Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/08/2008 - 10:32

“Nuvem de pó”, Priscila Ferraz dá destaque ao cerrado


Primeiro romance da autora, retrata o cotidiano de pessoas simples que habitam um pedaço do país ainda desconhecido pela população brasileira.

Nas livrarias de todo o país o livro “Nuvem de Pó - Uma história de encantamento e mistério no cerrado brasileiro”, da economista Priscila Ferraz. Em sua primeira obra, a autora desenvolve com sensibilidade e delicadeza uma narrativa que desvenda a diversidade e encantos desse pedaço do interior do país.

Através de um enredo envolvente, o leitor é transportado ao dia-a-dia de pessoas que vivem no cerrado. Moradores de casas simples, sem acesso à energia elétrica, que vivem “à moda antiga” utilizando fogões a lenha e lampiões de querosene.

O impacto desse mundo rústico, que parece ter parado no tempo, está entre os motivos para Priscila Ferraz escrever “Nuvem de Pó”. O clima seco e a falta de chuva, que faz qualquer rajada de vento levantar uma enorme poeira, deu origem ao nome do livro. Nessa região é comum não chover uma gota de abril até outubro. A vegetação, especialmente no tempo da estiagem, se mostra agressiva. Árvores de troncos torcidos e de folhas grossas, esparsas em meio a uma vegetação rala e rasteira, trazem consigo a luta para sobreviver às intempéries do lugar.

É neste ambiente impressionante onde vai se refugiar Mafalda, personagem central do livro, que viaja o mundo tentando esquecer sua dor . A velhinha misteriosa fica seduzida pelo cerrado brasileiro e escolhe o local para passar o resto de sua vida. Levando alegria às pessoas humildes da região, Mafalda as presenteia com roupas que ela mesmo confecciona e que, de uma maneira quase mágica, transforma a vida dos outros quando eles as vestem. Ficção ou realidade? Cabe ao leitor decidir!

Nesta trama de magia é que se desenrolam os “causos” contados de maneira tão singular pela autora. A história da personagem central mistura-se com outras histórias paralelas repletas de usos e costumes que Priscila foi recolhendo nas visitas à região. Cada capítulo uma viagem que, com certeza, deixará o leitor envolvido do começo ao fim.

Segundo Priscila Ferraz, o principal objetivo do livro é despertar a curiosidade do leitor sobre a região. “Só assim poderemos preservar esse lugar lindíssimo do Brasil, protegendo a fauna, a flora e a atmosfera do cerrado”, afirma.

Nessa viagem profunda ao interior do país, Priscila Ferraz retoma o regionalismo na literatura brasileira. No meio da vegetação retorcida e da terra árida, o ser humano se depara com os milagres de existência. Um gênero tão bem retratado nas obras de João Guimarães Rosa: o universal no particular.

Resultado de muitos anos de observação, escuta de estórias, anotações e criações, “Nuvem de Pó” procura valorizar mais esse pedaço do Brasil e seduzir os leitores. De acordo com a autora, o cerrado é muito desconhecido do próprio brasileiro. “É considerado o primo pobre do pantanal, litoral e Amazônia, mas isto ocorre justamente por ser desconhecido, pois é encantador quando desvendado”, argumenta Priscila.

Autora - Priscila Ferraz nasceu em São Paulo, é economista com larga experiência no ramo de confecções . Também esportista, participa de competições de tênis . Há vinte anos, conheceu uma fazenda em Buritis, município na divisa entre Minas Gerais, Bahia e Goiás. Ficou impressionada com tudo que viu por lá, chegando até a fazer o parto da caseira da propriedade. O encantamento resultou, primeiramente na compra de uma fazenda na mesma região e, mais tarde, na obra “Nuvem de Pó”. O livro é o seu romance de estréia. * Editora: Marco Zero, 160 páginas, preço 29,00.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira