasil”, finaliza van den Ende.

Perfil da Transpoquip - O TranspoQuip acontece de 9 a 11 de setembro de 2008 no Expo Center Norte, em São Paulo, e é organizada pela Real Alliance – companhia brasileira de origem holandesa. Trata-se de uma mega-exposição internacional de infra-estrutura de transportes que vai contar com cerca de 200 grandes fornecedores mundiais e brasileiros de insumos industriais, equipamentos, software e serviços para estradas, portos, aeroportos, ferrovias e sistemas de transporte urbano. O TranspoQuip contará também com uma conferência e seminários reunindo especialistas em temas como gestão logística, segurança, conforto e arcos regulatórios relacionados à infra-estrutura de transporte. Para mais informações, visite o site www.transpoquip.com.

Perfil da Real Alliance - Fundada por um grupo de investidores privados holandeses, a Real Alliance assessora e identifica oportunidades de negócios para empresas estrangeiras que desejam entrar no mercado brasileiro. Com sede no Rio de Janeiro, a empresa é responsável pelo TranspoQuip Latin América, mega-exposição de infra-estrutura em transporte, a ser realizada em setembro de 2008. O evento tem o apoio do Ministério dos Transportes, Ministério das Cidades, CNT, DNIT, Infraero, entre outros. Entre os clientes da Real Alliance estão grandes conglomerados da Europa Ocidental, Leste Europeu, China, Austrália e EUA. A Real Alliance assessora corporações de áreas como transporte, logística, infra-estrutura e tecnologia. || Site www.transpoquip.com.br ou pelo telefone (21) 3717-4719. | * Banner lincado no Portal Fator Brasil, acesse!

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira