Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

30/08/2008 - 11:17

Fim de semana repleto de atrações

Entre os destaques está a participação da atriz e escritora Maitê Proença. Dia 31,a partir das 15h, ela estará no Café Literário da Feira do Livro de Brasília para autografar o seu primeiro livro de ficção “Uma vida inventada”.

Brasília – Na abertura da 27ª Feira do Livro de Brasília, teve a presença do poeta amazonense Thiago de Mello; do presidente da Câmara do Livro do Distrito Federal, Valter Silva; da patronesse da feira, Stella Rodopoulos; e do senador Adelmir Santana.

O ministro da Cultura, Juca Ferreira; o coordenador geral do programa “Livro e Leitura” do Ministério da Educação, Jéferson Assunção; o secretário de Educação do DF, José Valente; o secretário de Cultura do DF, Silvestre Gorgulho; e o patrono da Feira do Livro do ano passado, Adilson Vasconcelos também confirmaram participação na solenidade de abertua.

O evento, que vai até vai até 7 de setembro, na área externa do Pátio Brasil Shopping, traz como lema “Palavras mudam o mundo” e reservou uma série de atrações para o público brasiliense. Direitos Humanos, Ano do Planeta, Meio Ambiente, 1968, Ano das línguas, Reforma Ortográfica, entre outros temas farão parte das discussões, apresentações, debates e oficinas que acontecerão durante os dez dias da Feira. Mas o foco não será apenas a literatura. A intenção da 27ª edição da Feira do Livro de Brasília é integrar diversas linguagens culturais, como cinema, teatro, dança e música em um único espaço, com atividades voltadas tanto para o público infantil quanto para o adulto.

Atrações não faltam no primeiro fim de semana da feira. Amanhã, a partir das 11h, haverá o lançamento do livro “Brasília, Capital das Leituras: Antologia. A autora Dinorá Couto estará no Café Literário autografando a obra.

Ainda no dia 30, das 12h às 14h, o grupo De Bandeja e Tudo tocará clássicos de grandes compositores do Chorinho. A apresentação conta com a participação especial de Adelson Viana, que mostrará toda a sua habilidade no Acordeon. Na parte da manhã e da tarde, também haverá apresentações de teatro infantil e contação de histórias.

Domingo, 31, uma das principais atrações será a presença da atriz e escritora Maitê Proença. Ela lançará o seu primeiro romance “Uma vida inventada”. Após um bate-papo com o público, ela fará uma sessão de autógrafos, a partir das 15h, no Café Literário.

Passado, presente, realidade e ficção. Sobre estes quatro pilares, Maitê constrói em seu primeiro romance uma trama não-linear em que duas vidas são aos poucos reveladas: a da própria escritora e uma outra, inventada. Elas constantemente se tocam e se entrelaçam. Em alguns pontos se complementam. Neste jogo, o leitor é levado a todo o momento a se indagar onde começa a realidade e termina a ficção e vice-versa.

No mesmo dia, das 18h30 às 20h30, será promovido o debate “Traçando os Fatos”, no qual será discutido o papel social e político das artes gráficas. Entre os participantes está Carlos Latuff. Carioca de 36 anos, ele atua como desenhista profissional há 18 anos. Ele abre mão dos direitos autorais e defende que as pessoas possam usar suas imagens livremente.

Também participa do debate o brasiliense Júnior, desenhista industrial com habilitação em Programação Visual pela Universidade de Brasília (UnB), jornalista pela Universidade Católica de Brasília e mestrando em História pela UnB. O cartunista Mario Latino, e Luís Fernando Pimentel Mendes, graduado em Comunicação Social, com curso de Desenho na UnB, completam a mesa do debate.

A programação completa da 27ª Feira do Livro de Brasília pode ser consultada no site www.camaradolivrodf.org.br.

Parceiros e apoiadores - A 27ª Feira do Livro de Brasília conta com a parceria e apoio da Secretaria de Estado da Cultura do Distrito Federal, da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, do Governo do Distrito Federal, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), da Biblioteca Nacional, do Museu da República, do Instituto Camões, da Câmara Brasileira do Livro (CBL), do Ministério da Cultura, do Ministério do Meio Ambiente, do Ministério da Educação, do Ministério da Ciência e Tecnologia, do Ministério do Turismo, do Ministério das Relações Exteriores, da Biblioteca Nacional, do Museu da República, do Serviço Social do Comércio (SESC), da Organização dos Estados Ibero-americanos, da Central Única das Favelas (Cufa).

Sobre a Feira do Livro de Brasília – Atualmente, a Feira do Livro de Brasília é um dos maiores eventos literários da região Centro-Oeste. Em sua primeira edição, em outubro de 1982, a feira já dava sinais de que se tornaria referência entre livreiros, bibliotecários, editores e leitores de diferentes partes do Brasil. Em 2007, cerca de 500 mil pessoas passaram pela Feira do Livro de Brasília, participando de atividades culturais, oficinas, palestras, workshops e apresentações teatrais e musicais. Em 26 anos de história, a Feira do Livro de Brasília se caracterizou por movimentar o mercado editorial e de livros do DF. A cada ano o evento vem ampliando sua participação social e solidária como difusora do hábito da leitura entre crianças, adolescentes e adultos.

. 27ª Feira do Livro de Brasília, até 7 de setembro de 2008, na Área externa do Pátio Brasil Shopping. Entrada Franca. Promoção: Câmara do Livro do Distrito Federal (CLDF). Informações: (61) 3344-6821.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira