Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/08/2008 - 13:22

Ecom Energia prevê faturamento de R$ 150 milhões com o fechamento de contratos assegurados

Asseguração de Auditoria Independente nos contratos de venda de energia elétrica aumenta a procura dos consumidores livres. Empresas buscam este modelo de negócio para ter garantia do produto adquirido e transparência nas transações. Crescimento da comercializadora deve chegar a 76% em 2008

Ações mais seguras na compra de energia elétrica no mercado livre vêm aumentando e atraindo a confiança dos consumidores. A comercializadora Ecom Energia fecha três novos contratos de longo prazo assegurados pela auditoria independente PricewaterhouseCoopers (PwC) e projeta um faturamento de R$ 150 milhões para este ano, crescimento de 76% em relação a 2007. Os novos contratos com prazo acima de seis meses recebem o certificado, garantindo que a quantidade de energia contratada está no portfólio da comercializadora.. A ação pioneira da Ecom mostra transparência e proporciona segurança nas operações de compra e venda.

As empresas Lafarge, líder em produção de cimento e concreto, a Rede Comercializadora, fornecedor e comercializador de energia elétrica, e a Duratex, fabricante de materiais de construção, acabam de aderir a este modelo de negócios. De acordo com o sócio-diretor da Ecom Energia, Márcio Sant’Anna, há um significado muito importante para o setor. “É o marco de uma inovação. Mostra que o mercado está em busca de seriedade e confiança nas suas aquisições de energia elétrica”. Só estes contratos somam aproximadamente 50MW de energia com duração até 2013 e 2015, o mais longo.

Segundo Aurélio Monteiro Neto, gerente de logística da FICAP, empresa líder no segmento de fios e cabos elétricos e a primeira a obter um contrato certificado da Ecom, há uma segurança maior em todas as fases de contratação. “A comercializadora não produz o insumo que vende, logo a pergunta que se faz é se ela já comprou a energia que está oferecendo ou se irá especular com o preço do PLD. A certificação com a PwC vem esclarecer esta pergunta”, comenta.

Na opinião do gerente de contratos da Rede Comercializadora, Julio Bosco Nazareno, é fundamental haver respaldo em operações que envolvam montantes financeiros de grande porte. “A preferência por empresas certificadas é importante porque há uma garantia de que esta assume compromissos de qualidade, agilidade e seriedade em suas atividades. Se a empresa certificadora é a PwC, preenche os seus requisitos de qualificação”.

A asseguração também garante que o produto adquirido deve estar registrado na Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). Veronique Talon, chefe de suprimentos da Lafarge, alerta sobre uma compra não certificada. “O risco é estar descoberto na contabilização do mês feita pela CCEE e ter a necessidade de compra do volume descoberto no curto prazo a preço de PLD mais spread, além da multa da própria Câmara”.

A preocupação da Ecom Energia é dar credibilidade aos contratos. Rodrigo Noronha, auditor da PricewaterhouseCoopers, conta que a parceria com a empresa foi uma ação inédita e uma oportunidade de desenvolver um novo produto da auditoria. “É importante salientar que a Ecom foi pioneira e percebemos que a asseguração vai ser uma exigência de mercado futuramente”.

Perfil da Ecom Energia - Autorizada pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), agente do CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica) e associada ABRACEEL (Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia Elétrica), a Ecom Energia investe constantemente em avanços comerciais e intelectuais na captação das fontes de energia e na transformação destas nas melhores soluções de abastecimento em “Contratos Bilaterais”. Objetivando suprir, dessa forma, as necessidades do mercado, utilizando seu conhecimento técnico-jurídico e o alto desenvolvimento logístico para encontrar a melhor fonte e assegurar as melhores condições comerciais para seus clientes. A empresa é pioneira na comercialização de energia proveniente de fontes incentivadas a clientes livres, destacando aquelas oriundas de Pequenas Centrais Hidrelétricas – PCH´s e Biomassa .

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira