Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/08/2008 - 13:32

Treinamentos incentivam clientes a pedirem “sugestões da casa”

Na Cantina Romanos, 35% dos cientes aceitam sugestões de chefs.

Em restaurantes de Campinas, treinamentos estimulam funcionários a oferecerem indicações dos chefs aos clientes. De acordo com o consultor em clima organizacional Paulo Lot Jr., ao investir no funcionário, as empresas investem no cliente ao mesmo tempo. "O cliente gosta quando o atendimento é rápido e cordial. Além disso, quando a qualidade do produto ou serviço prestado superou as expectativas, estima-se que o cliente mantém a lealdade em 87% dos casos”, afirma.

É o caso do restaurante italiano Cantina Romanos, que percebeu aumento de 25% nos pedidos de sugestões de vinhos e pratos após aumentar o número de treinamentos dos funcionários da casa. “Semanalmente nossos colaboradores se atualizam para indicarem o melhor vinho para cada tipo de prato. É de praxe os clientes mais antigos experimentarem nossas sugestões ao invés de comer o mesmo prato sempre”, afirma o maitre e sommelier da cantina, Eduardo Araújo.

A iniciativa partiu do próprio maitre, após observar que mais do que servir, é preciso sugerir. “Os clientes sempre ficam em dúvida em relação a qual prato apreciar ou qual vinho é o ideal para acompanhar massas e carnes. Quando começamos a investir no aprendizado dos funcionários, ganhamos novos maitres, chefs e sommeliers”, afirma Araújo.

O mesmo acontece no restaurante Parmegiana.com, comandado pelo Chefe Nunes, que buscou inovar no segmento de gastronomia. Com cardápio variado, o restaurante também abre espaço para o gosto do cliente. “Em qualquer dia e horário, a pessoa pode chegar e pedir algum prato que não esteja no menu. Os cozinheiros da casa estão preparados para isso. Se meu cliente chega com vontade de algo diferente, preparo na hora”, afirma Nunes.

Cantina Romanos - Fundada em 1998, a Cantina Romanos é uma franquia especializada em comida italiana. Em seu plano de expansão, inclui a abertura de dez lojas em todo o território nacional até 2008, a começar pela Região Metropolitana de Campinas. Decorada em estilo italiano, a casa está situada no bairro Cambuí, em Campinas, na Avenida Coronel Silva Telles, 620. Também atende entregas pelo telefone: (19) 3254 5858.

Paulo Lot Jr. é consultor em comportamento e desenvolvimento organizacional, palestrante, professor universitário da PUC Campinas e USF - Universidade São Francisco. Atua principalmente nas áreas de gestão de pessoas e organizações. Com vasta experiência em treinamento e palestras, tem contribuído com diversas empresas na solução de problemas de comportamento e motivação de equipes.

Parmegiana.com - O restaurante Parmegiana.com é comandado pelo Chefe Nunes, que atua há 28 anos no mercado gastronômico. Ele resolveu trazer para Campinas, há menos de um ano, o carro chefe do restaurante, o filé à parmegiana. O restaurante também traz no menu mais de 40 tipos de pratos, entre massas, carnes e frutos do mar. O Parmegiana.com tem capacidade para 120 pessoas e está aberto de terça à domingo. O restaurante fica no bairro Guanabara e o telefone é (19) 3213-4296/3241-0166.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira