Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/08/2008 - 07:23

Light homenageia Antonio Gallotti

Companhia dará nome de seu primeiro presidente brasileiro ao edifício da subestação Leblon, na Zona Sul do Rio.

O catarinense Antonio Gallotti, personalidade do setor elétrico e primeiro brasileiro a ocupar a presidência da Light, completaria no dia 29 de agosto (sexta-feira), 100 anos de vida. Em homenagem à data, a Light dará seu nome ao edifício da Subestação Leblon, na Rua Almirante Guilhem, 423. A placa comemorativa foi descerrada no dia 27.

Funcionário de carreira, Antônio Galloti ocupou a presidência da Light entre 1965 e 1974. Em sua gestão o patrimônio líquido do grupo cresceu quase vinte vezes, e o sistema elétrico SãoPaulo/Rio cresceu quase na mesma proporção, o que fez da Light o maior empreendimento privado do Brasil na época.

Ao chegar à presidência da empresa, Antonio Gallotti encontrou sérios problemas no sistema que prejudicavam o suprimento de energia elétrica à população. Ao deixar o cargo, esses problemas já haviam sido superados. Foi sob sua administração que ocorreram as conversões de freqüência no sistema elétrico do Rio. Cabe ainda destacar a ativa participação da Light na criação de Furnas Centrais Elétricas, para a qual, inclusive, cedeu mão-de-obra.

Deixando a direção executiva em 1974, dedicou seus últimos cincos anos na Light a questões estratégicas do grupo. Na presidência do conselho de administração, encerrou sua participação na companhia, em 1979, com a venda do controle acionário do grupo para o governo brasileiro.

Antonio Gallotti faleceu em dezembro de 1986, aos 78 anos.

Perfil da Light - A Light S.A. é uma holding que possui negócios nos segmentos de distribuição, geração e comercialização de energia elétrica. Compõem o grupo a Light Serviços de Eletricidade S.A., 4ª maior distribuidora de energia elétrica do país, com uma área de concessão que abrange 31 municípios no estado do Rio de Janeiro, incluindo a capital, com 3,9 milhões de clientes; a Light Energia S.A., 6ª maior companhia privada do setor de geração do país, com capacidade instalada de 855MW; a Light Esco - Prestação de serviços Ltda, empresa de comercialização de energia que atua no mercado livre e de fontes alternativas incentivas; a Lightger Ltda, empresa de fim especifico, responsável pela construção da PCH Paracambi; e a Itaocara Energia Ltda, empresa de fim específico, responsável pelo projeto da UHE Itaocara.

A Light S.A. é controlada pela Rio Minas Energia Participações S.A. (RME) desde 10 de agosto de 2006, que detém 52,25% do capital social total e votante da companhia. Os 47,75% restantes pertencem aos acionistas BNDES, com 33,69%, e outros com 14,06%.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira