Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/08/2008 - 09:41

Dia Nacional da Conscientização sobre a Esclerose Múltipla

Em 30 de agosto, eventos em várias cidades lembram a data.

Para lembrar o Dia Nacional de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla, em 30 de agosto, várias cidades brasileiras realizarão eventos musicais, panfletagem e palestras. Muitas delas são uma iniciativa da Merck Serono, com o apoio da ABN (Academia Brasileira de Neurologia) e das associações de pacientes locais.

Para o presidente da Febrapem – Federação Brasileira das Associações Civis de Portadores de Esclerose Múltipla – Wilson Gomiero, é importante a movimentação e a realização de eventos que despertem a consciência dos pacientes de Esclerose Múltipla e dos profissionais ligados a área da saúde. "Isso ajuda a quebrar estigmas e colabora para o diagnóstico precoce da doença", diz.

Em várias cidades serão distribuídos folhetos com explicações sobre a doença, sintomas, como diagnosticar e tratar. Esclarecimentos e informações podem ser conseguidas no telefone do Programa de Atendimento ao Paciente (PAP): 0800-113320.

Esclerose Múltipla -A Esclerose Múltipla é uma doença auto-imune, crônica, que afeta o sistema nervoso central. Não tem causa definida e surge em adultos jovens (com cerca de 20 a 40 anos) comprometendo movimentos e visão. A Esclerose Múltipla afeta mais as mulheres, numa proporção de três para um.

Sintomas como perda de visão unilateral, diminuição da força nas pernas e nos braços, formigamentos, dores faciais e vertigens, devem ser bem analisados pelos médicos, pois podem representar o início da Esclerose Múltipla.

A doença é incapacitante e não tem cura. Mas existem tratamentos eficientes, com medicamentos que são fornecidos pelo SUS, que podem diminuir a freqüência e a intensidade dos surtos e retardar o aparecimento de seqüelas. O diagnóstico precoce e o início rápido do tratamento são a chave para que o paciente consiga boa qualidade de vida.

Em todo o mundo existem cerca de 2 milhões de portadores da doença. No Brasil estima-se a existência de 25 mil pacientes.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira