Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/08/2008 - 09:51

SEP recebe propostas para adoção de tecnologias de rastreamento de cargas

A Secretaria Especial de Portos (SEP) recebeu 17 propostas de empresas interessadas em prestar auxílio técnico à absorção de tecnologia e capacitação no uso de sistemas logísticos com o conceito de "Carga Inteligente" e "Cadeia Inteligente de Logística Portuária". A adoção dessas novas tecnologias vai permitir o rastreamento das cargas.

A Secretaria Especial de Portos (SEP) recebeu 17 propostas de empresas interessadas em prestar auxílio técnico à absorção de tecnologia e capacitação no uso de sistemas logísticos com o conceito de "Carga Inteligente" e "Cadeia Inteligente de Logística Portuária". A adoção dessas novas tecnologias vai permitir o rastreamento das cargas que passam pelos portos brasileiros, em todos os seus estágios, até a chegada ao seu destino final. Com isso, o processo logístico vai ganhar mais segurança, celeridade e índices expressivos de desempenho.

A licitação é resultado de um convênio firmado entre a SEP e a Agência de Desenvolvimento e Comércio dos Estados Unidos (United States Trade and Development Agency – USTDA) para implantação do sistema. Segundo o acordo assinado, a agência americana promove, em seus moldes, processo licitatório para que empresas norte-americanas apresentem propostas para a prestação de auxílio técnico à SEP. Essa ajuda consiste na definição das tecnologias que vão permitir o monitoramento e avaliação da logística de transporte.

O convênio proporcionará recursos de US$ 523,5 mil para o desenvolvimento dos trabalhos. Esse valor será integralmente custeado pela USTDA e não exigirá contrapartida brasileira. A empresa americana que for executar o trabalho poderá ainda contratar firmas nacionais para atuarem no projeto.

Agora, esgotado o prazo para o envio de propostas, a SEP inicia o processo de abertura das mesmas. A licitação deverá ser concluída dentro de 60 dias.

Conceito - A cadeia logística abrange uma ampla gama de intervenientes que proporcionam as condições necessárias ao transporte das mercadorias, que podem ter um longo processo de deslocamento, tanto em distâncias a serem percorridas como na sua duração.

Neste caso, aspectos relacionados ao gerenciamento e ao controle de rastreabilidade, segurança, documentação, tributação, planejamento de tempo, programação de serviços de apoio, disposição em armazéns e em meios de transporte são alguns pontos onde se concentram muitos dos esforços tecnológicos dos setores envolvidos.

Quando se pensa em carga inteligente, pretende-se que exista um sistema que permita a coleta eletrônica de informações de interesse como, por exemplo, os dados identificadores da mercadoria.

O mesmo conceito de inteligência, quando aplicado aos contêineres, expressa a possibilidade de se obter informações tais como: violação, temperatura, vibração, localização, entre outros. | SEP/PR

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira