Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/08/2008 - 11:21

UVA lança edital do Programa de Iniciação Científica

Presidente da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação, Paulo Barone, participou de encontro que discutiu os rumos da pesquisa científica no Brasil.

O ensino superior do Brasil tem três desafios principais: atingir um maior número de pessoas, melhorar a qualidade e diversificar as opções de cursos. Essa é a avaliação do presidente da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação do Ministério da Educação, Paulo Barone. Ele no dia 26 (terça-feira), na Universidade Veiga de Almeida para o lançamento do edital deste ano do Programa de Iniciação Científica da instituição, o PIC – UVA. Durante o evento, ele fez uma palestra sobre a importância da pesquisa acadêmica.

Segundo Barone, no Brasil, menos de 7% da população adulta possui curso superior completo, enquanto na União Européia a meta é aumentar para mais de 80% a formação pós-média. Na opinião dele, o que assegura o lugar do profissional no mercado de trabalho é uma boa formação acadêmica. “É difícil prever o mundo que nos espera daqui a vinte, trinta anos. Por isso, a receita do sucesso não é tentar entender o que vai acontecer, mas garantir uma formação sólida”, afirmou.

Importância da iniciação científica na vida do aluno - Barone apontou ainda que, hoje em dia, há uma percepção diferente do que é a iniciação científica. Se anteriormente, acreditava-se que o programa é importante para formar cientistas, acredita-se que, assim como o estágio, é uma das ferramentas da relação ensino-aprendizagem. “A iniciação científica prepara o estudante para a vida profissional na medida em que também o treina para o trabalho em equipe, aprendizagem independente e, principalmente, para a solução de problemas reais a partir de uma metodologia”, disse Barone.

Para ampliar o número de bolsas concedidas na iniciação científica, Barone sugeriu que as universidades se aproximem das empresas e citou casos em que esta parceria dá certo, onde os estudantes de mestrado e doutorado estudam com bolsas da iniciativa privada, sem que isso afete a liberdade do pesquisador.

Universidade e mercado - De acordo com o reitor da UVA, Mario Veiga de Almeida Júnior, o objetivo da universidade é ampliar este trabalho de aproximação do mercado com a Academia. Entre os projetos desenvolvidos com apoio e participação direta da universidade está a criação do Arranjo Produtivo Local (APL) de São Cristóvão para transformar o bairro Imperial em referência nos setores de Moda e Design.

Após um levantamento da UVA, descobriu-se que a área possui aproximadamente 300 empresas, não-integradas, da cadeia produtiva “fashion”. Além da revitalização do bairro, a execução do APL permite o fortalecimento os empreendimentos locais e diminuição de custo para estas empresas.

“Todas as universidades devem ter o compromisso com o desenvolvimento socioeconômico do país. A articulação para criação do APL envolve muitos estudos que contam com a participação direta dos alunos e professores junto a iniciativa privada. O estímulo a profissionais cada vez mais inovadores”, afirmou o reitor.

A diretora de Pós-Graduação e Pesquisa da UVA, Beatriz Balena, também aponta necessidade de aproximação da universidade com o mercado como uma das alternativas para o desenvolvimento científico brasileiro. Em países desenvolvidos, a iniciativa privada é responsável por mais da metade dos investimentos em P&D. No Brasil, esse índice é de menos de 10%. “Há um descompasso no país no qual as empresas e a Academia não se comunicam. É preciso mudar esse paradigma”, apontou. iniciação científica, promovido pela Veiga de Almeida, tem como objetivo formar

Para mudar este cenário, registra-se a frase citada por Paulo Barone no início do encontro: “Ciência é ver o que todos têm visto e pensar o que ninguém tinha pensado”. E, assim, após o primeiro passo no qual universidade e a iniciativa privada passam a se enxergar mutuamente, o desafio é fortalecer e ampliar esta parceria para, em conjunto, criar soluções inovadoras em benefício da sociedade.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira