Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/08/2008 - 08:29

Brasil-Austrália: uma Parceria Reforçada faz Comunicado Conjunto

O Governo australiano recebeu, com satisfação, a visita oficial à Austrália, no período de 26 a 28 de agosto de 2008, do ministro Celso Amorim. A visita foi a primeira realizada por um ministro brasileiro à Austrália desde a eleição do Governo Kevin Rudd e a segunda realizada à Austrália pelo embaixador Celso Amorim na qualidade de ministro das Relações Exteriores. O ministro Amorim manteve encontros com o ministro dos Negócios Estrangeiros da Austrália, Stephen Smith, e com o ministro do Comércio Exterior, Simon Crean. Ele também foi recebido em audiência pelo primeiro-ministro Kevin Rudd.

Os ministros Amorim e Smith passaram em revista as relações bilaterais e trocaram idéias sobre temas multilaterais, inclusive sobre a revitalização da Rodada Doha, mudança climática, reforma das Nações Unidas e progressos em Timor-Leste.

Os ministros concordaram em que as relações entre o Brasil e a Austrália devem ser reforçadas de forma a refletir o crescente interesse na ampliação e no aprofundamento dos vínculos entre os dois Governos, as comunidades empresariais e os povos das duas nações. Para tanto, os ministros trabalharão juntos com vistas a aumentar o nível de engajamento e cooperação entre o Brasil e a Austrália.

Como primeiro passo, os ministros desenvolverão um Plano de Ação para elevar as relações bilaterais a uma Parceria Reforçada, que será submetido à consideração do senhor presidente da República e do primeiro-ministro australiano. Nesse sentido, os ministros enfatizaram a intenção do presidente Lula e do primeiro-ministro Rudd de trocarem visitas bilaterais.

Os ministros acordaram instruir suas Chancelarias a darem início imediatamente à tarefa de identificação de elementos do Plano de Ação para explorar a cooperação em comércio e investimentos, agricultura, mineração, energia, ciência e tecnologia, educação, esportes, cultura e outras formas de relacionamento entre australianos e brasileiros. Foi sublinhado o importante papel da sociedade civil e da comunidade empresarial em assegurar o êxito de tal processo.

Os ministros também reconheceram o compromisso do Brasil com a integração regional da América do Sul e da Austrália com a região Ásia-Pacífico. Concordaram em trabalhar conjuntamente no intuito de promover vínculos mais fortes entre as duas regiões.

O Plano de Ação procurará, ademais, reforçar a cooperação existente em foros multilaterais, inclusive no âmbito das Nações Unidas e da Organização Mundial de Comércio.

O ministro Amorim convidou os ministros Smith e Crean a visitarem o Brasil. Ambos os ministros aceitaram o convite e estão examinado possíveis datas.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira