Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/08/2008 - 09:44

Voluntariado do GRAACC recebe ISO 9001

Certificação comprova excelência do trabalho realizado pela entidade .

Reconhecido pela excelência de sua gestão e pelos expressivos resultados obtidos na cura do câncer infantil, o Grupo de Apoio ao Adolescente à Criança com Câncer – GRAACC ganhou também a certificação de qualidade de seu voluntariado. Hoje, dia 28 de agosto, o voluntariado da entidade recebeu o ISO 9001:2000 da ABS Quality Evaluation – QE, um dos líderes mundiais em certificação. “Com isso, podemos tornar o trabalho dos voluntários mais homogêneo e padronizado, e unir e capitalizar esforços para aprimorar continuamente os serviços prestados aos pacientes e familiares, humanizando o nosso atendimento hospitalar”, diz Dr. Sérgio Petrilli, superintendente geral do GRAACC. No Brasil, raras entidades do gênero têm essa certificação.

Segundo Sérgio Luis Custódia, country manager da ABS, certificar o sistema de gestão do GRAACC com a ISO 9001 foi muito gratificante, pois, diferentemente de algumas empresas, que se certificam porque o mercado exige, o GRAACC buscou a certificação voluntariamente. “Além disso, seu sistema de gestão está muito bem estruturado. Prova disso foi a ausência de não-conformidades nas auditorias feitas. Estamos felizes e honrados por fazer parte desse processo.”

O GRAACC reúne 350 voluntários que atuam em 17 setores do hospital que mantém em São Paulo para tratamento do câncer infantil. Além disso, congrega mais de 3 mil voluntários que trabalham em eventos pontuais de mobilização para a causa e captação de recursos financeiros.

A organização é um dos mais bem-sucedidos exemplos de parceria entre a universidade (Unifesp), responsável pelo suporte técnico e científico; empresas parceiras, responsáveis pela gestão focada em resultados; e comunidade, que, por meio do voluntariado, garante a humanização do atendimento hospitalar e a sustentabilidade do GRAACC. Segundo Sérgio Petrilli, o grupo de voluntários é a alma da organização não-governamental. “Temos uma ampla diversidade de colaboradores: estudantes, profissionais liberais, executivos de grandes empresas, donas de casa, das mais diversas faixas etárias”, diz Petrilli.

Processo - Na busca pela excelência no atendimento aos pacientes, o GRAACC criou em 2003 o Projeto Abraçar, voltado para a melhoria da gestão do voluntariado. Ao final do desenvolvimento do projeto, surgiu a idéia de mais um desafio, sempre com a finalidade de aperfeiçoar o serviço e de inovar: a implantação do Sistema de Gestão de Qualidade – SGQ, que durou dois anos.

O GRAACC criou o setor de qualidade do voluntariado para assegurar que todas as exigências do SGQ fossem atendidas, como documentar as atividades do voluntariado, estabelecer políticas e objetivos de qualidade, medir e monitorar objetivos e procedimentos, e treinar os voluntários.

“Nosso objetivo foi garantir um corpo de voluntários solidário e com habilidades necessárias aos serviços prestados, estimular e valorizar o comprometimento e a pró-atividade, e contribuir na humanização do atendimento hospitalar e no processo de captação de recursos”, afirma Vera Secaf, coordenadora do setor de qualidade do voluntariado do GRAACC. “Com o SQG, todas as idéias dos voluntários da instituição são avaliadas e, quando pertinentes, executadas”, completa.

Após implantado o sistema, o trabalho do setor de voluntariado do GRAACC passou por auditoria de profissionais do ABS Quality Evaluation. “O processo para obtenção da certificação demonstrou que nosso voluntariado imprime alto nível de qualidade nos trabalhos prestados”, diz Vera.

Com a certificação, que tem validade de três anos, serão feitas auditorias anuais para garantir a continuidade do processo e a efetiva utilização do sistema. “Ao conquistar o ISO 9001, o GRAACC inova na busca da excelência”, diz Petrilli. “O certificado ajudará o GRAACC a manter os serviços dentro dos melhores padrões de qualidade do tratamento do câncer, garantindo às nossas crianças e aos nossos adolescentes o direito de serem assistidos adequadamente e alcançarem todas as chances de cura”, completa.

GRAACC - O GRAACC (www.graacc.org.br) é uma organização sem fins lucrativos, criada com a missão de garantir a crianças e adolescentes com câncer o direito de alcançar todas as chances de cura, dentro do mais avançado padrão científico, com qualidade de vida. O GRAACC realiza mensalmente uma média de 1.550 consultas médicas, 3.000 procedimentos ambulatoriais e 100 procedimentos cirúrgicos. Além do diagnóstico e tratamento, o GRAACC atua no desenvolvimento do ensino e pesquisa do câncer infantil.

ABS QE - O ABS Quality Evaluations é um organismo certificador internacionalmente reconhecido pela qualidade de seus serviços e por sua equipe de auditores. Para as certificações, oferece as acreditações RVA, ANAB, INMETRO, EMA, IATF e SAI. A empresa tem mais de 1.200 certificados emitidos no Brasil, nas mais diversas normas de sistemas de gestão, como ISO 9001 (sistema de gestão da qualidade), ISO 14001 (sistema de gestão ambiental), SA 8000 (responsabilidade social), entre outros. Além disso, o ABS QE oferece serviços complementares, como treinamentos abertos e in company, auditorias de fornecedores, auditorias internas e serviços customizados.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira