Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/08/2008 - 09:28

Pernambuco ganha novo vôo para os Estados Unidos

Pernambuco terá dois vôos regulares para os Estados Unidos a partir de dezembro. O secretário de Turismo do Estado Silvio Costa Filho anunciou uma conexão para Atlanta (EUA), pela Delta Airlines, que começa a ser operada no dia 22 de dezembro (Atlanta-Recife-Fortaleza-Atlanta), com cinco freqüências semanais. No último dia 13, o governador Eduardo Campos e Silvio Costa Filho já haviam anunciado um vôo diário para Miami (EUA), pela American Airlines, com início das operações previstas para 2/11/08 (Miami-Salvador-Recife-Miami).

"Pernambuco jamais teve vôos para os Estados Unidos realizados por empresas norte-americanas. Agora teremos dois. Os Estados Unidos são um mercado estratégico para nós e o esforço agora será para garantir ocupações de 70% nas aeronaves", afirmou Costa Filho. A aeronave utilizada para a conexão Atlanta será um Boeing 757 - ER, configurado com 26 assentos em classe executiva e aproximadamente 161 na econômica. A Delta Airlines opera 332 destinos, em 57 países e nos cinco continentes.

Perfil- Basta dizer que nos cinco primeiros meses deste ano os passageiros com residência permanente nos EUA ocuparam a primeira posição entre os estrangeiros desembarcados no Recife, com 14,83% do total, seguidos pelos argentinos, com 14,69% (dados da Infraero). No Brasil, o mercado norte-americano cresceu 10% no ano passado, com aproximadamente 1,3 milhão de desembarques no País. Já os brasileiros que foram aos EUA ultrapassam a marca de 1,2 milhão.

De acordo com dados do Consulado dos Estados Unidos no Recife, mais de 2.000 vistos são processados por mês para brasileiros, o que corresponde a aproximadamente 24.000 vistos por ano. Cerca de 72.000 pessoas estão aptas a continuar viajando aos EUA, o que corresponde em um ano, ao embarque de 197 passageiros por dia.

pesquisa de perfil do turista, realizada pela Empetur em 2007, revelou que os EUA ainda representam um mercado pouco explorado por Pernambuco, especialmente nos segmentos negócios, ecoturismo/aventura e melhor idade. De acordo com a pesquisa, 66,67 dos desembarcados no ano passado eram do sexo masculino, com idade entre 36 e 50 anos (36%). A maioria, profissionais liberais (32%), que vieram a Pernambuco a passeio (44%), enquanto 24% chegaram para negócios/trabalho.

Metade dos norte-americanos procuraram pelas belezas naturais do estado, enquanto 25% vieram em busca do patrimônio histórico/cultural e 17% de ecoturismo/aventura. A pesquisa revelou ainda que 64% destes turistas ficaram hospedados em hotéis, flats ou pousadas. O grau de satisfação dos norte-americanos com Pernambuco foi de 88%.

Estimativa- A expectativa da Setur é que até o final do ano os dois vôos movimentem 9.500 passageiros, entre brasileiros que vão aos EUA e americanos que virão ao país. Para o primeiro semestre de 2009, os vôos da Delta e da American devem movimentar quase 39 mil passageiros.

"Estimamos um impacto de aproximadamente R$ 35 milhões na economia do turismo. O americano tem um gasto médio superior aos europeus (R$ 210/dia) e passa mais tempo nos destinos", disse Silvio Costa Filho.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira