Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

30/08/2008 - 11:36

Peru: terra do pisco e do cebiche apresenta o melhor de sua gastronomia em São Paulo


O público brasileiro poderá conhecer de perto a gastronomia peruana, considerada uma das mais ricas e variadas do mundo, durante o Festival Gastronômico Peru Mucho Gusto. O evento, organizado pela Comissão de Promoção do Peru para a Exportação e o Turismo - Promperu - e pelo InterContinental São Paulo, acontece de 16 a 21 de setembro, no restaurante Tarsila.

O experiente chef Gustavo Valcárcel Bello, que atualmente comanda o Restaurante Eliazar, apresentará uma série de espetaculares pratos típicos peruanos com o toque que a cozinha de autor oferece. Gustavo Bello tem experiência em restaurantes de primeira categoria, tanto no Peru quanto nos Estados Unidos e elevou o Restaurante Eliazar ao reconhecimento de melhor de Lima, recebendo o prêmio, em maio deste ano, de opinião pública, pelo POP peruano.

Além disso, este fabuloso chef peruano comanda quatro unidades no centro de convenções e entretenimento Atlantic City, entre elas, o Eliazar, e acumula em seu currículo uma extensa bagagem. Já foi assessor gastronômico no Cassino Sun de Ica e comandou a cozinha do Nemo, considerado por especialistas como um dos melhores restaurantes de Miami, especializado em comida contemporânea com influência asiática e latino-americana.

"O sucesso da gastronomia peruana se explica pelo uso adequado dos ajís (tipo de pimenta tipicamente peruana usada como tempero). No Peru, temos uma grande variedade. Eles são tratados de acordo com o prato que se prepara, para diminuir o ardor, mas sem perder o sabor agradável", explica Gustavo Bello.

E para que São Paulo possa experimentar um pouco desta esplêndida culinária, que é a peruana, com suas inigualáveis fusões, Gustavo apresentará alguns pratos típicos com seu toque pessoal.

Cebiche de linguado sobre cholo crocante, Mexilhões à chalaça, Tiradito de ají amarelo, Chupe de camarões ou mariscos, Batata recheada e Sorvete de chicha morada são apenas uma mostra do variado cardápio à disposição de quem visitar o festival.

Festival Gastronômico Peru Mucho Gusto, de 16 a 21 de setembro de 2008, a partir das 19h | www.perumuchogusto.com| www.peru.info

. Restaurante Tarsila, Alameda Santos, 1123 | Reservas: (11) 3179-2555.

Mais sobre a gastronomia peruana - Além da variedade, outro elemento definidor da cozinha peruana é a fusão. Um dos grandes segredos da culinária do Peru foi, e continua sendo, a habilidade para absorver diferentes tradições e influências, seja a indígena, africana, européia, chinesa e japonesa, que convivem e se mesclam durante séculos e séculos de história e cultura.

Cebiche - Prato emblemático peruano, o cebiche existe há mais de 500 anos e poderia ser o cartão de visitas do país. Acredita-se que o nome tenha sido inspirado no vocábulo quéchua "siwichi", que significa peixe fresco. Apesar de não existir uma receita padrão, o clássico cebiche tem só cinco ingredientes: peixe cru fresco em pedaços, sumo de limão, pimenta amarela picante (o típico ají peruano), cebola roxa e sal. A partir desta receita, foram criadas mais de duzentas variações, de acordo com a criatividade de cada cozinheiro.

Pisco - Outra especialidade peruana, originada da influência da cultura espanhola no país, é o Pisco. Uma aguardente de uva, transparente e de sabor forte, obtida da destilação do mosto (sumo de uvas frescas), que oscila entre 38º e 46º de conteúdo alcoólico, que expressa parte da cultura peruana. A palavra Pisco quer dizer "pássaro". O nome nasceu de um povo anterior aos Incas, que vivia no sul do Peru e chamava de Pisco o recipiente onde a aguardanete era armazenada.

A uva da qual se obtém o pisco é a quebranta, que só se cultiva no Peru, e a colheita, realizada entre fevereiro e março, é uma autêntica festa popular. Esta bebida típica, no entanto, tem mais variedades, como: o aromático (elaborado com uvas de moscatel e itália), o acholado (com uvas variadas), o mosto verde (sem completar o processo de fermentação) ou o macerado (com frutas como limão, manga ou figo).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira