Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/09/2008 - 08:32

Katoen Natie apresenta case no PIP 2008


Empresa belga discutirá o alinhamento da supply chain com a estratégia de negócios das organizações.

A Katoen Natie, líder mundial em soluções logísticas integradas e de engenharia para o segmento petroquímico, dentre outros, participa do PIP 2008 - Fórum Nacional de Petroquímica & Indústria do Plástico, que acontece de 1 a 3 de setembro no Hotel Blue Tree Towers Faria Lima, em São Paulo.

No dia 2 de setembro, às 15h05, o diretor Comercial da Katoen Natie, Eduardo Leonel, apresenta o tema: “Promova o alinhamento de sua supply chain com a estratégia de negócios para melhor atender às necessidades do mercado”. Para o executivo, um dos fatores mais estratégicos do setor petroquímico é a gestão eficiente de sua cadeia de suprimentos. “Alinhar a forma como a supply chain é conduzida com a estratégia do negócio, é essencial para o sucesso de uma organização que busca se antecipar às demandas do mercado”, explica Eduardo Leonel.

O Fórum Nacional de Petroquímica & Indústria do Plástico é um importante encontro para compartilhar informações e negócios do setor. As recentes decisões do CADE - Conselho Administrativo de Defesa Econômica - envolvendo movimentações de compras de participações e ativos no setor petroquímico são um marco para o segmento no país. A reestruturação do setor se alicerça em definitivo com estas decisões, e as perspectivas com esta mudança compõem um dos temas do PIP 2008.

Estarão no evento empresas de grande expressão no setor - tanto nacional quanto internacional - como Braskem, Evonik Industries, Lanxess, Petroquisa, Quattor, entre outras.

Perfil da empresa – No Brasil, há mais de 10 anos fazendo a diferença: Centro de Distribuição Multimodal da Katoen Natie em Paulínia, São Paulo.

Contando com mais de sete mil funcionários no mundo, a empresa, fundada em 1855 e com matriz em Antuérpia, na Bélgica, destaca-se como grande provedora de soluções logísticas integradas e de engenharia para os segmentos petroquímicos, de química fina, bens de consumo, automotivo, commodities e operações portuárias. Atuando em mais de 20 países incluindo a Europa, o Canadá, EUA, México, Oriente Médio, Ásia e América Latina.

A Katoen Natie possui linha férrea exclusiva para ambas as bitolas existentes no Brasil em seu Centro de Distribuição Multimodal (CDM), localizado em Paulínia. Os investimentos no ramal ferroviário, que consumiram cerca de R$ 20 milhões, triplicaram a área de operações da matriz. No ano passado, a Katoen Natie anunciou investimentos para a ampliação do terminal em mais 700 metros e na criação de um pátio de manobras, o que facilitará a operação ferroviária. Com isso, será possível o recebimento de 65 vagões por vez e em poucos meses, o terminal terá capacidade para receber 2.400 contêineres por mês na entrada e saída no CDM.

Outro diferencial apresentado pela empresa é a área para construção de um condomínio empresarial sob medida com serviços especializados para os clientes, na sua matriz, em Paulínia. A Katoen Natie produz projetos sob medida "built to suit", com acesso multimodal, serviços logísticos de primeiro mundo e total infra-estrutura, em área considerada estratégica junto ao mercado consumidor, pois conta com entroncamentos das principais ferrovias e auto-estradas, além da proximidade do porto de Santos (180 km), do aeroporto de Viracopos (50 km), e da rodovia Tietê-Paraná (140 km) e é um corredor de importação e exportação do Estado de São Paulo.

A Katoen Natie está dividida em sete Unidades de Negócios distintas, para melhor oferecer soluções e serviços de valor agregado. Estas são: Petroquímica, que está voltada a movimentação, (re)embalagem, blendagem, moagem e secagem de produtos petroquímicos sólidos (polímeros); Química fina, que atende empresas para processamento de produtos químicos sólidos e líquidos; Bens de consumo, focado em picking, etiquetagem, preparação de kits, entre outros serviços; Indústria automobilística, na prestação de (pré)assemblagem de peças, fornecimento JIT, entre outros; Commodities: nos ramos de algodão, café, borracha e outros; Atividades portuárias, na operação de terminais portuários (containeres, cargas gerais, carros); Engenharia, voltada a construção de “turn-key” de plataformas logísticas e instalações completas de produção.

O Grupo distingue-se não apenas por sua longevidade, mas por sua permanente capacidade de se adaptar às necessidades do mercado. “Uma empresa, para se tornar competitiva e alcançar uma posição elevada em um mercado cada vez mais exigente, precisa atender a duas condições essenciais: funcionários comprometidos e envolvidos com o trabalho e clientes satisfeitos com os serviços recebidos. São nesses pilares que a Katoen Natie vem atuando em suas diversas unidades de negócios espalhadas pelo mundo, sempre buscando atender seus clientes com os melhores sistemas logísticos”, afirma Benoit Somers, Diretor Presidente da Katoen Natie no Brasil.

Operações “on site” e “off site” - A empresa opera plataformas logísticas em seis estados brasileiros, onde executa operações como recebimento de matéria-prima, (re)embalagem dos produtos finais, armazenagem, expedição, controle de estoque, administração de almoxarifados, manutenção das linhas de embalagem e gerenciamento de transporte. A Katoen Natie executa estes serviços tanto dentro da fábrica de seus clientes (on site) como em seus centros de distribuição (off site). Além de operações logísticas, a Katoen Natie atua na área de engenharia com a construção “turn-key” de plataformas de logística (com silos, linhas de embalagem, armazéns, etc.), além de fábricas de compostos completas. No Brasil, a Katoen Natie construiu plataformas logísticas para as novas fábricas do grupo Suzano, em Mauá (SP) e da Rio Polímeros, em Duque de Caxias (RJ), além de dois centros de distribuição próprios localizados em Paulínia (SP) e Araucária (PR). Dando seqüência aos investimentos, a empresa iniciou em 2005 a construção da nova planta de compostos do grupo Basell, em Pindamonhangaba (SP) e sua ampliação em 2007. Além destes projetos, a Katoen Natie estuda e executa projetos de adequação de instalações às necessidades de atualização tecnológica e às ampliações de produção.

Plataforma avançada de embalagens - Trata-se da primeira bateria de silos da América Latina equipada com serviços automatizados para embalagem, secagem, homogeneização e blendagem de produtos com total segurança e qualidade. Além disso, permite flexibilidade na armazenagem e rapidez no carregamento a granel.

Katoen Natie no PIP 2008 - Fórum Nacional de Petroquímica & Indústria do Plástica.: Apresentação de case: “Promova o alinhamento de sua supply chain com a estratégia de negócios para melhor atender às necessidades do mercado” , no dia de setembro de 2008, 15h005, no Hotel Blue Tree Towers Faria Lima - São Paulo.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira