Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

30/08/2008 - 12:26

Dia de Campo na Sesmaria


Criador de gado Simental, o pecuarista Magim Rodriguez Júnior promove no dia 7 de setembro um “Dia de Campo” na Fazenda Sesmaria, em Amparo (SP).

O “Dia de Campo” na Sesmaria começa as 09h30 com uma série de palestras sobre Reprodução (com Pedro Pelissari, veterinário e um dos maiores conhecedores das linhagens de dupla aptidão do Simental), Manejo (com o veterinário Paulo Roberto Tonin), Nutrição (profissionais da Guabi), além da apresentação da Fazenda Sesmaria pelo próprio Magim.

Nas atividades a campo serão feitas visitas as instalações e a queijaria, apresentação dos futuros reprodutores, das matrizes campeãs em torneios leiteiros e a nova geração de animais selecionados na fazenda.

A opção pelo Simental de dupla aptidão - O ex-presidente da Brahma e da AmBev é criador do gado Simental há 5 anos. A opção pela raça foi por sua dupla aptidão: "Entre as raças bovinas, a Simental é a que produz leite e carne ao mesmo tempo e com muito equilíbrio, eficiência e economia", justifica.

Apesar do pouco tempo de criação, as vacas selecionadas na Sesmaria vêm conquistando prêmios em importantes torneios leiteiros.

A partir de 2005 Magim Rodriguez adquiriu 40 matrizes de alta produção. Estava formada a base genética do plantel da Sesmaria. Em 2007 o empresário resolveu mudar para a fazenda para acompanhar o dia a dia da criação.

Criando em regime de semi-confinamento, a Sesmaria tem investido em técnicas modernas de reprodução como TE (Transferência de Embriões) e FIV (Fecundação In Vitro), métodos multiplicadores da genética de suas excepcionais matrizes.

Numa busca constante de melhoria genética e correção das falhas observadas no plantel nacional, a Fazenda Sesmaria utiliza sêmen de touros referência Simental-Fleckvieh, importado de várias centrais da Alemanha.

“São várias as vantagens do Simental no que se refere ao leite. Uma delas é que a vaca Simental é longeva, produzindo de 5 a 7 lactações com média de 26 litros. Na fazenda, por exemplo, a vaca mais velha está encerrando a 8 lactações com 30 kg de media. Nossos resultados, com controle oficial, revelam a média geral por vaca de 28 k//dia, e várias delas produzem mais 10.000 kg por lactação de 305 dias”, comenta o pecuarista.

Atualmente, além da produção diária de 1.000 kg, a Fazenda Sesmaria também está iniciando a produção de queijos finos.

Outras vantagens do Simental apontadas por Magim: “a raça produz 20% mais de sólidos que as outras raças especializadas apenas em leite, e ao contrario das raças especializadas, onde o macho é descartado, o bezerro Simental tem um alto valor comercial, sendo utilizado em grande escala para cruzamento industrial”.

Originário da Suíça, o Simental surgiu há 1.500 anos e sua seleção genética é controlada há mais de 500 anos. A raça é a base da pecuária de países como Alemanha e Áustria, onde é selecionada para produção de carne e leite.

A história do Simental no Brasil começou há 100 anos. Gado rústico e bem adaptado ao clima brasileiro, a raça chegou como opção de produção de carne, e só muito recentemente os pecuaristas começaram a descobrir as vantagens de sua dupla aptidão.

Hoje, a seleção de Simental se concentra nos Estados de São Paulo, Paraná, Minas Gerais, Espírito Santo, Santa Catarina e no Distrito Federal. || Foto: Magim Rodriguez Junior e sua criação de Simental na Fazenda Sesmaria

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira