Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

Altran TCBR tem novo presidente

A Altran – empresa líder no mercado europeu de Consultoria em Tecnologia e Inovação, que fatura mais de € 1.434 bilhões ao ano – acaba de anunciar Ricardo Solino Aires como novo presidente da Altran TCBR, divisão de engenharia e projetos da companhia, sediada em Brasília (DF).

De acordo com Patrick Dauga, presidente da Altran do Brasil, Aires foi escolhido para o cargo por ser um executivo bastante dinâmico e com muita experiência, principalmente em projetos dirigidos aos setores públicos. “Aires tem muita visão de mercado e é um grande gestor de equipes”, completa Dauga.

Aires tem como desafio adequar o legado de sucesso da Altran TCBR ao modelo mundial de operação do grupo Altran. “Minha missão é administrar bem essa história de sucesso, que já completa 18 anos, e adequá-la à postura e à visibilidade da marca Altran”, diz. De acordo com o executivo, a companhia está em um período de integração e consolidação de marcas e equipes. “O desafio é fazer este momento se tornar mais uma trajetória de sucesso.”

Atualmente, a participação da Altran TCBR no faturamento da Altran do Brasil é de 30% a 40%. Segundo Aires, embora os resultados sejam bastante satisfatórios, ainda há muito espaço para o crescimento da Altran TCBR. Com cerca de 250 colaboradores, incluindo profissionais alocados nos projetos em fase de execução, a previsão de Aires é que, em 2007, este quadro cresça cerca de 25%. “Vamos ampliar nosso quadro de colaboradores e manter a equipe diretiva, pois nossos profissionais são altamente qualificados, incluindo doutores, pós-doutores e analistas ambientais, que são alma de nosso negócio”, anuncia.

Entre os principais trabalhos realizados pela Altran TCBR, destacam-se projetos e obras nos setores metro-ferrroviário, de recursos hídricos (saneamento, meio-ambiente, estudos ambientais etc.) e nas áreas de planejamento, incluindo a captaçao de recursos para projetos criados e realizados pela Altran. “Nosso trabalho é planejar, administrar e concretizar projetos, incluindo todos os processos necessários, desde a idéia inicial de nossos clientes até a execução e finalização da obra.”

Dentro deste processo, Aires explica que a viabilização de projetos não inclui apenas a busca de apoio e recursos em instituições financeiras e orgãos de fomento em geral. “É preciso ter muito conhecimento de cada passo rumo à concretização de uma idéia, pois, muitas vezes, o estudo preliminar de um determinado projeto não está 100% adequado às requisições necessárias de administração e legislação regional, por exemplo”, explica.

Ao longo de sua carreira, Aires trabalhou em grandes empresas como PGInteligence (subsidiária do grupo franco-britânico PSI), IBM, Quest Software (companhia americana de tecnologia), Symantec, IMCO do Brasil (subsidiária da GE), Banco Volkswagen e ABN AMRO – Financeira Aymoré.

O executivo conta que o principal aprendizado em sua trajetória foi baseado em questões éticas e de confiança nas equipes. “Quando se estabelece um regime de confiança com sua equipe, não há retrabalho”, garante. “Nosso tipo de negócio requer muitos esforços por parte dos profissionais envolvidos. Por isso, os colaboradores têm de estar bem. Só assim poderão produzir melhor, com dedicacao, atenção, foco e disciplina”, completa.

Com cerca de 30 clientes, inúmeros trabalhos realizados e aproximadamente 25 projetos em andamento, a Altran TCBR participou do projeto dos acessos viários de um dos principais cartões postais de Brasília: a Ponte JK, localizada sobre o lago Paranoá. Inaugurada no fim de 2002, este projeto foi premiado em 2003 com a Medalha Gustav Lindenthal, no 20º Congresso Internacional de Pontes (20th International Bridge Conference), patrocinado pela Sociedade dos Engenheiros da Pensilvânia (EUA), em associação com a Revista Estradas & Pontes. Todos os anos, esta premiação contempla o melhor projeto inédito de ponte, por critérios que incluem estética, integração ao meio-ambiente, inovação técnica ou material empregado. No mesmo ano, o projeto também foi vencedor do Prêmio ABCEM 2003, realizado pela Associação Brasileira da Construção Metálica, como a Melhor Obra com Aço do Ano, na categoria Pontes e Viadutos.

Aos 41 anos, pós-graduado e com MBA em Gestão de Negócios, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Aires é tecnólogo pela Universidade Católica de Brasília, cursou Administração de Empresas na Unisul e Direito na Uniceub.

Fundada em 1982 na França, a Altran é líder no mercado europeu de Consultoria em Tecnologia e Inovação, destacando-se no setor como um dos maiores do mundo. Em todo o mundo, a Altran emprega mais de 17 mil colaboradores e mantém operações em 20 países: Alemanha, Áustria, Bélgica, Brasil (São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília), China, Coréia, Espanha, EUA, França, Holanda, Inglaterra, Irlanda, Itália, Japão, Luxemburgo, México Portugal, Suécia, Suíça e Venezuela. Ao todo, a companhia reúne 180 subsidiárias.

Em 2005, o grupo registrou um faturamento superior a € 1.434 bilhões. Para 2006, a previsão é atingir um crescimento da ordem de 15%. No Brasil desde 1999, a empresa mantém escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, com atuação em quatro áreas: consultoria em Inovação e Engenharia (Altran Technologies e Altran TCBR); Consultoria em TI (Altran CIS), Conselho Estratégico (Arthur D.Little) e Comunicação (TDA Comunicação).

Ao todo, o grupo Altran atende cerca de 90% das 500 maiores companhias da revista Fortune. Entre os clientes da Altran estão Alcatel, Banque Paribas, Bilbao y Viscaya, BMW Crédit Lyonnais, Daimler Chrysler, Delphi, Ericsson, Fiat, Ford, General Motors, Michelin, Nokia, Peugeot/Citroen, Renault, Sagem Automobile, Santander, Siemens Automotive, Telefónica, Volvo etc.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira